quarta-feira, 18 de março de 2015

Atividade: Leitura pelo aluno para aprender a ler

Gif de amor
Que tipo de texto
Listas  - de nomes(das crianças da sala de aula), frutas, brinquedos;  etc. ; 
Textos que ela conhece de cor - como cantigas, parlendas e trava-línguas ;
Propor que neles ela encontre palavras ou "leia" trechos (antes mesmo de estar alfabetizada).

Quando propor: 
Em dias alternados com as atividades de escrita . 
A atividade deve ser realizada só com alunos não alfabéticos. 
Para os alfabetizados, é aconselhável propor outras tarefas de leitura, já que eles conseguem ler com autonomia.

O que a criança aprende: 
Acompanhando o texto com o dedo enquanto recita os versos, o aluno busca meios de "descobrir" as palavras fazendo o ajuste do falado para o escrito. Isso acontece porque ele já sabe "o que" está escrito (condição para a realização da atividade) e precisa pensar somente no "onde". Ele reconhece as primeiras letras e partes de palavras conhecidas ou identifica as que se repetem. Para isso, ele se vale de estratégias de leitura, como a antecipação. No caso das listas, ele prevê qual será determinada palavra por já conhecer o tema em questão - frutas, cores - e, no caso dos textos memorizados, por já saber o que está escrito. Outra estratégia é a verificação, que consiste na identificação de uma letra conhecida que esteja no começo ou no fim da palavra e que confirme a antecipação feita. 
Gif de amor

Sugestões de atividades e objetivos

Atividades
Ler histórias infantis.
Encenar peças infantis utilizando fantoches, dedoches, peças curtas com máscaras etc.
Organizar “sarauzinhos” (declamação de poemas infantis e parlendas).

Objetivos
  • Familiarizar a criança com os diferentes gêneros literários.
  • Estimular a capacidade delas de ouvir e compreender.
  • Desenvolver a capacidade de análise e síntese.
Atividades
Cantar e dançar músicas infantis do folclore regional.

Objetivos
  • Estimular o desenvolvimento motor, fonador e rítmico.
  • Valorizar e se apropriar do folclore infantil da região.
Atividades
Produzir desenhos relacionados à historinha ouvida e apresentar para o grupo.

Objetivos
  • Estimular o desenvolvimento motor.
  • Aprimorar a capacidade de síntese.

Meios para tornar a leitura agradável e educativa


Para que a ação de ler seja espontânea e cause impacto positivo na criança,
deve-se:
  • reconhecer o tempo de atenção da criança e não ir além dele;
  • procurar compreender o tipo de assunto que desperta a curiosidade na criança, para então escolher o material de leitura;
  • estimular a interação da criança com o livro perguntando sobre do que trata a história que será lida. Isso pode ser feito depois de você ler a resenha da história; em seguida, abra espaço para deduções introduzindo perguntas como : “E agora o que vai acontecer?”, “Como será que vai acabar?”, “Como vocês gostariam que a história acabasse?”;
  • permitir que a criança “leia” com ou para você, quando já conhecer bem a história, apoiada na memória e nas ilustrações do livro;
  • promover oportunidades para o reconto da história.

Quando ler para a criança

  • Ler, contar histórias, cantar, recitar poemas para a criança (desde recém-nascida), ao amamentar, dar mamadeira ou lanche.
  • Aproveitar todos os momentos tranquilos e de lazer para o aprendizado lúdico, seja quando passear em parques e jardins, seja no avião ou no carro.
  • Ler alguma história engraçada ou cantar uma música infantil (ritmos marcados e repetitivos) quando a criança estiver irrequieta, com medo ou nervosa, para acalmá-la.
  • Falar sobre a importância do silêncio para quem lê e para quem ouve.
  • Em visita ao médico, ao dentista, ou quando for tomar vacinas, ler para a criança ou com ela histórias que mostrem esses profissionais em ação.
  • Ler e discutir com a criança um filme ou uma peça teatral antes e depois de vê-los.
  • Ler as regras de jogos e brinquedos para a criança antes de começar a brincadeira procurando perceber o quanto ela entendeu.
  • Levar à criança à biblioteca, explicando antes o que é uma biblioteca, o que ela guarda e como encontrar o livro desejado.
  • Levar a criança frequentemente a livrarias, mostrar-lhe o ambiente e ajudá-la a escolher o livro. Há livrarias com espaço especial para crianças.

Práticas de Leituras


Falando de Literatura... ou de Literatura Infantil?


Até bem pouco tempo, em nosso século, a Literatura Infantil era geralmente considerada pelo adulto um gênero secundário e algo pueril (nivelada ao brinquedo) ou útil (forma de entretenimento). Sua valorização como formadora de consciência no universo cultural das sociedades e como recurso para o crescimento emocional é bem recente.
Os dramas e as situações de perigo, tão comuns na Literatura Infantil, trabalham o aspecto psicológico da criança. Os psicanalistas Bruno Bettelheim, Diana Lithtenstein Corso e Mario Corso, entre outros, exploram abertamente essa questão, mostrando que amenizar as situações apresentadas na literatura não forma cidadãos capazes de interferir na organização de uma sociedade mais consciente e democrática.
Literatura e sua contribuição na formação dos leitores infantis
A leitura deve ser uma atividade permanente no dia a dia do trabalho com 
a infância menor.



Diferentes habilidades são afloradas por meio da literatura, entre elas a linguagem, contribuindo para a ampliação do vocabulário e incentivando a criatividade e a vivência do mundo do faz de conta.
Nessa fase, a linguagem é a habilidade que a crianças mais desenvolve, e a interlocução com o adulto favorece esse processo, principalmente quando mediado pela literatura, oferecendo contato com a linguagem escrita, já que linguagem cotidiana dá acesso à norma-padrão da língua.
Ler, contar e ouvir histórias são atividades pelas quais a criança pode conhecer diferentes formas de falar, viver, pensar e agir, além de um universo de valores, costumes e comportamentos de sua e de outras culturas situadas em tempos e espaços diversos do seu.
A Educação Infantil tem a responsabilidade de resgatar e organizar o repertório das histórias que as crianças ouvem em casa e nos ambientes que frequentam, uma vez que essas histórias se constituem em rica fonte de informação sobre as diversas formas culturais de lidar com as emoções e com as questões éticas, contribuindo para a construção da subjetividade e da sensibilidade delas.
Ter acesso à boa literatura é dispor de informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura.
Leitura para a Infância Menor
Como a leitura é o caminho mais importante para chegar ao conhecimento, é necessário que a criança se familiarize com os livros desde o primeiro ano de vida.
Todo bebê nasce apto à fala, um processo natural do desenvolvimento humano, no entanto ninguém nasce leitor. Para que isso aconteça, é preciso incentivar o gosto pela leitura desde a creche.

Orientações para o trabalho com os livros

  • De 10 meses a 2 anos :  
As histórias devem ser rápidas e curtas.                                          
As Ilustrações de uma gravura em cada página, mostrando coisas simples e visualmente atrativas.
Livros de pano, madeira e plástico. É recomendado o uso de fantoches e livro-fantoche.

  • De 2 a 3 anos:
História rápida com pouco texto e enredo simples, mas vivo, e poucos personagens. O tema deve se aproximar ao máximo da rotina da criança.
As Ilustrações de gravuras grandes e com poucos detalhes.
Além dos citados para a faixa etária anterior, com destaque para os fantoches, a música também exerce grande fascínio na criança, por isso livros sonoros são muito atrativos nesta fase. O livro-vocabulário também é uma boa opção, já que contribui diretamente para o desenvolvimento do léxico e para a formação de algumas noções, como orientação espacial, tamanho e orientação temporal.


  • De 3 a 6 anos
Os livros adequados a esta fase devem propor vivências radicadas no cotidiano familiar da criança por meio dos textos curtos.
As Ilustrações de gravuras predomínio de imagens.
Livros com dobraduras simples. Outro recurso é a transformação do contador de histórias com roupas e objetos característicos. A criança acredita, realmente, que o contador de histórias se transformou no personagem ao colocar uma fantasia.
Dica



Estabeleça um horário na rotina da criança para ela realizar a atividade de leitura. Por exemplo, ler ou contar história após o recreio, após o lanche, antes da hora de dormir ou simplesmente no momento que parecer mais conveniente. O importante é ler constantemente, respeitando sempre o tempo-limite de cada criança.

