domingo, 29 de janeiro de 2017

PROJETO"BRINCANDO NO MUNDO DA LITERATURA"





PROJETO “BRINCANDO NO MUNDO DA LITERATURA”

  • APRESENTAÇÃO:
O presente projeto apresenta uma proposta enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada no ano corrente, buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização do hábito da leitura.

  • JUSTIFICATIVA:
O projeto “Brincando no mundo da Literatura” tem por objetivo auxiliar o trabalho dos professores em sala de aula de maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertá-los para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando – os a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.

  • OBJETIVO GERAL:
Fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade, onde o professor seja mediador entre a criança e o livro, fazendo com que a leitura tenha sentido, e esteja contextualizada, interpretando-o e atribuindo-lhe algum significado. Portanto, torna-se importante a criação de situações para que o exercício da leitura e escrita produzam reações, interação e conhecimento, não servindo apenas como uma atividade meramente de cópia ou de decodificação dos sinais gráficos, alienando os alunos do contexto em que estão inseridos. 

  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  1. Promover um maior índice de leitura pelos alunos.
  2. Conhecer o autor e contexto histórico de suas obras;
  3. Proporcionar aos alunos o hábito e o prazer da leitura;
  4. Levar o aluno a desenvolver atividade oral;
  5. Reconhecer a leitura como algo imprescindível em sua relação com o outro e com o mundo;
  6. Identificar as diferentes formas de viajar através da leitura.
  7. Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas.

  • DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA:
- Metodologia:

Os professores da Educação Infantil podem desenvolver no seguinte projeto algumas atividades sobre as fábulas, pois as mesmas apresentam claras e boas lições para nossas vidas, trazendo sempre uma moral no final de cada história. O trabalho deverá ser de forma dinâmica, onde haverá algumas informações sobre alguns autores e leitura de diversas fábulas e também a interpretação oral. Em seguida serão levados alguns livros para sala de aula para que os alunos façam a leitura oral através das imagens. Na sala da TV escola a professora junto com os alunos assistirão algumas fábulas e a mesma pedirá aos alunos que reproduzam o texto oralmente, individual ou coletivamente, mantendo a sequência dos fatos. Logo em seguida os alunos serão levados a produzir desenhos em que contem suas próprias histórias. A educadora com uso de fantoches recontará várias fábulas aguçando no aluno o interesse pela leitura, também serão desenvolvidas atividades tais como: caça–palavras, cruzadinhas e produção de paródias com os personagens da fábula, serão trabalhadas também ilustrações de algumas fábulas. Ao término do projeto os alunos apresentarão para a comunidade escolar uma fábula escolhida por eles em forma de peça teatral.

Os professores das séries iniciais do ensino fundamental poderá começar com um estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza. Após conhecer um pouco da biografia do autor, eles disponibilizarão gibis da Turma da Mônica para os alunos para que os mesmos possam folhear e ler, e assim desenvolverão uma interpretação oral em forma de conversa com os alunos sobre os personagens criados por ele. Perguntar se conhecem os personagens da Turma da Mônica. Quais são eles? Fazer perguntas levando em consideração as características de cada personagem: está certo a Mônica bater nos meninos? Porque o Cebolinha fala errado? É saudável não tomar banho, como faz o Cascão? Assim poderá ser trabalhado a importância da higiene e falar dos animais que vivem no lixo, as doenças que podem transmitir que precisamos tomar banho todos os dias e lavar as mãos antes das refeições, depois de usar o banheiro ou brincar. Questionará como é a vida da Mônica, “Com quem ela mora?”, “Como é sua família?”, “Qual é o seu brinquedo favorito?”. Quais as brincadeiras de que Mônica mais gosta? A educadora Conversará com a turma sobre a importância da família e sobre o carinho que a Mônica tem pelo Sansão, seu coelhinho de pelúcia. Aproveitando o personagem Chico Bento, que mora no campo, valorizará muito a natureza, com isso explicará para a turma sobre as diferenças entre a Zona rural e urbana e a importância de se cuidar do meio ambiente.

Estrutura de Apoio:

A execução do projeto terá a colaboração de toda a equipe pedagógica, pais, alunos e toda a comunidade.

Integração com a Comunidade:

Deve-se contar com a participação de todos que estão inseridos no processo. Contar-se-á também com a ajuda da Secretaria Municipal de Cultura, Biblioteca Pública etc.

Procedimentos:

Quanto ao funcionamento: A proposta será desenvolvida a todos os alunos do ensino fundamental das séries da educação infantil e do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, sem duração pré-definida, através de atividades interdisciplinares.

Recursos Humanos:

Professores, orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários.
Recursos Materiais:

Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, apostilas, material didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc.

Avaliação do Rendimento:

A avaliação ocorrerá através da efetuação do processo gradativo e contínuo, em que estaremos analisaremos possíveis falhas e oportunizando as correções necessárias, dessa forma, o aluno é participante ativo do processo de avaliação, em todos os seus momentos, também se auto-avaliando. Participação na avaliação é sinônimo de avaliação permanente. Aprender a avaliar-se e a criticar-se para melhorar é a contribuição central da participação para a avaliação.

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