terça-feira, 23 de junho de 2015

PROJETO: “CONFABULANDO: UM ENCONTRO ENTRE FÁBULAS, CONTOS E VALORES”.


Instituição: 
Período: 30 dias
Turma: 3º Ano
Grupo:


OBJETIVOS:

GERAL: Instigar o prazer pela leitura de fábulas e contos, utilizando este subsídio para a promoção dos conceitos, procedimentos e atitudes.

ESPECÍFICOS:
·         Valorizar a diversidade das profissões e a dignidade que delas advertem quando o trabalho é honesto;
·         Ressaltar a importância da convivência harmoniosa em todos os ambientes, cujos frutos serão colhidos no futuro, quando trabalhadores.
·          Ressaltar a importância da mãe na edificação dos filhos e do lar.

JUSTIFICATIVA:
                       Muito temos falado nos debates escolares acerca da função social da escola, cujo cerne reside na formação do cidadão complexo, para um tipo de sociedade pré-definida no plano das ações pedagógicas.
Todavia, as mudanças sociais são tantas que parece estarmos perdendo o rumo garantidor de uma sociedade mais digna. A avalanche de inovações – sobretudo no campo do ter – são inúmeras que chegam a suprir os valores que nos dignificam.
Em meio a esse quadro, como a escola pode contribuir para o resgate das atitudes humanizantes? E com o propósito de encontrarmos esta resposta que desenvolvemos o presente projeto durante o segundo bimestre, com a turma do 3º ano “A”.
Valendo-nos dos instrumentos pertinentes à fase da infância, utilizaremos como subsídio as fábulas e contos infantis, estimulando além dos valores cidadãos, o prazer e encontro com a leitura.
Esperamos chegar ao momento de culminância vislumbrando novos olhares, promissores da esperança de um mundo melhor!

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

1ª Atividade: Dia do Trabalho.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Mostrar no calendário o início do 5º mês do ano, ressaltando o valor de nossas atitudes, já que tudo o que já foi, jamais voltará a ser. Por isso, é sempre bom prezar pelas boas ações.

Falar o porquê da existência do dia do trabalho, de acordo com o suporte abaixo:
 
Em seguida, contar a história “Ossos do ofício”, realizando a pré-leitura, leitura e pós-leitura.


Valorizar cada profissão, mostrando que, Deus que tudo vê, sabe quem trabalha com dignidade ou não.

Como processo de letramento, trabalhar a escrita das profissões, produzindo frases, textos, adjetivos etc. de acordo com a conveniência da turma.

Profissões apresentadas no livro:
1 – Varredor
10 – Zelador
19 – Costureira
28 – Empresário
37 – Carteiro
2 – Padeiro
11 – Jardineiro
20 – Bordadeira
29 – Secretária
38 – Jogador
3 – Mecânico
12 – Músico
21 – Modelo
30 – Marinheiro
39 – Agrônomo
4 – Motorista
13 – Professor
22 – Modelista
31 – Pescador
40 – Paleontóloga
5 – Policial
14 – Eletricista
23 – Estilista
32 – Estivador
41 – Astrônomo
6 – Pintor
15 – Pedreiro
24 – Repórter
33 – Cozinheiro
42 – Sacerdote
7 – Veterinário
16 – Carpinteiro
25 – Bombeiro
34 – Palhaço
43 – Cabeleireiro
8 – Lixeiro
17 – Serralheiro
26 – Dentista
35 – Trapezista
44 – Garçom
9 – Feirante
18 – Arquiteta
27 – Operário
36 – Domador
45 – Escritora

Podem fazer umas fichinhas com as profissões para, além de verem a importância de cada uma delas, separar sílabas, vogais, consoantes, ordem alfabética etc.

Lembrar que, para sermos um bom profissional, precisamos saber convier em equipe, já que viveremos juntos a outras pessoas (conversar sobre o tema)

Fazer um painel: “Quando eu crescer, quero ser...”, no qual as crianças escreverão a profissão que querem exercer, procurando uma figura adequada.


2ª Atividade: Dia das mães.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Iniciar falando da importância da mãe na família, realçando que outras pessoas podem, muitas vezes, fazer papel da mãe, quando nos ama (avó, tia, mãe que adota). É bom ver as situações da sala (quem os cria).
Falar do AMOR MATERNAL E FILIAL, e da reciprocidade entre estes.
Contar a historinha “Se as coisas fossem mães”.

Em seguida, refletir sobre a letra da música.
Fazer uma lembrancinha para a mãe, pedindo que tragam um CD (usado) para fabricação de um espelho. A professora traz os papelões cortados e eles cobrem com revistas, tecidos, EVA, ou o que trouxerem.


AVALIAÇÃO:


Será realizada continuamente ao final de cada atividade, dialogando com as crianças sobre o que elas aprenderam com tema trabalhado e realizando produção de textos e produções de artes.

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