quarta-feira, 29 de abril de 2015

DIA DO TRABALHO




TEMA: Dia do Trabalho.
Objetivos:
      - Trabalhar datas comemorativas
     - Valorizar  o trabalho como forma dígna de sobrevivência
     -  Desenvolver a linguagem oral e expressividade.
     - Compartilhar informações.
     -  Permitir à criança a descoberta de hipóteses.
     - Enriquecer o imaginário infantil.
     - Fortalecer a musculatura
Desenvolvimento:
2ª Feira:Leitura do livro“A Cigarra e a Formiga”.


Conversar sobre o livro: A professora deverá instigar o aluno a emitir respostas.Para facilitar, poderá recorrer as páginas do livro e observar as ilustrações.

Ø Quais eram as personagens?
Ø O que a cigarra fazia?
Ø E as formigas o que faziam?
Ø Quando chegou o inverno o que aconteceu com as formigas?
Ø E o que aconteceu com a cigarra?
Ø Por que o trabalho é importante?

MÚSICA: A Formiguinha.

A FORMIGUINHA CORTA FOLHA E CARREGA
QUANDO  É PESADA  A OUTRA PEGA
OH QUE EXEMPLO  GLORIOSO,
A FORMIGUINHA ENSINANDO O PREGUISOSO.

Explorando ambientes: 
  • Localizar algum formigueiro nos arredores da escola.
  • Levar as crianças para obsevar(de longe) as formigas andando em filas e carregando folhinhas para o formigueiro.
  •   Comentar sobre a organização e trabalho das formigas.
  • Lembrar que não devemos matar/pisar nas formiguinhas porque elas fazem parte da natureza...são seres vivos.

      

3ª Feira: Identidade e autonomia. Após trabalhar na rodinha com a ficha do nome próprio... 

Conversar sobre profissões:
Ø  O papai e mamãe trabalham? O que eles fazem?
Ø Qual a profissão do papai?
Ø E da mamãe?

Leitura de imagens: Com a ajuda da professora e das estagiárias, procurar em jornais e revistas pessoas trabalhando, identificar profissões  e montar um mural( na altura das crianças porque elas gostam de apontar o dedinho para as imagens e falar"essa é minha" ou o nome das profissões.Isso estimula a linguagem oral).


4ª Feira: Faz de conta: 
 Imitar diferentes profissionais/pessoas: O médico ou enfermeira examinando um paciente, a professora dando aula, a mamãe cuidando dos filhinhos, a costureira, telefonista...motorista..

VAMOS CANTAR:


Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O motorista faz assim
O motorista faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A professora faz assim
A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(médico/piloto/dentista/etc.)

Cantar fazendo gestos/ imitando as profissões...

5ª Feira: Minha enxadinha.


Trabalhar as estrofes da poesia, lendo várias vezes  fazendo os gestos de capinar, dar adeus....

Exploração e linguagem Plástica. Fazer arte utilizando tinta preta e folhinhas de árvores. Molhar a pontinha do dedo da criança na tinta e fazer duas bolinhas juntas (cabeça e corpo da formiguinha), depois é só colocar as anteninhas , perninhas e colar a folhinha na boquinha da formiguinha.

6ª Feira: Linguagem musical e expressão corporal. 

Apresentação teatral ,criada pela  professora Ivani Ferreira.
                          A cigarra e a formiga


Narrador: Em uma floresta muito alegre e divertida, viviam uma cigarra e várias formigas.
A cigarra cantava  alegremente embaixo de uma árvore.
Cigarra cantar:

Eu sou a cigarra
Sou muito cantadeira
Eu canto dia e noite
Eu canto a noite inteira.
Narrador: Enquanto isso as formigas trabalhavam carregando centenas de folhinhas para o formigueiro.
Então a cigarra perguntou:
Cigarra: _ Por que vocês trabalham tanto assim? Vocês deveriam ter uma vida mais fácil. Venham cantar comigo!
Eu sou a cigarra
Sou muito cantadeira
Eu canto dia e noite
Eu canto a noite inteira.

Formiga: _Não podemos, Nós estamos guardando comida para não faltar durante o inverno. Venha trabalhar com a gente!
  E a cigarra continuou a cantar...
Eu sou a cigarra
Sou muito cantadeira
Eu canto dia e noite
Eu canto a noite inteira.
Narrador: O inverno chegou, os flocos de neve caíram do céu sem parar. A cigarra não tinha o que comer. Tudo ficou congelado.
 Faminta, a cigarra bateu à porta do formigueiro, pedindo para entrar.
Cigarra: _Ajude-me, amigas, estou faminta!
Formigas:__Porque você não trabalhou, dona cigarra?
Cigarra: __Eu cantava para alegrar o trabalho de vocês, mas agora não tenho força,comida, nem abrigo.
Formiga:__Entre, vamos ajudá-la.
Narrador: As formigas ofereceram à cigarra um delicioso jantar e uma cama macia.
A cigarra ficou protegida dentro do formigueiro até o fim do inverno.
Veio a primavera, a cigarra agradeceu ás formigas e continuou a cantar, alegrando o trabalho delas.

Cigarra cantar
Eu sou a cigarra
Sou muito cantadeira
Eu canto dia e noite
Eu canto a noite inteira.
Máscaras:

                                 Modelos encontrados nas imagens do Picassa.

Coordenação motora e equilíbrio: Brincar de formiguinha disse:


  • Pular com os dois pés
  • Pular com um pé só
  • Imitar sapinho
  • Andar em fila
  • Andar agachado
  • levantar os braços
  • Deitar no chão...
Avaliação: Avaliar através da observação e registro, verificando se os alunos participaram e interagiram no decorrer das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário