quarta-feira, 12 de agosto de 2015

INTRODUÇÃO
Ser capaz de imaginar outras vidas e outros mundos é a grande aventura de multiplicar nossa existência e nela assim, encontrar um sentido. Ouvir histórias desde a primeira infância é, sem dúvida, o aprendizado das palavras, o estímulo para criar, pela fala e pela escrita, e dominar com propriedade a linguagem. Então, não podemos mais pensar em ensino de qualidade sem elaborarmos e incluirmos nos planos de aula um bom Projeto de Leitura, tanto para a própria escola quanto para a comunidade como um todo. Onde as dificuldades dos alunos, com relação a leitura, devem ser trabalhadas e enfatizadas em todas as disciplinas, de maneira interdisciplinar, visto que o aluno se utiliza da leitura em todas as matérias proporcionadas no currículo escolar.

São inúmeras as queixas de pais, responsáveis e professores acerca da problemática tanto na aquisição quanto no gosto pela leitura. Então, enquanto educadores nós precisamos de ações que disponibilizem o processo de aquisição da leitura no cotidiano desse aluno. O trabalho para minimizar essa realidade deve dar-se de forma conscientizadora para os educadores e de conquista para os alunos.

Embora enfatizemos a conscientização de nossos professores de que a leitura está num plano de máxima relevância, enfaticamente nas séries iniciais, não raro observamos que a atenção está voltada quase que de maneira exclusiva ao ensino de gramática. O que estamos detectando é que o ensino fundamental em seu ciclo inicial está produzindo alunos copistas e com anos de distorção e defasagem em relação a série-idade, mesmo que com projetos e compensações destinados a atender e suprir esses atrasos.

Diante a tantas possibilidades com relação ao mundo da leitura, é preciso despertar esse interesse em nossos alunos, onde deveremos ler com eles e para eles aflorando e ampliando suas mentes para o gosto pela leitura. Assim, faz-se necessário que o professor prepare o ambiente para o aluno, conquistando esse processo aos poucos, e não só proporcionando espaços de leitura na sala e na escola, mas também permitindo o contato direto com o "livro" através da biblioteca itinerante, a qual irá até o aluno. E, se o professor se dispuser a fazer seu papel de sedutor e preparar o ambiente, então, teremos um ótimo trabalho de ensino-aprendizagem, e um aluno apaixonado pela leitura, crítico, imaginativo e consciente de seu papel de cidadão.


JUSTIFICATIVA
Considerando a realidade sócio cultural dos alunos com relação ao processo ensino-aprendizagem, observamos que é de fundamental importância repensarmos na educação do futuro como formação do conhecimento e não somente como informação compartimentada no preparo do cidadão. Evidenciando essa realidade, consideramos de suma importância elaborar este projeto, com a finalidade de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos o prazer pela leitura, podendo dessa maneira proporcionar a possibilidade de acesso a essa gama de conhecimentos efetivada nos livros disponíveis através da biblioteca itinerante, a qual estará atendendo o município como um todo. Para incentivar o desenvolvimento do "hábito da leitura" e da escritura, na comunidade escolar, serão desenvolvidas durante o ano letivo, atividades envolvendo docentes, funcionários e educando na interatividade com o livro, despertando e estimulando o gosto pelo livro e pela leitura.
OBJETIVO GERAL
a) Desenvolver uma prática pedagógica que motive os alunos ao habito de leitura. Proporcionando momentos extrovertidos e agradáveis de leitura, Provocando o gosto pela diversidade textual;

b) Promover na comunidade escolar, o envolvimento de educadores, educandos e funcionários para a construção e desenvolvimento de ações que proporcionem o resgate da leitura pelo prazer de ler; Proporcionar a interatividade dos alunos, professores e funcionários com as literaturas infantis, infanto-juvenis, juvenis e clássicas, despertando o gosto e o prazer pela leitura; Intensificar na escola interesse pela leitura tornando uma prática prazerosa e constante nas atividades cotidianas; Sensibilizar os alunos através do contato com a leitura de obras diversas, motivando-os para a descoberta da importância da leitura como fonte de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades; Incentivar o desenvolvimento dos processos da comunicação, da criatividade e da imaginação através do debate sobre o lido, da contação de história e da produção literária.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas;



• Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos coerentes;

• Oferecer tempos e espaços de leitura diferentes aos da escola para os jovens e as famílias;

• Fomentar o gosto pela leitura, em educadores e alunos, implementando práticas leitoras ricas e diversificadas em todas as áreas do conhecimento;

• Sensibilizar, difundir e favorecer a leitura nos espaços pedagógicos e comunitários, permitindo que a linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que lêem e constroem a sua própria história cidadã;

• Propiciar a formação de educadores, e alunos leitores e produtores de textos nas diversas áreas do conhecimento;

• Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que escreve-se para que alguém leia;

• Desenvolver as capacidades das habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever;

• Propor situações de práticas leitoras com os diferentes tipos e gêneros textuais;

• Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.

• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.

Serão desenvolvidas atividades pela escola e atividades pela professora de cada turma.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 1:

Divulgação do projeto
Na data agendada para o inicio do projeto, será realizada no turno noturno, socialização e interpretação das ações do Projeto Minha Escola Lê para os pais e comunidade escolar, bem como a divulgação dos trabalhos a serem

desenvolvidos e os momentos da execução das atividades para prévia organização dos professores e alunos. Serão convidados pais que apresentem alguma habilidade em declamação, musica, dança, teatro, contação de histórias, paródias entre outras para que apresentem aos alunos e demais pais.
ATIVIDADE N 2

Sacola da Leitura
Serão confeccionadas uma sacola para cada turma. Nessas sacolas serão colocados um kit contendo diversos materiais de leitura para a mãe, o pai os irmãos e o próprio aluno dependendo do nível em que esta. Cada vez um aluno levará para casa para ler em família também irá neste kit um caderno para que os pais anotem o que mais achou interessante na leitura em família.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 3:

Feira de livros
Na semana do livro e da biblioteca será realizada a feira do livro "sebo"envolvendo os Educandos do Ensino Fundamental e da EJA, docentes, funcionários e pais que serão convidados a doar e ou a realizar a troca de livros usados e em bom estado. Serão aceitos todos os gêneros literários. Também nesse dia será convidado uma livraria que ofereça livros para a venda, fazendo assim uma grande feira de livros.

Nesta feira os alunos irão apresentar as atividades desenvolvidas durante o ano para a comunidade escolar, principalmente para os pais através de trabalhos escritos, confecção de livros, contação de histórias, leitura de poesias e criação de desenhos. Cada sala será palco de uma atividade.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 4:

Todos lendo
O aviso do início da atividade será com uma música, pelo sistema de som. Em cada sala, os educando e docentes realizam leitura. Da mesma forma, os funcionários em seus locais de trabalho deixam seus afazeres e lêem.

Também os pais, que por ventura vierem à escola nestes horários serão convidados a visitar a biblioteca ou outro espaço para realizarem a leitura

No final de cada trimestre letivo serão premiados os alunos" destaque" na leitura.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 5:

Hora do Conto:
A atividade é desenvolvida com todas as turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de nove anos e da EJA Educação de Jovens e Adultos. A Hora do Conto é parte integrante de um dos trabalhos desenvolvidos pela biblioteca.

Este momento acontece quinzenalmente, criando momentos de interação entre professores e alunos mediatizados pela contação, teatro e leitura de histórias da literatura infantil. São momentos dinâmicos e lúdicos que envolvem planejamento coletivo entre educadores, atendente do Comboio do Saber, uma Biblioteca Itinerante formada em um ônibus reformado para isso
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 6:

Vovó e Vovô na escola:
Serão convidados os avós dos alunos para participarem do momento de contação de história, os avós farão o relato de experiência proporcionando um momento de interação entre as diferentes idades. Este momento será realizado com as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental de nove anos.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 7:

contação de história nas turmas
Nos momentos da Hora do Conto as turmas juntamente com as professoras se organizarão com uma contação de história para outra turma a ser escolhida pelo grupo, os alunos do 4º Ano irão contar para os alunos do 1º Ano que ainda não sabem ler.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELAS TURMAS
Foram trabalhados

• Comprometimento por parte dos professores para a leitura de um livro por mês. Relacionado a áreas da educação.

• Apresentação de algumas obras lidas por alunos do 1º ao 4º ano;

• Manuseio individual e espontâneo de livros;

• Escolha de livros a serem lidos;

• Leitura de livros;

• Fichamento de livros lidos pelos alunos (opiniões sobre o tema abordado, etc.);

 

• Preparação da apresentação dos livros lidos, teatros, comercial, música, poesia, historietas, mímicas, parlendas, trava-língua, etc;

• Reconto de estórias através de maquetes.
Atividades desenvolvidas com o 1º ano
Os alunos do 1º Ano trabalharão com Literatura Infantil com o Livro Cachinhos de Ouro. Os alunos juntamente com a professora, farão a leitura da capa do livro, retirando informações sobre a referencia bibliográfica do mesmo:

Titulo do livro:

Nome do autor

Nome do ilustrador

Nome da editora

A professora fará uma orientação prévia sobre este trabalho oral: postura, entonação de voz, seriedade, leitura fluente. Os alunos que não souberem ler receberão uma página do texto para acompanhar a leitura.

Os alunos poderão sentar-se em circulo no chão, em cadeiras dispostas. A professora inicia a leitura da estória, porem não termina, instigando assim a curiosidade das crianças.

Eles levarão para casa uma cópia da estória e pedirão aos pais que terminem de contar a estória fazendo com que os mesmos participem do desenvolvimento da leitura de seus filhos.

Após esta etapa serão desenvolvidos vários exercícios relacionados com o texto

Na próxima etapa os alunos farão a dramatização da historia. Divididos em grupos de 5 alunos, ( narrador – Cachinhos de Oura – mamãe Ursa – Papai Urso – Nenê Urso) cada equipe ensaiara com a coordenação da professora a encenação e apresentarão para as demais salas. A equipe que melhor se destacar apresentará para os pais.

Depois de realizado a encenação trabalhar-se-á a escrita. As crianças reproduzirão com suas palavras a historia que leram. Os que não souberem escrever serão auxiliados pela professora ou por colegas já alfabetizados.
2º ANO
O 2º ano desenvolverá as seguintes atividades com livros de literatura:

• Leitura de textos literários feita pela professora;

• Comentar sobre a importância da leitura e os tipos de textos;

 

• Colocar os livros a disposição dos alunos para que escolhem o que mais lhe chamar atenção;

• Pedir que os alunos leiam junto com os pais;

• Comentar sobre oi que entenderam sobre a estória que leram

• Trabalhar na oralidade os textos lidos ( moral da estória);

• Permitir a troco dos livros entre os alunos;

• Procurar palavras desconhecidas no dicionário;

• Cada aluno ira confeccionar um livro da história lida

• Fazer a exposição dos livrinhos para as demais turmas.
3º ANO
Os alunos começarão escolhendo livros de seu interesse, com desenhos coloridos e atrativos. Depois de cada livro lido os alunos preencherão uma ficha de leitura. Em cada troca de livros será sorteado um aluno que ira contar a estória que leu com suas palavras, para que a professora analise sua interpretação, vocabulário e entendimento da história.
Dar acesso ao aluno as diferentes leituras da internet através de jogos e sites educativos.



• Confecção de mural usando recortes, colagem desenhos e pintura sobre a estória lida;

• A professora distribuirá vários trechos de histórias conhecidas para que os mesmos identifiquem e completem.

• Os alunos irão apresentar estórias para os alunos do 1º e 2º ano;

• Visita a biblioteca municipal para conhecer as obras

• Apresentação de um teatro de uma estória infantil escolhida pelos alunos;
4º ANO
No primeiro momento os alunos serão divididos em duplas, cada dupla escolhe um livro de literatura para ser lido. Após a leitura decidirão juntos uma parte da estória para dramatizarem em forma de maquete. As duplas confeccionarão a maquete com a parte principal da história lida num segundo momento apresentarão a história para os demais alunos da escola.

Outro trabalho que será desenvolvido com os alunos do 5º Ano será o ensaio e apresentação de teatro com fábulas. Os alunos serão divididos em grupos de 4,

escolherão e farão o estudo e analise da fabula por eles escolhida. Cada grupo opta em apresentar com fantoches, dedoches, máscaras, roupas ou outro material de sua criatividade que caracterizem os personagens. No dia marcado, apresentarão para os colegas de sala e logo em seguida para as demais turmas. Um dos alunos falará sobre a moral da historia.

Inicialmente, será feita uma oficina de apresentação para a família, colocando-a em sintonia com a proposta do projeto.

As atividades seguintes serão feitas em sala de aula, a partir da leitura de um tipo de texto a cada semana/ aula e, a partir do qual desembocará todos os trabalhos propostos em sala.

A leitura feita em sala poderá variar entre: Textos Informativos, Bíblicos, poesias, parlendas, piadas, contos, músicas, versos de cordel, histórias infantis, receitas, listagem, rótulos, etc.

Paralelo ao trabalho do professor em sala, às Sexta-feira, cada aluno levará um livro em uma sacola decorada, que deverá ser lido em família e, no retorno à escola, o aluno deverá transmitir aos colegas a experiência do Tempo de Ler recontando a história.

Mensalmente os pais preencherão uma ficha de acompanhamento do projeto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É necessário realizar atividades integralizadoras com os professores das escolas, pois estes são o maior elo motivador da leitura para crianças, após as influências familiares, na escola. Portanto, estimulando, criando e incentivando o hábito de leitura e conseqüentemente o uso de bibliotecas escolares pelos alunos.

Pode-se mostrar a todos os integrantes das escolas, a importância da leitura na formação de um cidadão. Assim sendo, a biblioteca etinerante passou a ser um elo de ligação entre alunos e professores, tornando-se uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem.
Esta terça-feira (12) é o Dia Nacional da Leitura, instituído pelo Ministério da Cultura, no ano passado. Esse hábito pode ser estimulado desde cedo e ajuda no desenvolvimento das crianças, inclusive no desempenho na escola. Além disso, um livro pode significar uma opção criativa de diversão em família e um bom presente neste Dia da Criança. Todas as noites, Lucas Cavalcanti de Sá, de 7 anos, e a mãe, Ednéia Cavalcanti (foto 2), cumprem um ritual. Antes de dormir, eles vão juntos até a estante do quarto de Lucas e escolhem um livro. A contação de histórias acontece desde que ele era bem pequeno. Agora, o menino já aprendeu a ler. Mesmo assim, gosta quando a mãe participa da leitura. "Às vezes eu leio tudo, ou então a gente divide", disse.



Ednéia gosta e incentiva essa paixão do filho pela leitura. Além dos livros que eles têm em casa, Lucas traz outros da escola para que ela leia para ele. E também não é raro os dois lerem ao mesmo tempo, mas cada um com o seu livro. "Outra coisa que a gente gosta de fazer é inventar história. Eu tenho isso como uma atividade prazerosa", contou a mãe. Um filho apaixonado por livros parece ser o sonho de todas as mães. Esse desejo pode ser conquistado com a ajuda da escola. Quem dá o exemplo é a Escola Municipal Milton de Almeida Santos que, há um ano, desenvolve o projeto Ler para Acalentar. As crianças ainda não conhecem as letras, não conseguem ler as histórias. Mesmo assim, são estimuladas a contar para os colegas o que entendem através das gravuras. "Assim as crianças desenvolvem a oralidade, o interesse e o cuidado com livro, a melhora da produção, além de estimular o interesse de recontar histórias", explicou a vice-diretora da escola, Regina Gouveia. E para que o gosto pelos livros realmente cresça, a participação dos pais é fundamental. Atendendo a um pedido da escola, eles lêem para os filhos as histórias que vão ser contadas depois para os colegas. "Agora, o meu filho não está mais tão tímido. Antes, ele não sabia

ler direito, agora escreve letrinhas, melhorou muito", falou a faxineira Clauderlândia Domingos.

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