quinta-feira, 14 de janeiro de 2016


Desiderata

 
(Descoberto na antiga Igreja de S. Paulo, USA, datado de 1692)

Vá calmamente por entre o ruído e a pressa e lembre-se da paz que pode haver no silêncio. Tanto quanto possa, sem se render, esteja de bem com todas as pessoas. Fale sua verdade calma e claramente; e escute os outros, mesmo os débeis e ignorantes; eles também tem suas histórias.

Evite pessoas barulhentas e agressivas, elas fazem mal ao espírito. Se você se comparar com os outros, poderá se tornar vaidoso e amargo; pois sempre haverá pessoas maiores e menores que você. Sinta prazer com suas realizações, bem com seus planos.

Permaneça interessado na sua própria carreira, por mais humilde; é um bem real nas fortunas mutantes do tempo. Exercite, cautela nos seus negócios; pois o mundo esta cheio de truques. Mas não deixe que isso o cegue quanto à virtude que existe; muitas pessoas lutam por ideais altos; e por todo o lado a vida é cheia de heroísmo.

Seja você mesmo. Especialmente, não finja afeição, nem seja cínico quanto ao amor; pois face a toda aridez e desencantamento é perene como a grama. Aceite generosamente o conselho dos anos rendendo graciosamente as coisas da juventude. Nutra força de espírito para defendê-lo diante de súbito infortúnio. Mas não sofra com fantasias. Muitos medos nascem da fadiga e solidão. Além de uma disciplina saudável, seja gentil com você mesmo.

Você é filho do universo, não menos que as árvores e estrelas, você tem do direito de estar aqui. E esteja ou não claro para você, o universo está evoluindo como deve.
Portanto fique em paz com Deus, não importa como você o concebe, e quaisquer que sejam seus labores e aspirações, na barulhenta confusão da vida mantenha a paz na alma.
Com toda a falsidade, monotonia e sonhos desfeitos, o mundo ainda é lindo. Seja cuidadoso. Tente ser feliz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário