quinta-feira, 19 de março de 2015

AULAS DE PORTUGUÊS COM TEXTOS DIVERSIFICADOS

                                                   AULAS DE PORTUGUÊS

                                                  TEMA: GÊNEROS TEXTUAIS

OBJETIVO:  DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE LEITURAS UTILIZANDO GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSIFICADOS, PARA QUE OS ALUNOS ADQUIRAM  FAMILIARIDADE COM TEMAS E ASSUNTOS VARIADOS.

                                                    PROCEDIMENTOS

1º MOMENTO: TRABALHAR COM O RESUMO:  O QUE É FÁBULAS?

                     O Que é Fábula:
     

                  
Fábula é uma composição literária em que os personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. A fábula é uma narrativa em prosa ou poema épico breve de caráter moralizante, protagonizado por animais, plantas ou até objetos inanimados. Contém geralmente uma parte narrativa e uma breve conclusão moralizadora, onde os animais se tornam exemplos para o ser humano, sugerindo uma verdade ou reflexão de ordem moral. A fábula teve a sua origem no Oriente, onde existe uma vasta tradição, passando depois para a Grécia, onde foi cultivado por Hesíodo, Arquíloco e, sobretudo Esopo. Neste período o gênero ainda pertencia à tradição oral. Foram os romanos, entre os quais sobressai Fedro, que inseriram a fábula na literatura escrita. Cada animal simboliza algum aspeto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho, é uma narrativa com fundo didático. Quando os personagens são seres inanimados ou objetos, a fábula recebe o nome de apólogo. Algumas
das fábulas mais conhecidas são: a cigarra e a formiga, a raposa e as uvas, a lebre a tartaruga e o leão e o ratinho. Os mais famosos escritores de fábulas são Esopo, Fedro e La Fontaine. Este último criou uma obra-prima intitulada "Fábulas", dividida em 12 livros, onde o autor usa linguagem ágil e expressiva para analisar com mestria a alma e a natureza do ser humano. Escritas em verso livre e publicadas entre 1668 e 1694, as Fábulas contêm uma crítica lúcida e satírica à sociedade do final do século XVII, mas podem ser aplicadas nos dias de hoje. No Brasil o mais conhecido fabulista é Monteiro Lobato, autor das fábulas "a coruja e a águia", "o cavalo e o burro", "o corvo e o pavão", entre outras. As fábulas são normalmente transmitidas por pais, professores, até políticos e figuras públicas, e estão em livros, peças de teatro, filmes, e em várias outras formas de comunicação. Em sentido figurado, a palavra fábula pode significar mentira ou farsaEx: Não estamos mais namorando porque eu descobri que tudo o que ela me disse não passava de uma fábula.








2º MOMENTO: COLOCAR EM PRÁTICA O QUE APRENDEU SOBRE FÁBULA:

A)   COPIAR A FÁBULA: O CORVO E O JARRO. E COMO ATIVIDADE A INTERPRETAÇÃO.













B)   PRODUÇÃO DE UMA FÁBULA EM DUPLA. ( ENTREGAR FIGURAS COM SEQUÊNCIA LÓGICA E ORIENTÁ-LOS PARA SUA PRODUÇÃO. UTILIZANDO: TÍTULO, DÁ NOMES AOS PERSONAGENS E CRIAR A MORAL DA HISTÓRIA.









                                              PLANO DE PORTUGUÊS


                                           TEMA: TEXTO INFORMATIVO







Ø  COPIAR AS INFORMAÇÕES NO QUADRO PARA OS ALUNOS COPIAREM, FAZER A LEITURA DO RESUMO E EXPLICAR.

                                                                      RESUMO











                                        ENTREGAR AOS ALUNOS E FAZER A LEITURA

                                                       Exemplo de texto informativo








Ø   LER A INFORMAÇÃO DE TEXTO INFORMATIVO ATRAVÉS DE CARTAZ PARA OS ALUNOS. CRIAR UM CARTAZ INFORMATIVO E LEVAR PARA SALA DE AULA PARA TRABALHAR E REFORÇA O ASSUNTO.




Um gênero textual informativo – O cartaz
A todo o momento deparamo-nos com uma grande diversidade de textos, mas por razões diversas não nos atemos para uma análise mais detalhada no que concerne aos mesmos.
O cartaz compõe o quadro de mais um dos gêneros textuais que circundam o nosso cotidiano. Podemos encontrá-lo nas ruas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais, em cinemas, teatros, dentre outros.
Como todo texto, ele também possui finalidades específicas, tanto serve para instruir, informar, quanto para persuadir. Para que possamos entender melhor sobre tais funções, tomemos como exemplo os seguintes casos: 

-  Ao adentrarmos em um evento, podemos identificá-los em locais estratégicos, funcionando como uma espécie de guia. Sua ocorrência se dá no sentido de informar ao público a indicação de salas, horários, entre outros aspectos ligados à tal ocorrência. 

-  Cita-se como outro exemplo, o caso de cartazes geralmente fixados em locais públicos informando-nos sobre uma loja em liquidação, sobre o lançamento de um produto no comércio e até mesmo sobre a realização de um show artístico. 

Diante dos referidos exemplos percebemos a intencionalidade discursiva presente entre ambos, principalmente pelo emprego da função apelativa.
No que se refere aos recursos linguísticos, o cartaz possui uma linguagem sintética, amplamente objetiva, contendo todas as informações necessárias para alcançar os objetivos pretendidos por meio do discurso. Imagens e criatividade também são pertinentes, no caso da característica persuasiva.
Portanto, o cartaz figura-se como uma importante modalidade textual, informando-nos sobre um determinado acontecimento ligado aos acontecimentos sociais ou instruindo-nos de alguma forma.


                               ATIVIDADES COM TEXTOS INFORMATIVOS









                               PRODUÇÃO DE CARTAZ INFORMATIVO


Ø  ATIVIDADE EM GRUPO: FORMAR GRUPOS DE  5 OU 6 ALUNOS E PEDIREM QUE ELABOREM UM MINE CARTAZ CRIANDO A INFORMAÇÃO SOBRE A AULA DA SAUDADE COM A TURMA DO ANO DE 2014 COM A PROFESSORA CIDOCA.

Ø  NO SEU CARTAZ PODE TER: TEMA DO CARTAZ COM O NOME DA TURMA QUE VÃO CRIAR; PROGRAMAÇÃO DA FESTA; LOCAL E DATA; UMA MENSAGEM DA TURMA.



                 

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