terça-feira, 23 de junho de 2015

PROJETO:VIVENCIANDO AS FESTAS JUNINAS.


PROJETO DE TRABALHO

INSTITUIÇÃO:
PERÍODO: 15 DIAS
TURMA: MATERNAL
GRUPO:
TEMA: VIVENCIANDO AS FESTAS JUNINAS

JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que as festas juninas oferecem um amplo espaço para a troca de informações e experiências, pois é um tema do interesse das crianças que ressalta os aspectos popular, social e religioso
de nossa cultura.
Com o intuito de despertar o gosto pelas festas juninas e conhecer suas características pretende-se desenvolver o Projeto: Vivenciando as festas juninas na turma do Maternal ( crianças de 3 anos ) da Creche
OBJETIVO GERAL:
  • Estimular e vivenciar a cultura através das festas juninas, despertando sentimentos de respeito e admiração pela nossa cultura popular.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Conhecer as características das festas juninas,
  • Confeccionar e ornamentar a sala com bandeirinhas e balões,
  • Explorar gestos e ritmos corporais através das danças e músicas,
  • Alertar sobre o perigo que podem causar as fogueiras, balões e fogos de artifícios,
  • Explorar as cores e formas geométricas,
  • Incentivar o gosto pela culinária junina,
  • Estabelecer relações matemáticas no cotidiano,
  • Conhecer a história dos santos homenageados durante o mês de junho.

CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Conhecer e cantar um repertório de músicas juninas,
  • Confecção de mural, pinturas, recorte e colagem, maquetes,
  • Conhecer a culinária junina: receitas e comidas típicas,
  • Conhecer os símbolos: bandeirolas, fogueira, balões etc.,
  • Produção de texto coletivo a partir de cartazes, onde o professor é o escriba,
  • Desenvolver brincadeiras juninas: pescaria, acerte o alvo, boca do espantalho, bingo, etc.,
  • Escolha da Rainha da turma e Casal Caipira,
  • Ensaiar as dancinhas juninas que serão apresentadas na culminância do Projeto.

RECURSOS TECNOLÓGICOS:
  • Computador para baixar as dancinhas juninas e pesquisar sobre o tema a ser trabalhado,
  • TV e DVD para assistir as dancinhas e ensaia-las com as crianças,
  • Microfone, Som e caixa de som serão usados durante os ensaios,
  • Câmera Digital para fotografar e registrar o Arraial da Creche,
AVALIAÇÃO:
Será um instrumento indispensável à constituição de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente compromissada com o desenvolvimento das crianças.
Instrumentos: Observação, registro e redirecionamento das atividades se houver neessidade.
CULMINÂNCIA:
Realização da festa junina com a participação das crianças e seus familiares, na qual as mesmas irão apresentar as dancinhas, desfilar e saborear as comidas típicas.

SUGESTÕES DE AULAS SOBRE O PROJETO: VIVENCIANDO AS FESTAS JUNINAS.
1ª ATIVIDADE
Dados da Aula: aproximadamente uma aula de 60 min
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
As crianças na faixa etária de 3 anos de idade com esta aula terão a oportunidade de:
- Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita;
- Valorizar o trabalho em grupo;
-Fazer uso da escrita como forma de registrar os conhecimentos construídos ao longo de um estudo;
 - Refletir sobre as características das festas juninas.
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado situações didáticas envolvendo a temática das festas juninas: culinária, enfeites, vestuário, danças, etc..
Depois da discussão na roda de conversa é importante contar sobre esta festa popular à turma. Inclusive é chamada de Festa Junina por acontecer no mês de junho, pois quando acontece no mês de julho é chamada de Festa Julina. É conhecida também como Festa de São João em alguns lugares do Brasil, cuja data é comemorada em 24 de junho. Dessa forma, apresente a caracterização da festa junina enquanto manifestação cultural. O sítio seguinte ajuda com as informações
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1 – O professor inicia a aula organizando a turma em uma roda para conversar com as crianças acerca das descobertas feitas durante a conversa sobre as festas juninas. Em seguida sugere: que tal escrevermos o que já descobrimos sobre essas festas?    
ATIVIDADE 2 – O professor afixa no quadro uma folha de papel madeira, ou um outro tipo de papel similar a este, para registrar o texto a ser produzido com as crianças. Em seguida, visando ajudar as crianças organizarem suas ideias, lança algumas questões, como no diálogo abaixo:  - Hoje nós vamos escrever  o que aprendemos sobre o a festa do São João.
O que tem nessa festa?
- O que as pessoas comem na festa do São João?
 - De que as pessoas brincam na festa do São João?
- Quais as outras brincadeiras que tem nessa festa? Quem lembra as que fizemos aqui na escola?
 - Quem lembra qual é a dança dessa festa.
- Quais os instrumentos que se usa para tocar forró? Quem lembra o nome daquele que o colega trouxe?
- Como as pessoas se vestem para essa festa?   - E o que eles desenham no rosto? Quem lembra o que a gente desenhou naquele dia?
- E na cabeça, o que eles botam?
- Conclusão termina assim: o São João é uma festa feliz.
Posteriormente, orienta os alunos para representarem através de desenho o relatado. Constrói com eles um painel para exposição dos trabalhos, para isso, imprime os desenhos. Lembrando de identificar o painel com o tema, os autores do trabalho e o objetivo. Exponha no corredor da escola para socializar com as demais turmas.

2ª ATIVIDADE
Dados da Aula: aproximadamente uma aula de 60 min
A FESTA JUNINA: SUAS MÚSICAS E DANÇA
A música tem um papel importante nesta manifestação cultural, pois ela embala as danças folclóricas que fazem a alegria das festas juninas
O primeiro traz uma música cujo clip é montado com vários pôsteres sobre festas juninas e o segundo é um vídeo de apresentação de uma dança “junina” de uma determinada escola.
m também as manifestações culturais norte-americanas, como a tendência country, o que significa a incorporação desta cultura (relativo ao homem do campo desta região) em nosso  o qual apresenta uma mostra de dança country, muito usada nas festas juninas.
Chamar a atenção dos alunos para a origem desta música e comparar com as músicas regionais, pois cada região brasileira costuma utilizar mais um determinado ritmo de música em suas festas, como exemplo podemos citar a região norte e nordeste com seus famosos forrós e suas grandiosas festas juninas como a festa junina de Campina Grande na Paraíba.    
Após assistirem aos vídeos, trabalhar com a turma a letra da música Capelinha de Melão, pois é uma música relativa ao período junino e de origem popular. Após a digitação, colocar a letra da musica em lugar acessível aos alunos e pedir que:
  • sublinhem as palavras terminadas em ÃO;
  • ilustrem em folha A4 a cena que a música explicita.
 CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro

Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.

Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.
 Logo após utilizar a caixa de som, o microfone, o som e ensaira a dancinha de acordo com o vídeo assistido.
Registrar este momento utilizando a Câmera digital para filmar as crianças dançando e tirar fotos para fazer uma exposição para as famílias. 
Avaliação
As atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, tentar diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É  importante verificar se eles compreenderam a importância das manifestações culturais em nossa vida, a sua origem e seus desdobramentos e se ao longo das atividades desenvolvidas foram capazes de  compreender e contextualizar a historicidade desta manifestação cultural, “Festa Junina”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário