quarta-feira, 12 de agosto de 2015

UM SORRISO CHAMADO LUIZ






Como era todo sorriso
- vê que bobagem tamanha! -
o Luiz sorria e achava
que estava com a vida ganha."

Ele ria para milhões e não ria para ninguém.
Certo dia, percebeu que sorria para todos, mas ninguém sorria para ele.
Luiz refletiu e descobriu que podia receber  o sorriso carinhoso das pessoas se mudasse a própria forma de sorrir.
ATIVIDADE:
Cada aluno monta uma história em quadrinhos em seis quadros , apresentando o seu sorriso.
Contando como é, do que gosta, do que não gosta,etc


 

 
Releitura do texto de Ziraldo - Um sorriso chamado Luiz em homenagem a Diretora da escola




Era uma vez um sorriso que se chamava ROSELIII
 
 

Estratégias de Leitura
Conhecer as estratégias que as crianças usam para ler;

■Identificar as preferências das crianças pelos livros e revistas;
■Ler e interpretar textos e imagens;
■Identificar informações na capa do livro;
■Elaborar desenhos.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:
O professor organiza uma roda de leitura expondo alguns livros infantis de diferentes gêneros para as crianças folhearem, observarem as imagens e lerem
exploração dos livros possibilita as crianças usarem seus conhecimentos prévios, antecipando informações relacionadas ao texto/história. Para isso, o professor deverá questionar:

■Qual a história que esse livro conta?
■Quais os personagens dessa história?
■O que será que irá acontecer?
Enquanto as crianças exploram os livros o professor deverá observar e anotar as estratégias que elas usam para ler; os livros pelos quais elas demonstram ter preferências.
O professor poderá ler uma história ou solicitar que uma criança leia/conte a história para os colegas.
O Professor explora a capa do livro com as crianças, orientando-as a buscar informações na capa do livro escolhido, por exemplo:
O que costuma ter na capa de um livro?
Quais as imagens que aparecem na capa?
Qual o nome do autor?
Qual o título dessa história?
 Depois o professor anota as respostas dos alunos e solicita o desenho de uma das histórias lidas.

2º MOMENTO:
O professor escolhe a letra de uma música para trabalhar com as crianças, faz a leitura da música, conversa sobre a música levantando algumas questões como:
Alguém conhece esta música?
De que a música fala? Quem sabe cantar?
Em seguida, o professor sugere que as crianças façam a leitura (pseudo-leitura) da letra da música.
Para isso, as crianças recebem uma cópia da letra da música e acompanha a leitura do professor. Logo depois, o professor coloca o cd de audio para tocar possibilitando a escuta da música a todos.
Desse modo, as crianças irão lendo o texto que têm em mãos, repetir trechos que sabem de cor. Depois o professor poderá desenvolver uma atividade em que as crianças poderão fazer uso de estratégias de leitura .
 Por exemplo, as crianças irão realizar uma atividade escrita, completar as frases com as palavras da música, podendo utilizar o banco de dados que se encontra no final da tarefa imprensa.
Segue um exemplo de atividade escrita





3º MOMENTO:

Em um outro momento o professor levará as crianças à biblioteca sugerindo a leitura/manuseio de algumas obras do escritor, sugerimos obras do escritor Ziraldo.
É de fundamental importância que o professor crie encaminhamentos para que as crianças possam sentir-se leitoras das obras citadas, apresentando os elementos necessários para que façamos a leitura de algo escrito, no caso, livros.
 Como por exemplo: nome do autor, ilustração, título e imagem que define a capa.
A oportunidade de ler diferentes portadores de textos permite que a criança crie suas próprias estratégias de leitura.
Desse modo, numa atividade de leitura de livros a criança faz uso das seguintes estratégias: antecipação (quando ao ver a capa/título ela já condições de dizer do que trata o livro); inferência (quando a criança consegue retirar sentido/significado que não está direta no texto/imagem); decodificação (quando a criança consegue realizar a leitura de algumas palavras/textos); interpretação (quando a criança consegue atribuir sentido e significado àquilo que ler).
Como forma de síntese desta aula, sugerimos a realização da seguinte atividade:




4º MOMENTO:

O professor continuará a aula propondo um caça ao tesouro, no qual as crianças irão seguir as pistas indicadas no mapa do tesouro, construído previamente pelo grupo de crianças e professor. O mapa conduzirá o grupo de crianças a encontrar um baú de livros/com obras do escritor Ziraldo. As pistas deverão fazer referência aos livros lidos.
Recursos Complementares
Sugestões de textos e vídeos para o professor.
 
 Sugerimos que o professor possa consultar obras de Ziraldo, como:
■Dez amigos;
■O joelho juvenal;
■Pelegrino e Petrônio;
■Rolim;
■Sorriso chamado Luiz;
■Dodó;
■Flicts.
Sugerimos também visitar o site oficial do Ziraldo, no link abaixo:
Avaliação
Avaliação acontecerá durantea realização da aula, o professor irá observar e registrar a participação e envolvimento das crianças durante as atividades propostas.
 
MEU_DENTE_CAIU.jpg
MEU DENTE CAIU
Autor(es): Vivina de Assis Viana
Ilustrador(es): Miriam R. Costa Araújo
Chuim, brincando na escola, percebeu que seu dente estava mole. Logo gritou por Lola, sua colega, para mostrar o que tinha acontecido.
Lola foi logo dizendo que, quando o dente caísse, tinha que jogar em cima do telhado, senão não nasceria outro.
Um dia, o dente caiu e Chuim não o encontrou.
Ele ficou assustado, com medo de não nascer outro dente. Mas para sua surpresa...
ATIVIDADES SUGERIDAS
- Conversar sobre os diálogos entre as crianças da história.
- Debater:
- A queda de dentes de leite: um fato natural;
- Crenças populares sobre a queda dos dentes de leite;
- Os cuidados que devemos ter com os dentes para mantê-los sadios e seu papel na alimentação.
- Produção de texto: criar quadras que comecem assim:
- Enterrei meu lindo dente/debaixo de uma roseira...
- Joguei meu dente de leite/lá em cima do telhado...

 

 

Você sabe o que é Higiene Bucal?

A higiene bucal é a melhor forma de prevenir cáries, gengivite, mau hálito e outros problemas na boca.
 A higiene bucal ajuda a deixar os dentes saudáveis.
Dentes saudáveis têm menos cáries, são limpos e ajudam a falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Confira os três principais orientações para a Saúde Bucal:
Higiene Bucal

Vamos fazer um mural!
Para esse Especial de Higiene Bucal, a dica é montar um mural com a turma e interagir no laboratório de informática!
Com a colaboração da turma, monte o mural divertido e colorido com imagens e frases sobre higiene bucal. Não esqueça de incluir as 3 principais orientações:
- Escove o dente 3 vezes ao dia
- Use fio dental
- Visite o dentista regularmente
No laboratório de informática, a ideia é jogar e aprender com os quizes.
Divida a turma em 2 grupos.
Um deles responderá ao Quiz 1 e o outro o Quiz 2.
Quem fizer mais pontos ganha!
No final da aula vale a pena que todos assistam ao multimídia do Menino Bactéria!



 



    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário