quarta-feira, 29 de julho de 2015

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL


A importância da leitura no desenvolvimento infantil


- Mamãe, conta aquela história outra vez? - 
E depois, você conta de novo?
 O valor e a importância que se dá à leitura começa em casa,
 muito antes das “letras” e da escola.
 Contar histórias é oficio antigo da humanidade, encontrado em 
todas as partes do mundo.
 O homem usa a palavra como instrumento mágico que produz
 bem-estar, prazer, satisfação, conhecimento. 
Os primeiros narradores de histórias oralmente transmitidas são 
os antepassados de todos os escritores. 
Fixar essas experiências através da escrita garante que os
 ensinamentos perdurem e que as raízes de cada um possam 
ser respeitadas e assimiladas. 
A leitura de adultos significativos para as crianças, é uma atividade
 prazerosa, uma forma de brincar com as palavras, de proporcionar
 uma rica fonte para a imaginação, que transporta a criança para
 mundos diferentes. 
Pais e professores da Educação Infantil e das séries iniciais são os 
responsáveis por criar os laços das crianças com a leitura. 
A infância é o tempo de maior disponibilidade a influências.
 As crianças gostam de “imitar” atos de leitura, e a família e
 os professores são ótimos modelos de leitores competentes. 
As crianças, no dia-a-dia, entram em contato com as mais
 trágicas histórias, nos jornais, revistas, TV, cinema, computador. 
Todos são “eventos de letramento”, mas que histórias, que leitura,
 em contrapartida, podemos oferecer às crianças deste século? 
As crianças têm, na infância, o melhor tempo disponível para ouvir
 ou fazer uma leitura descompromissada, movidas apenas pela 
curiosidade, pelo prazer, pelo descobrimento.
 Nosso papel é o de oferecer, desde cedo, o contato com 
obras-primas, com leitura ou “contação” de boa qualidade. 
Com isso é possível que a criança tenha uma formação e um 
desenvolvimento mais completo, mais interessante. 
Já disseram, mais de um educador, que a criança que 
cresce ouvindo histórias cresce mais feliz. 
A leitura é expressão estética da vida através da palavra
 escrita e contribui significativamente para a formação da
 pessoa, influindo nas formas de se encarar a vida.
 A criança é imaginativa, exercita a realidade através da
 fantasia, mas precisa de materiais exteriores – todas as 
formas de escrita – contos, histórias, fábulas, poemas, cantigas, 
para se constituir como pessoa. 
Gostam de leituras que lhes dêem utilidade e prazer. “Cobrar”
 leitura de uma criança é um erro bem fácil de se cometer. 
A criança vai crescendo e temos a tendência de deixá-la 
sozinha com sua “tarefa” de ler. 
Não devemos deixar de mostrar nossa paixão e envolvimento
 pelo que fazem, pelo que descobrem, mesmo que não seja o 
que sonhamos ou imaginamos para elas. 
Acabamos valorizando os livros de aprender a ler, os livros das
 diferentes disciplinas escolares que ensinam os conhecimentos 
culturais, mas nem tanto, os livros não utilizados na aprendizagem 
formal, os que normalmente são caracterizados como recreação. 
Se a criança não procurar, inicialmente, um livro como entretenimento, 
como poderá ela ter prazer de ler no futuro? 
Cecília Meireles mestra no uso das belas e boas palavras, que
 produzem tanto prazer, já dizia: “Ah! Tu, livro despretencioso, que, na 
sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu, 
pelo qual se encantou, e, sem figuras, sem extravagâncias, 
esqueceu as horas, os companheiros, a merenda... tu, sim, és
 um livro infantil, e o teu prestígio será na verdade, imortal.
Maria Cristina Hoffmann - Educação Infantil Artigo 
publicado na revista Family and friends nº 8

A Importância de Contar Histórias


A importância de ler e contar histórias
para as crianças

Contadores de histórias... quando ouvimos essa expressão quase sempre vamos lá atrás no tempo e nos recordamos de uma tia ou avó que nos contavam histórias antes de dormir. Infelizmente, contar histórias e, principalmente, se contar para o outro tem se tornado uma prática pouco comum ou quase inexistente. Perdemos o sentido mais primário que essa linguagem propicia: de agrupar pessoas, aproximar e compartilhar.

No corre-corre da vida, na linguagem industrial que algumas emissoras impõem, pouco tempo reservamos para simplesmente contar histórias para nossos filhos.
Esquecemos que, através das histórias, a criança cria seu próprio inventário moral, elabora questões que a angustiam e se sente alimentada.

Através de personagens que têm que vencer obstáculos, sair do âmbito familiar e conseguir sucesso no mundo externo, preparamos o pequeno ouvinte para vivenciar com mais segurança suas próprias derrotas e perdas.

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