quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

VOLTA ÁS AULAS 2017 : DICAS DE COMO TRAÇAR METAS E OBJETIVOS


Volta às Aulas 2017: dicas de como traçar metas e objetivos

Começo de ano é sempre sinônimo de expectativa, não é mesmo? Quando somos crianças ou adolescentes, então, essa sensação é ainda maior: uma nova turma de colegas pela frente, novas possíveis amizades, novos professores, novas matérias e novos (e caros!) materiais, dentre tantas e tantas outras coisas que fazem o coração acelerar de animação e medo!
Que tal aproveitar essa mistura de emoções e a proximidade da volta às aulas para estreitar o relacionamento familiar e já aproveitar para traçar as metas e os objetivos de todo mundo para o ano que acaba de começar?
Então, aproveite as dicas e feliz 2017!
#1 Explore algumas refeições e momentos compartilhados para dividir histórias de sua infância e adolescência com os pequenos. Conte alguns “causos”, algumas manias, alguns medos! Partilhe memórias e procure estabelecer um diálogo entre passado e presente, mas cuidado com os julgamentos: nada de ficar falando que na sua época as coisas eram melhores. O interessante é que essas ocasiões sirvam, realmente, para aproximá-los, para fazer com que os teus filhos (sobrinhos, netos ou afilhados) vejam que você também já passou pela fase em que eles estão agora e que, seja lá o que aparecer pelo caminho, você sempre será um bom porto seguro.
#2 Comece a organizar a casa. Caso ainda não tenha feito a famosa “faxina de final de ano”, essa é a hora! Chame a criançada e, de alguma forma, as inclua na arrumação. Aproveite para ensinar noções de desapego e organização e, finalizada essa etapa, inicie, o quanto antes, a preparação dos materiais que serão utilizados na escola. Faça as crianças e os jovens participarem ativamente desse momento. Eles precisam sentir que são os maiores responsáveis por cuidar de cada lápis, lapiseira, borracha, apontador, caderno e livro que irão utilizar durante o ano. Sugira, por exemplo, que escrevam seus nomes ou as iniciais em etiquetas e, depois, peça para que as colem em cada um de seus objetos. Não adianta nada você fazer tudo por eles (ou pagar uma terceira pessoa que o faça) e depois querer convencê-los sobre a responsabilidade que possuem sobre cada um daqueles objetos.
#3 Proponha uma conversa franca sobre os pontos, atitudes e resultados pessoais não apreciados no ano anterior. É fundamental que esse momento de reflexão ocorra para que os “deslizes” cometidos no ano anterior possam servir de lição para que em 2017 não mais ocorram. E, mais uma vez, fuja dos julgamentos, é interessante que cada um dos membros da família, incluindo aqui a própria criança/adolescente, perceba em quais áreas poderá ser melhor a partir de agora. Depois, em família, procurem estabelecer qual ou quais objetivos serão perseguidos durante o ano e quais as metas que os ajudarão a garantir resultados positivos, por exemplo:
Objetivo da mãe: ampliar o meu repertório de leituras em 2017.
Meta 1: pesquisar qual será o primeiro livro do ano.
Meta 2: comprar o livro.
Meta 3: ler de 5 a 15 páginas do livro escolhido, no mínimo 4 vezes na semana.
Objetivo da avó: melhorar os meus hábitos alimentares no ano de 2017.  
Meta 1: agendar um nutricionista.
Meta 2: ir à consulta marcada.
Meta 3: coloca em prática as sugestões feitas pelo nutricionista.
Objetivo do filho: ter um rendimento escolar melhor em 2017.
Meta 1: observar por quais motivos não fui tão bem na escola no ano passado.
Meta 2: reduzir as possibilidades que os mesmos deslizes aconteçam (alterar o meu local de estudo, organizar um ambiente tranquilo, sem os “vilões da atenção”, etc.)
Meta 3: ter a clareza de que precisarei diminuir o meu tempo nos videogames e redes sociais e estabelecer um horário mínimo de estudos diários.
Meta 4: conversar com os meus pais sobre a possibilidade de marcar uma consulta com um psicopedagogo, por exemplo, visando atingir resultados ainda mais satisfatórios.
Meta 5: estudar a possibilidade de investir em um serviço de acompanhamento e tutoria, principalmente durante os primeiros meses do ano.
Enfim, esses são apenas alguns exemplos de objetivos e metas que poderão surgir na conversa que vocês estabelecerão. Tenham em mente que o principal é aproveitar cada minutinho desses bate-papos para garantir que o contato entre vocês fique cada vez mais verdadeiro e profundo! Vocês verão como compartilhar as fraquezas, bem como os votos de um futuro melhor com aqueles que ama, é uma ação que facilitará muito na conquista do caminho, afinal, 2017 estará certamente repleto de desafios que, enfrentados com aqueles que mais amamos, ficarão muito mais fáceis de serem superados.
Por Adriana Barbeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário