sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

COMO ORGANIZAR A PRIMEIRA REUNIÃO PEDAGÓGICA DO ANO

Como organizar a primeira reunião pedagógica do ano

As férias estão terminando, em breve os professores chegarão às escolas e precisamos nos preparar para recebê-los. Algumas redes de ensino organizam uma semana de encontro, enquanto outras reservam um ou dois dias apenas para o planejamento do ano letivo com a equipe. Para que esse momento crucial transcorra bem, o coordenador precisa criar um bom clima de trabalho, acolhendo os docentes, principalmente os novatos.
Para organizar o meu primeiro encontro pedagógico com os professores, estou antecipando possíveis conteúdos para discutir com o diretor. É com ele que vou fechar a pauta da reunião. Essa parceria entre direção e coordenação é muito importante para o trabalho começar alinhado. Já tenho alguns tópicos que considero essenciais: resultados e ações do ano passado, os conteúdos tratados em formação docente, onde conseguimos chegar, para onde queremos ir e a revisão das metas estabelecidas em 2016.
Esmiuçando os pontos acima, fiz uma lista com temas mais específicos que podem compor a pauta da primeira reunião ou serem discutidos em conversas individuais durante a semana inicial do ano letivo:
- Integrar os professores que estão chegando à proposta pedagógica da escola;- Retomar as funções e o organograma da instituição;- Retomar o plano de metas elaborado no ano anterior;- Conversar sobre as turmas que cada um vai trabalhar. Vou abrir espaço para que os docentes apresentem as classes que acompanharam no ano passado e, se algum tiver deixado a escola, eu farei essa função;- Apresentar e analisar o calendário escolar e nossa rotina. Já vamos reservar datas para reuniões de equipe, de pais, de fechamento dos bimestres, de confraternizações e de planejamento coletivo;- Avaliar os dados da escola: índices de aprendizagens, taxas de aprovação, distorção e resultados de avaliações externas;- Planejar atividades que deverão acontecer em sala de aula nas primeiras semanas, como o diagnóstico de aprendizagem;- Apresentar os projetos institucionais realizados e reavaliá-los;- Propor ajustes no projeto político-pedagógico (PPP), com avaliação e monitoramento das metas estabelecidas;- Combinar como acontecerá a formação continuada durante o ano.
E vocês, coordenadores, já se reuniram com os docentes ou, como eu, estão planejando o primeiro encontro? Como será este momento aí na sua escola?
Abraços e um ótimo início de ano letivo. Até semana que vem!
Eduarda

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