quarta-feira, 12 de agosto de 2015

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Consciência fonológica

A consciência fonológica é a capacidade de identificar e discriminar diferentes sons.

A criança desenvolve a consciência fonológica no contato com o mundo linguístico, na inserção na cultura onde são privilegiadas diferentes formas linguísticas, entre quais destacamos as músicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais, e a fala, propriamente dita.  

Atividades Pedagógicas:

CONSCIÊNCIA DE PALAVRA:  contar o número de palavras numa frase, referindo-o 
verbalmente ou batendo uma palma para cada palavra, ordenar corretamente uma oração ouvida com as palavras desordenadas. 

CONSCIÊNCIA DA SÍLABA: contar o número de sílabas; dizer qual é a sílaba inicial, medial ou final de uma determinada palavra; subtrair uma sílaba das palavras, formando novos vocábulos. 

CONSCIÊNCIA FONÊMICA: dizer quais ou quantos fonemas  formam uma palavra; descobrir qual a palavra está sendo dita por outra pessoa unindo os fonemas por ela emitidos; formar um novo vocábulo subtraindo o fonema inicial da palavra.

Todas as atividades descritas abaixo são orais. 
O importante é brincar com as sonoridades das palavras, que devem ser retiradas dos textos trabalhados em sala.

Exemplos de atividades:

- Após a leitura de um texto, escolher uma palavra e escrevê-la na lousa, fazendo um trabalho de consciência fonológica de som inicial, media e/ou final. 

- Cartazes com figuras – separar as figuras que começam com a mesma letra. 

- Dicionário ilustrado – pedir as crianças que procurem em casa, figuras de coisas que comecem com determinada letra e colar na página correspondente. 

- Bingo fonético – cartão com letras: o professor mostra a figura, as crianças pensam com que letra começa e marcam na cartela.

-Adição ou subtração de sons: 
MANGA + BA = MANGABA   /     MANGABA – BA = MANGA. 

-Onde está a letra S nas palavras SAPO – LÁPIS. 

-Falar de trás para frente: 
JUCA – CAJU   /     SACA – CASA. 

- Nomes com a mesma letra inicial. 

-Alimentos que começam com a mesma letra como ARROZ, AÇÚCAR. 

-Frutas que começam com a mesma letra como mamão, maçã, melão. 

-Brincar com rimas de cantigas, parlendas etc. 


Outro exemplo de atividade:


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