Ler para a criança

A leitura diária para a criança é importante a fim de que seja estabelecido um hábito. No entanto, essa leitura deve ser feita espontânea e gradativamente.
A seguir, um quadro com referências de tempo de leitura por idade da criança. Cabe lembrar que, independentemente de qualquer coisa, a criança e seu interesse é que definirão o tempo de leitura.
Idade \Tempo de leitura
Até 1 ano \ Poucos minutos
Até 2 ano \ 10 minutos
Até 3 ano \ 15 minutos
Até 4 ano \ 20 minutos
Até 5 ano \ 30 minutos
Até 6 ano \ 30 minutos
* Crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) ou que ainda não tenham o domínio da leitura.


10 atividades para estimular a leitura nas crianças

GifGifGif
Existem algumas atividades que podem tornar o processo mais lúdico e dinâmico. Cada leitor tem um tempo de amadurecimento pessoal e intelectual, muitos acham a leitura inicialmente maçante, mas você, pai e professor, pode incrementar esse momento:
GifGifGif

1- CONTOS

Relato Oral – Contos.
Como proceder:
  •  Abrir as portas à fantasia;
  • Dar conhecimento de outros costumes e tradições;
  • Apresentar as dificuldades forma simples;
  • Transmitir a forma de ver o mundo que cada povo conserva ao longo do tempo;
  • O conteúdo escolhido deve ser do agrado do narrador;
  • Deve haver identificação com o público;
  • O contador tem que dominar bem a narração;
  • O conto deve seguir uma ordem lógica;
  • Ele deve ser simples, claro, direto;
  • A leitura pode ser realizada dentro da sala de aula;
  • Pode ser capítulo a capítulo, criando uma atmosfera de suspense e mistério.

GifGifGif

2 – MUSEU DOS CONTOS

  • As crianças são instadas a levar objetos que aparecem nos contos que elas ouvem em sala.
  • Evitar objetos de plástico, comprados, sendo, preferencialmente, os objetos usados, antigos.
  • Recolhidos os objetos faz-se uma ficha com os dados do objeto e respectivo dono. A entrada no museu dos contos será mediante uma retribuição que poderá ser a entrega de uma poesia, um travalíngua, uma adivinha.

GifGifGif

3 – ÁLBUM DE FIGURINHAS

  • Populariza as personagens;
  • Selecionam-se os livros da biblioteca que farão parte do álbum;
  • Desses títulos, os alunos retirarão os livros do seu agrado;
  • Cria-se o álbum;
  • Distribuem-se as figurinhas, conforme o critério que o professor adotar, sorteio, por exemplo;
  • Depois é aferir: quem ler mais, ganha mais cromos e fica mais próximo de completar o álbum;
  • Estimular não apenas a competição, mas a curtição da atividade.

GifGifGif

4 – VISITA DE UM AUTOR

  •  Pode ser um Autor/ilustrador;
  • Conhecer o trabalho deles, explicar a necessidade e importância da leitura.

GifGifGif

5 – CONTO PROIBIDO

  • Aguçar a curiosidade;
  • Havendo suficiente interesse, o professor lerá alguma coisa como aperitivo;
  • E vai repetindo a leitura até levar o livro, devolvido, para a biblioteca.

GifGifGif

6 – MALETA DO INDIANO

  • Maleta velha com objetivos variados e exóticos;
  • Constrói-se uma narrativa com os objetos;
  • Objetos podem ser substituídos por cartas, ilustrações, poemas.

GifGifGif 

7 – CONTOS DOS AVÓS

  • Fazer os mais velhos contarem tradições. Reavivar a tradição oral.
  • Utilizar as dicas dos contos.

GifGifGif

8 – BRUXAS, PIRATAS, DRAGÕES

  •  Personagens fantasiados visitam inadvertidamente a escola;
  •  Cria-se uma atmosfera lúdica.

GifGifGif 

9 – JORNADAS LITERÁRIAS

  • Cartazes dramatizações visitas à biblioteca municipal;
  • Organizar oficinas de escrita, leitura, recitações, contar contos.
  • A poesia deve invadir a atmosfera sob diversas formas.

GifGifGif 

10 – LIVRO-FÓRUM

  • Escolhe-se cuidadosamente um título;
  • O livro tem que ser lido por todos os participantes;
  • Professor/animador em dia e local previamente ajustados coloca as questões, estimulando a participação.
GifGifGif
Veja aqui também 12 links com atividades pedagógicas que se pode fazer a partir de literatura de cordel.
GifGifGif

Nenhum comentário:

Postar um comentário