quinta-feira, 19 de março de 2015

PROVA BRASIL

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é uma avaliação aplicada a cada dois anos, tem o objetivo de realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do aluno, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino que é ofertado. Sendo composta por provas de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários socioeconômicos aos alunos participantes e à comunidade escolar.
  As informações produzidas visam subsidiar a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas na área educacional nas esferas municipal, estadual e federal, contribuindo para a melhoria da qualidade, eqüidade e eficiência do ensino.
Em 2001, o Saeb passou a avaliar apenas as áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Tal formato se manteve nas edições de 2003, 2005, 2007 e 2009.
  Em 2005 o SAEB foi reestruturado pela Portaria Ministerial nº 931, de 21 de março de 2005, passando a ser composto por duas avaliações: Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil.
  A prova Brasil auxilia os interessados no assunto em suas pesquisas e disponibiliza informações sobre o ensino oferecido em cada escola. Tem o objetivo de auxiliar governantes nas decisões e direcionamento de recursos técnicos e financeiros e também a comunidade escolar a estabelecer metas e implementar ações afim de melhorar a qualidade de ensino.
  A prova Brasil é uma avaliação nacional que tem por objetivo a produção de informações sobre os níveis de aprendizagem sobre Lingua Portuguesa, com ênfase em leitura, e em matemática, a resolução de problemas. Os resultados de desempenho são expressos em uma escala de proficiência por disciplina.     Na escala de lingua portuguesa existem 10 níveis para explicar o desempenho dos estudantes e em matematica treze niveis.
  A nota da Prova Brasil é usada para compor o Ideb ( Indice de desenvolvimento da educação básica). O Ideb é a combinação de dois indicadores educacionais - Aprovação e Desempenho dos Estudantes - obtidos a partir do Censo escolar e da Prova Brasil.
  As metas do Ideb para as escolas, municipios e Unidades da Federação foram estabelecidas considerando cada estágio de desenvolvimento educacional dessas unidades de referência e , também a diminuição das desigualdades sobre elas. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece como metas que até 2022, o Ideb para o Brasil nos ano iniciais seja 6,0 e para os anos finais 5,5 - média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

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