terça-feira, 16 de junho de 2015

EDUCAÇÃO INFANTIL


A arte de ler criativamente


Um modo inteligente de ler transforma até mesmo os livros menos bons em leituras relevantes para nosso crescimento intelectual e pessoal


Gabriel Perissé
© iStockphoto
Este é o título de um dos mais recentes livros do pensador espanhol Alfonso López Quintás: El arte de leer creativamente. A palavra leer, no idioma do autor, guarda ainda, nesse duplo 'e', lembranças do verbo latino legere. Ao longo do tempo, como aconteceu em casos semelhantes (o verbo amare tornou-se 'amar'), o 'e' final caiu, e caiu igualmente o 'g' (como aconteceu com regis, que virou rey em espanhol e 'rei' em português).

No português arcaico tínhamos leer também. E não só. Tínhamos creer, teer e veer. De fins do século 13 em diante verificou-se um fenômeno de fusão dessas vogais: 'crer', 'ter' e 'ver'. E assim chegamos ao nosso 'ler'!

Em latim, legere significava 'escolher', significado este que ficou escondido na palavra de tamanho menor. A etimologia revela, portanto, que ler (ainda) é escolher. Não só escolher o livro que você vai ler, mas escolher o modo como vai ler o livro que escolheu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário