domingo, 29 de janeiro de 2017

PROJETO: "RESGATANDO VIRTUDES E VALORES NA ESCOLA"



Explicação do Projeto Pedagógico:

As dificuldades apresentadas pelos nossos alunos com relação às regras básicas de convivência, principalmente nas questões que envolvem a partilha, o respeito, o perdão etc. Neste contexto, sugerimos que a escola desenvolva um projeto que busque resgatar a adoção de atitudes consistentes nos valores éticos, morais e espirituais.

Em vista disso, a base do projeto é resgatar e ativar virtudes e valores do ser humano, tais como: equilíbrio, compreensão, cooperação, amor, discernimento e humildade. Isso se torna possível através das inúmeras possibilidades de criações cênicas, expressão corporal e vocal, improvisações, estudo de textos e construções de personagens sempre tangenciando a vivência do conjunto de valores e virtudes inerentes a cada indivíduo. 

Dessa forma, os alunos apropriam-se de saberes culturais e estéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para formação e o desenvolvimento social do cidadão.

Objetivos Gerais: 

Demonstrar a importância da inserção do lúdico: jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem na educação infantil, como um modelo prático de vivência e de uma pedagogia escolar transformadora num exercício do aprender infantil. 

Objetivos Específicos:


· Resgatar os valores e virtudes de cada aluno, ensinando-os através do teatro e da ludicidade lições valiosas para a vida;
· Fazer os alunos compreenderem sua importância como cidadão e parte integrante da sociedade, respeitando regras e pessoas;
· Propor um momento agradável aos alunos, saindo da rotina das salas de aula;
· Integrar o momento cívico;
· Desenvolver a socialização entre as crianças favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua;
· Explorar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos, dramatizações e demais situações de interação.

Metodologia:

Em cooperação, quinzenalmente (ou mais vezes ao mês, dependendo da necessidade escolar) os professores reuniram suas turmas no pátio da escola onde farão atividades lúdicas com os alunos, a fim de resgatar os valores e virtudes na comunidade escolar. Nesses encontros acontecerão teatros, contação de história, jogos e brincadeiras para estimular o aprendizado e demais atividades para os devidos fins educacionais. Ao longo desse projeto, as atividades também servirão para a integração da família na escola. O projeto servirá para uma complementação do conteúdo aplicado em sala de aula.

Desenvolvimento:

Os professores responsáveis pelo projeto reuniram para marcarem as datas dos encontros. Nesse meio tempo prepararemos as atividades que serão realizadas no dia, sempre escolhendo um tema de acordo com o currículo pedagógico (por exemplo, no mês de agosto: folclore). 

Nos dias da execução do projeto, reuniremos as turmas envolvidas com organização e apresentaremos os teatros, faremos as brincadeiras, cantaremos músicas etc. incluindo sempre os alunos nessas atividades.

Avaliação:

O desempenho do aluno será acompanhado no decorrer das atividades. A avaliação se dará através da observação constante da professora e pelo registro dos processos de aprendizagem dos alunos. No final do projeto será organizado um portfólio com as atividades propostas no decorrer do mesmo e escolhidas pelo aluno.  De acordo com Bassedas, Huguet e Solè (1999, p. 185):

[...] a avaliação não somente deve ser feita em relação aos alunos, 
mas também em relação ao ensino que apresentamos e ao tipo
 de intervenção e de atividades propostas na aula. 
[...] O importante é que possamos proceder a uma análise da nossa prática, 
elemento indispensável para torná-la mais coerente e fundamentada.


Por tanto a avaliação será contínua e progressiva, por meio de diversos instrumentos e da vivência de cada um com os conteúdos abordados.

“Não deixe sua vida ficar muito séria, viva como se estivesse em um jogo. Saboreie tudo que conseguir, as derrotas e as vitórias, a força do amanhecer e a poesia do anoitecer.”
R. Shinyashiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário