quarta-feira, 12 de agosto de 2015
10:36
Coleção Pequenas Lições
Editora Soler
Veja o livro ilustrado aqui
O que é o amor?
Numa sala de aula haviam várias crianças. Quando uma delas perguntou à professora:
- Professora, o que é o amor?
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera.
Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera.
Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.
As crianças saíram apressadas e ao voltarem a professora disse:
- Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.
A primeira criança disse:
- Eu trouxe esta flor, não é linda?
A segunda criança falou:
- Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção.
A terceira criança completou:
- Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?
E assim as crianças foram se colocando. Terminada a exposição a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo.
Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido. A professora se dirigiu a ela e perguntou:
- Meu bem, porque você nada trouxe?
E a criança timidamente respondeu:
- Desculpe professora. Vi a flor e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la.
Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho.
Portanto professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe?
A professora agradeceu a criança e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração e não em nada físico".
Nós , homens e mulheres somos como aquelas crianças temos que levar vantagem em tudo , não importa a dor que ou a quem causamos , sejam nos negócios , no super mercado , com um vizinho , no trânsito ,
buscamos sempre a nota máxima da esperteza e da .... "EU FIZ , EU ACONTECI , EU , EU , EU...." .
Lembre-se que Deus lhe deu o mais puro dos sentimentos e o mais nobre de todos os dons , tire a nota máxima na escola da vida , aos olhos dEle . Jesus um dia falou ... "em verdade vos digo que quem não receber o reino de Deus como criança , de maneira nenhuma entrará nele" (Mc 10:15)
Valores determinam nossas decisões e posturas em relação à vida
"Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas idéias e a nobreza dos seus ideais."
Charles Chaplin
A expressão visual: lendo “História de Amor”,
de Regina Coeli Rennó
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■analisar a obra “História de Amor”;
■interpretar as imagens da obra.
■produzir, de maneira coesa e coerente, texto semelhante à obra analisada.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Os alunos deverão ter conhecimento em estrutura da narrativa: personagens, espaço, tempo, enredo, narrador.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1
Inicialmente, o professor deverá organizar a sala em um grande círculo.
Feito isso, ele deverá dizer aos alunos que eles farão a leitura de um livro chamado "História de amor".
Em seguida, ele deverá projetar todo o livro para que os alunos leiam:
Professor, você encontrará o livro completo no seguinte endereço:
http://www.bookess.com/read/2961-historia-de-amor / .
Basta digitar "História de Amor" no campo "Faça uma busca":
O professor deverá mostrar slide por slide das imagens sem dizer nada.
Ao final os alunos estranharão o fato de não ter palavras no texto.
O professor então deverá dizer que é possível fazer a leitura do livro pelas imagens.
Ele deverá organizar os alunos em duplas.
Cada dupla deverá escrever, de maneira resumida, o que é mostrado em cada uma das imagens. Para fazer a correção, o professor mostrará as imagens novamente e solicitará as duplas que leiam o que escreveram.
Assim, o professor construirá uma história coletiva com toda a classe.
ATIVIDADE 2
O professor deverá mostrar aos alunos o vídeo animado do livro "História de Amor".
http://www.youtube.com/watch?v=VVCb9zMm39
Depois de assistirem ao vídeo, o professor fará uma análise mais profunda da história por meio de perguntas que serão sorteadas entre os alunos.
O professor poderá colocá-las em uma caixinha que será passada entre a turma.
Uma música será colocada e o professor a pausará em algum momento.
O/a aluno/a que estiver com a caixinha em mãos retira uma pergunta e a responde.
Sugestões de perguntas:
1.Podemos afirmar que, no início da história, os dois lápis estavam felizes e apaixonados.
Dê exemplos que justifiquem essa afirmação.
2.Quais cores são utilizadas no momento inicial da história?
3.Quem são as personagens principais da história? É possível supor o sexo delas? Justifique.
4.Em um momento da história uma nova personagem aparece. Quem é ela?
5.O que o aparecimento dessa nova personagem significa para a história?
6.Podemos afirmar que no desenrolar da história a personagem lápis vermelho vive momentos difíceis. Como isso é mostrado durante a narrativa?
7.Depois de sair com o lápis amarelo, o lápis azul retorna para casa. Como ele se sente?
8.Em sua opinião por que o lápis vermelho sentiu-se abandonado?
9.Para você, qual é o significado da última ilustração que mostra o mar azul e vermelho?
10.Justifique o título da história.
ATIVIDADE 3
Nesta atividade, os alunos escreverão uma outra versão para a história.
Para isso, é importante que o professor relembre a história com a turma.
Ele deverá mostrar aos alunos a seguinte imagem do livro:
http://www.bookess.com/read/2961-historia-de-amor /
Em duplas os alunos deverão dar continuidade a histó ria (diferente da original) a partir do momento em que o lápis amarelo aparece.
Eles deverão fazer cinco desenhos até finalizar a história.
Os desenhos poderão compor um livro e ficar na biblioteca da escola.
Recursos Complementareshttp://www.unincor.br/pos/cursos/MestreLetras/arquivos/dissertacoes/VANEIDE%20DAMASCENO%20CUNHA%20ARANTES.pdf
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação durante as atividades.
É importante observar a coerência nas produções textuais e o desenvolvimento da história produzida (situação inicial, conflito, desfecho)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27320
Um Leão pediu a filha de um lenhador em casamento.
O pai, contrariado por não poder negar, já que o temia, viu também na ocasião, um excelente modo de livrar-se de vez daquele incômodo.
Ele disse que concordaria em tê-lo como genro, mas com uma condição;
Este deveria deixar-lhe arrancar suas unhas e dentes, pois sua filha tinha muito medo dessas coisas.
Feliz da vida o Leão concordou.
Feito isso, ele tornou a fazer seu pedido, mas o lenhador, que já não mais o temia, pegou um cajado e expulsou-o de sua casa.
Assim, vencido, ele retornou à floresta.
Autor: Esopo
Moral da História:
I) O amor é capaz de amansar a mais selvagem criatura.
II) Todos os problemas, quando examinados de perto, acabam por revelar sua solução.
Moral da história para sua vida prática
Para resolver um problema, primeiramente, busque a maior quantidade possível de informações para ter certeza do que está acontecendo e, só então, o enfrente, de forma conveniente.
Nunca confie demais, principalmente se tiver de deixar suas convicções e defesas próprias em segundo plano.
Analise bem a situação antes, para que você não se arrependa depois.
Seja flexível, mas com um pouco de cuidado e quando for realmente possível agir assim.
Analise adequadamente os fatos para não se deixar prejudicar em virtude de sua flexibilidade
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/fabula25a.htm
Análise da fábula
http://www.bookess.com/read/2961-historia-de-amor / .
Basta digitar "História de Amor" no campo "Faça uma busca":
O professor deverá mostrar slide por slide das imagens sem dizer nada.
Ao final os alunos estranharão o fato de não ter palavras no texto.
O professor então deverá dizer que é possível fazer a leitura do livro pelas imagens.
Ele deverá organizar os alunos em duplas.
Cada dupla deverá escrever, de maneira resumida, o que é mostrado em cada uma das imagens. Para fazer a correção, o professor mostrará as imagens novamente e solicitará as duplas que leiam o que escreveram.
Assim, o professor construirá uma história coletiva com toda a classe.
ATIVIDADE 2
O professor deverá mostrar aos alunos o vídeo animado do livro "História de Amor".
http://www.youtube.com/watch?v=VVCb9zMm39
Depois de assistirem ao vídeo, o professor fará uma análise mais profunda da história por meio de perguntas que serão sorteadas entre os alunos.
O professor poderá colocá-las em uma caixinha que será passada entre a turma.
Uma música será colocada e o professor a pausará em algum momento.
O/a aluno/a que estiver com a caixinha em mãos retira uma pergunta e a responde.
Sugestões de perguntas:
1.Podemos afirmar que, no início da história, os dois lápis estavam felizes e apaixonados.
Dê exemplos que justifiquem essa afirmação.
2.Quais cores são utilizadas no momento inicial da história?
3.Quem são as personagens principais da história? É possível supor o sexo delas? Justifique.
4.Em um momento da história uma nova personagem aparece. Quem é ela?
5.O que o aparecimento dessa nova personagem significa para a história?
6.Podemos afirmar que no desenrolar da história a personagem lápis vermelho vive momentos difíceis. Como isso é mostrado durante a narrativa?
7.Depois de sair com o lápis amarelo, o lápis azul retorna para casa. Como ele se sente?
8.Em sua opinião por que o lápis vermelho sentiu-se abandonado?
9.Para você, qual é o significado da última ilustração que mostra o mar azul e vermelho?
10.Justifique o título da história.
ATIVIDADE 3
Nesta atividade, os alunos escreverão uma outra versão para a história.
Para isso, é importante que o professor relembre a história com a turma.
Ele deverá mostrar aos alunos a seguinte imagem do livro:
http://www.bookess.com/read/2961-historia-de-amor /
Em duplas os alunos deverão dar continuidade a histó ria (diferente da original) a partir do momento em que o lápis amarelo aparece.
Eles deverão fazer cinco desenhos até finalizar a história.
Os desenhos poderão compor um livro e ficar na biblioteca da escola.
Recursos Complementareshttp://www.unincor.br/pos/cursos/MestreLetras/arquivos/dissertacoes/VANEIDE%20DAMASCENO%20CUNHA%20ARANTES.pdf
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação durante as atividades.
É importante observar a coerência nas produções textuais e o desenvolvimento da história produzida (situação inicial, conflito, desfecho)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27320
O leão apaixonado
Um Leão pediu a filha de um lenhador em casamento.
O pai, contrariado por não poder negar, já que o temia, viu também na ocasião, um excelente modo de livrar-se de vez daquele incômodo.
Ele disse que concordaria em tê-lo como genro, mas com uma condição;
Este deveria deixar-lhe arrancar suas unhas e dentes, pois sua filha tinha muito medo dessas coisas.
Feliz da vida o Leão concordou.
Feito isso, ele tornou a fazer seu pedido, mas o lenhador, que já não mais o temia, pegou um cajado e expulsou-o de sua casa.
Assim, vencido, ele retornou à floresta.
Autor: Esopo
Moral da História:
I) O amor é capaz de amansar a mais selvagem criatura.
II) Todos os problemas, quando examinados de perto, acabam por revelar sua solução.
Moral da história para sua vida prática
Para resolver um problema, primeiramente, busque a maior quantidade possível de informações para ter certeza do que está acontecendo e, só então, o enfrente, de forma conveniente.
Nunca confie demais, principalmente se tiver de deixar suas convicções e defesas próprias em segundo plano.
Analise bem a situação antes, para que você não se arrependa depois.
Seja flexível, mas com um pouco de cuidado e quando for realmente possível agir assim.
Analise adequadamente os fatos para não se deixar prejudicar em virtude de sua flexibilidade
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/fabula25a.htm
Análise da fábula
A fábula "O leão apaixonado" utiliza-se da figura do leão para apresentar as consequências de um amor impossível.
Quando alguém deixa de lado seu lado racional ao apaixonar-se, entregando-se. Além de perder sua identidade, torna-se submisso.
Organização geral (construção composicional)
Tempo e espaço não definidos;
Narrativa curta, apresenta os elementos básicos da narrativa;
Título chamativo .
Encerra em si uma linguagem simples, pois dirige-se ao povo;
Personagens são animais que apresentam comportamento humano;
Apesar de tratar-se de uma narrativa é perpassada por certa argumentatividade;
Situação problemática, um acontecimento com uma situação de conflito.
Narrado em 3ª pessoa.
Marcas lingüístico-enunciativas
Nas fábulas de Esopo a indicação de tempo e espaço é vaga e imprecisa para que o ensinamento proposto torne-se atemporal e universal:
Certa vez; depois.
A fábula "O leão apaixonado" é uma narrativa curta com o predomínio do discurso indireto.
O discurso direto aparece apenas na fala do lenhador que após falar ao leão que não o queria como genro, percebeu "o perigo" e simulando respeito e obediência "meu senhor" finge que concorda com o casamento e impõe algumas condições "se o senhor quer casar com minha filha, vai ter que arrancar os dentes e cortar as garras."
A adjetivação tem papel fundamental para a construção de sentido do texto, pois além de caracterizar os personagens, determinam o conflito e o desfecho da narrativa.
Nas construções marido perigoso, garras compridas, leão apaixonado, leão manso e desarmado percebe-se as mudanças ocorridas, ao apaixonar-se passa de um extremo a outro: de perigoso a manso (inofensivo).
E o lenhador, da condição de inferior, porém "esperto" e conhecedor da fraqueza do leão, passa a dominar a situação "pegou um pau e tocou o leão para fora de sua casa."
O substantivo dentões traz implícito o adjetivo "grandes", sugere que são "muito grandes", escolha lexical que enfatiza a superioridade.
Segundo Brandão, o mundo narrado é marcado pelo pretérito perfeito denotando um distanciamento do narrador em relação ao que é contado apaixonou, irritou, fingiu, voltou, pediu, tocou.
O mundo comentado indica uma relação de proximidade com o que se diz e é marcado no texto pelo verbos no presente É - tem e pelo discurso direto.
O operadores argumentativos estabelecem relações de sentidos imprescindíveis à compreensão do texto. No trecho "... disse ao leão que era muita honra, mas muito obrigado, não queria.", a conjunção mas introduz uma idéia de contradição em relação à oração anterior e usado com o verbo no pret. Imperfeito, o efeito de sentido obtido foi o de recusar polidamente o pedido do leão, visto que o lenhador dirigia-se a um ser que naquele momento lhe oferecia perigo.
Em "mas que dentões o senhor tem!" o mas é utilizado para dar ênfase , realçar.
A mesma conjunção mas aparece novamente em "Mas o lenhador, que já não sentia medo daquele leão manso e desarmado, pegou um pau..." apresentando também idéia de oposição, porém de maneira implícita, pois refere-se à reação que o lenhador teve diante de um ser manso e desarmado, relacionando essa idéia de contradição ao período anterior.
O operador argumentativo se na oração "se o senhor quer casar com minha filha", estabelece uma condição que é o fator determinante do conflito da narrativa.
E, para convencer o leão da necessidade "de arrancar os dentes e cortar as garras", argumenta: "Qualquer moça ia ficar com medo."
No início da fábula, a presença dos artigos indefinidos em um leão- um lenhador dá idéia de " qualquer um , desconhecido". Porém logo na seqüência faz uso do artigo definido o para referir-se aos mesmos personagens, identificando- os como aqueles já mencionados e não outros.
As fábulas são textos figurativos em que as personagens (animais) representam tipos humanos da sociedade.
É utilizada a linguagem conotativa com a presença de figuras de linguagem (pedir a mão dela em casamento) como sugere o próprio título, a personificação do leão com uma característica humana leão apaixonado.
Abordagem em sala de aula
É necessário que o professor utilize estratégias apropriadas antes da leitura como: ativar o conhecimento prévio do aluno, estabelecer previsões sobre o texto, promover as perguntas dos alunos sobre o texto, tornando o trabalho de leitura significativo.
É importante também que se proceda à discussão sobre os elementos lingüísticos presentes no texto e suas funções no estabelecimento de sentido do mesmo.
Após a compreensão da função dos elementos lingüísticos, é necessário que ocorra uma discussão sobre o entendimento da temática da fábula, levantando questões com base nas reflexões realizadas.
A abordagem aqui proposta apresenta-se como sugestão de trabalho a ser adaptado, reformulado, ampliado, enfim redimensionado, de acordo com a situação de uso.
As sugestões de atividades, procuram integrar as práticas pedagógicas de leitura, de análise lingüística e de produção textual, englobam aspectos referentes à produção; ao tema; ao arranjo composicional e às marcas de linguagem.
O professor deve se aprofundar no gênero discursivo em foco, na sala de aula, propiciando aos alunos o contato com várias fábulas para que eles possam perceber as características e recorrências do gênero, caracterizando o trabalho como uma seqüência didática chegando à produção textual.
Questões sobre o texto
1. Antes de ler a fábula, o que o título "O leão apaixonado " sugere?
2. Qual a situação conflito apresentada pelo autor?
3. Quando contamos oralmente para alguém um fato que aconteceu utilizamos,geralmente, o discurso indireto. Só usamos o discurso direto quando queremos enfatizar a fala da personagem.Qual é o estilo usado por Esopo na fábula lida?
De quem é a voz apresentada no discurso direto?
4. Na fábula, as expressões que indicam tempo e lugar são vagas e imprecisas para que o ensinamento sirva para qualquer época.
Quais as expressões que indicam tempo e lugar no texto?
5. Que tipo de relação existe na frase abaixo, na palavra grifada:
"... disse ao leão que era muita honra, mas muito obrigado, não queria."
( ) adição de idéias
( ) contradição
6. Qual é o sentido das palavras em destaque:
" Se o senhor quer casar com minha filha, vai ter que arrancar os dentes e cortar as garras."
7. "Qualquer moça" - a palavra qualquer tem uma função na frase. Qual?
8. A locução verbal "vai ter" estabelece:
( ) uma possibilidade
( ) uma ordem
( ) uma condição
9. O que o aumentativo "dentões" sugere?
10. "leão manso e desarmado" - são características próprias do leão? Por que ele estava assim?
11. O que aconteceria se o leão não concordasse com as condições impostas pelo pai da moça? Por que ele concordou sem questionar?
12. Qual figura de linguagem aparece na expressão "foi pedir a mão dela em casamento."
13. O que representa o pronome de tratamento "senhor" na fala do lenhador?
14. Que sentido tem o verbo "correndo" em "foi correndo fazer o que o outro tinha mandado..."
15. Por que no primeiro período da fábula os personagens aparecem precedidos por um artigo indefinido (um) "um leão e um lenhador" e no 2° período, são apresentados pelo artigo definido o "o leão" , "o lenhador"
16. Qual é o efeito de sentido que tem o pronome demonstrativo "daquele" no último período do texto?
17. "Mas o lenhador, que já não sentia medo daquele leão manso e desarmado, pegou um pau e tocou o leão para fora de sua casa."
Se a oração que está entre vírgulas fosse retirada do texto, o sentido permaneceria o mesmo?
Por quê?
18. Comente a moral da fábula. Você concorda?
www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/610-2.pdf
www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/610-2.pdf
Falando e sentindo o amor...
Leiturinhas românticas...
Coleção Pequenas Lições
Editora Soler
Veja o livro ilustrado aqui
O que é o amor?
Numa sala de aula haviam várias crianças. Quando uma delas perguntou à professora:
- Professora, o que é o amor?
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera.
Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera.
Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.
As crianças saíram apressadas e ao voltarem a professora disse:
- Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.
A primeira criança disse:
- Eu trouxe esta flor, não é linda?
A segunda criança falou:
- Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção.
A terceira criança completou:
- Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?
E assim as crianças foram se colocando. Terminada a exposição a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo.
Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido. A professora se dirigiu a ela e perguntou:
- Meu bem, porque você nada trouxe?
E a criança timidamente respondeu:
- Desculpe professora. Vi a flor e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la.
Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho.
Portanto professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe?
A professora agradeceu a criança e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração e não em nada físico".
Nós , homens e mulheres somos como aquelas crianças temos que levar vantagem em tudo , não importa a dor que ou a quem causamos , sejam nos negócios , no super mercado , com um vizinho , no trânsito ,
buscamos sempre a nota máxima da esperteza e da .... "EU FIZ , EU ACONTECI , EU , EU , EU...." .
Lembre-se que Deus lhe deu o mais puro dos sentimentos e o mais nobre de todos os dons , tire a nota máxima na escola da vida , aos olhos dEle . Jesus um dia falou ... "em verdade vos digo que quem não receber o reino de Deus como criança , de maneira nenhuma entrará nele" (Mc 10:15)
Valores determinam nossas decisões e posturas em relação à vida
"Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas idéias e a nobreza dos seus ideais."
Charles Chaplin
A expressão visual: lendo “História de Amor”,
de Regina Coeli Rennó
Autor: Daniela Braga de Paula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■analisar a obra “História de Amor”;
■interpretar as imagens da obra.
■produzir, de maneira coesa e coerente, texto semelhante à obra analisada.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Os alunos deverão ter conhecimento em estrutura da narrativa: personagens, espaço, tempo, enredo, narrador.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1
Inicialmente, o professor deverá organizar a sala em um grande círculo.
Feito isso, ele deverá dizer aos alunos que eles farão a leitura de um livro chamado "História de amor".
Em seguida, ele deverá projetar todo o livro para que os alunos leiam:
Basta digitar "História de Amor" no campo "Faça uma busca":
O professor deverá mostrar slide por slide das imagens sem dizer nada.
Ao final os alunos estranharão o fato de não ter palavras no texto.
O professor então deverá dizer que é possível fazer a leitura do livro pelas imagens.
Ele deverá organizar os alunos em duplas.
Cada dupla deverá escrever, de maneira resumida, o que é mostrado em cada uma das imagens. Para fazer a correção, o professor mostrará as imagens novamente e solicitará as duplas que leiam o que escreveram.
Assim, o professor construirá uma história coletiva com toda a classe.
ATIVIDADE 2
O professor deverá mostrar aos alunos o vídeo animado do livro "História de Amor".
Depois de assistirem ao vídeo, o professor fará uma análise mais profunda da história por meio de perguntas que serão sorteadas entre os alunos.
O professor poderá colocá-las em uma caixinha que será passada entre a turma.
Uma música será colocada e o professor a pausará em algum momento.
O/a aluno/a que estiver com a caixinha em mãos retira uma pergunta e a responde.
Sugestões de perguntas:
1.Podemos afirmar que, no início da história, os dois lápis estavam felizes e apaixonados.
Dê exemplos que justifiquem essa afirmação.
2.Quais cores são utilizadas no momento inicial da história?
3.Quem são as personagens principais da história? É possível supor o sexo delas? Justifique.
4.Em um momento da história uma nova personagem aparece. Quem é ela?
5.O que o aparecimento dessa nova personagem significa para a história?
6.Podemos afirmar que no desenrolar da história a personagem lápis vermelho vive momentos difíceis. Como isso é mostrado durante a narrativa?
7.Depois de sair com o lápis amarelo, o lápis azul retorna para casa. Como ele se sente?
8.Em sua opinião por que o lápis vermelho sentiu-se abandonado?
9.Para você, qual é o significado da última ilustração que mostra o mar azul e vermelho?
10.Justifique o título da história.
ATIVIDADE 3
Nesta atividade, os alunos escreverão uma outra versão para a história.
Para isso, é importante que o professor relembre a história com a turma.
Ele deverá mostrar aos alunos a seguinte imagem do livro:
Em duplas os alunos deverão dar continuidade a história (diferente da original) a partir do momento em que o lápis amarelo aparece.
Eles deverão fazer cinco desenhos até finalizar a história.
Os desenhos poderão compor um livro e ficar na biblioteca da escola.
Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação durante as atividades.
É importante observar a coerência nas produções textuais e o desenvolvimento da história produzida (situação inicial, conflito, desfecho)
O leão apaixonado
Um Leão pediu a filha de um lenhador em casamento.
O pai, contrariado por não poder negar, já que o temia, viu também na ocasião, um excelente modo de livrar-se de vez daquele incômodo.
Ele disse que concordaria em tê-lo como genro, mas com uma condição;
Este deveria deixar-lhe arrancar suas unhas e dentes, pois sua filha tinha muito medo dessas coisas.
Feliz da vida o Leão concordou.
Feito isso, ele tornou a fazer seu pedido, mas o lenhador, que já não mais o temia, pegou um cajado e expulsou-o de sua casa.
Assim, vencido, ele retornou à floresta.
Autor: Esopo
Moral da História:
I) O amor é capaz de amansar a mais selvagem criatura.
II) Todos os problemas, quando examinados de perto, acabam por revelar sua solução.
Moral da história para sua vida prática
Para resolver um problema, primeiramente, busque a maior quantidade possível de informações para ter certeza do que está acontecendo e, só então, o enfrente, de forma conveniente.
Nunca confie demais, principalmente se tiver de deixar suas convicções e defesas próprias em segundo plano.
Analise bem a situação antes, para que você não se arrependa depois.
Seja flexível, mas com um pouco de cuidado e quando for realmente possível agir assim.
Analise adequadamente os fatos para não se deixar prejudicar em virtude de sua flexibilidade
Análise da fábula
A fábula "O leão apaixonado" utiliza-se da figura do leão para apresentar as consequências de um amor impossível.
Quando alguém deixa de lado seu lado racional ao apaixonar-se, entregando-se. Além de perder sua identidade, torna-se submisso.
Organização geral (construção composicional)
Tempo e espaço não definidos;
Narrativa curta, apresenta os elementos básicos da narrativa;
Título chamativo .
Encerra em si uma linguagem simples, pois dirige-se ao povo;
Personagens são animais que apresentam comportamento humano;
Apesar de tratar-se de uma narrativa é perpassada por certa argumentatividade;
Situação problemática, um acontecimento com uma situação de conflito.
Narrado em 3ª pessoa.
Marcas lingüístico-enunciativas
Nas fábulas de Esopo a indicação de tempo e espaço é vaga e imprecisa para que o ensinamento proposto torne-se atemporal e universal:
Certa vez; depois.
A fábula "O leão apaixonado" é uma narrativa curta com o predomínio do discurso indireto.
O discurso direto aparece apenas na fala do lenhador que após falar ao leão que não o queria como genro, percebeu "o perigo" e simulando respeito e obediência "meu senhor" finge que concorda com o casamento e impõe algumas condições "se o senhor quer casar com minha filha, vai ter que arrancar os dentes e cortar as garras."
A adjetivação tem papel fundamental para a construção de sentido do texto, pois além de caracterizar os personagens, determinam o conflito e o desfecho da narrativa.
Nas construções marido perigoso, garras compridas, leão apaixonado, leão manso e desarmado percebe-se as mudanças ocorridas, ao apaixonar-se passa de um extremo a outro: de perigoso a manso (inofensivo).
E o lenhador, da condição de inferior, porém "esperto" e conhecedor da fraqueza do leão, passa a dominar a situação "pegou um pau e tocou o leão para fora de sua casa."
O substantivo dentões traz implícito o adjetivo "grandes", sugere que são "muito grandes", escolha lexical que enfatiza a superioridade.
Segundo Brandão, o mundo narrado é marcado pelo pretérito perfeito denotando um distanciamento do narrador em relação ao que é contado apaixonou, irritou, fingiu, voltou, pediu, tocou.
O mundo comentado indica uma relação de proximidade com o que se diz e é marcado no texto pelo verbos no presente É - tem e pelo discurso direto.
O operadores argumentativos estabelecem relações de sentidos imprescindíveis à compreensão do texto. No trecho "... disse ao leão que era muita honra, mas muito obrigado, não queria.", a conjunção mas introduz uma idéia de contradição em relação à oração anterior e usado com o verbo no pret. Imperfeito, o efeito de sentido obtido foi o de recusar polidamente o pedido do leão, visto que o lenhador dirigia-se a um ser que naquele momento lhe oferecia perigo.
Em "mas que dentões o senhor tem!" o mas é utilizado para dar ênfase , realçar.
A mesma conjunção mas aparece novamente em "Mas o lenhador, que já não sentia medo daquele leão manso e desarmado, pegou um pau..." apresentando também idéia de oposição, porém de maneira implícita, pois refere-se à reação que o lenhador teve diante de um ser manso e desarmado, relacionando essa idéia de contradição ao período anterior.
O operador argumentativo se na oração "se o senhor quer casar com minha filha", estabelece uma condição que é o fator determinante do conflito da narrativa.
E, para convencer o leão da necessidade "de arrancar os dentes e cortar as garras", argumenta: "Qualquer moça ia ficar com medo."
No início da fábula, a presença dos artigos indefinidos em um leão- um lenhador dá idéia de " qualquer um , desconhecido". Porém logo na seqüência faz uso do artigo definido o para referir-se aos mesmos personagens, identificando- os como aqueles já mencionados e não outros.
As fábulas são textos figurativos em que as personagens (animais) representam tipos humanos da sociedade.
É utilizada a linguagem conotativa com a presença de figuras de linguagem (pedir a mão dela em casamento) como sugere o próprio título, a personificação do leão com uma característica humana leão apaixonado.
Abordagem em sala de aula
É necessário que o professor utilize estratégias apropriadas antes da leitura como: ativar o conhecimento prévio do aluno, estabelecer previsões sobre o texto, promover as perguntas dos alunos sobre o texto, tornando o trabalho de leitura significativo.
É importante também que se proceda à discussão sobre os elementos lingüísticos presentes no texto e suas funções no estabelecimento de sentido do mesmo.
Após a compreensão da função dos elementos lingüísticos, é necessário que ocorra uma discussão sobre o entendimento da temática da fábula, levantando questões com base nas reflexões realizadas.
A abordagem aqui proposta apresenta-se como sugestão de trabalho a ser adaptado, reformulado, ampliado, enfim redimensionado, de acordo com a situação de uso.
As sugestões de atividades, procuram integrar as práticas pedagógicas de leitura, de análise lingüística e de produção textual, englobam aspectos referentes à produção; ao tema; ao arranjo composicional e às marcas de linguagem.
O professor deve se aprofundar no gênero discursivo em foco, na sala de aula, propiciando aos alunos o contato com várias fábulas para que eles possam perceber as características e recorrências do gênero, caracterizando o trabalho como uma seqüência didática chegando à produção textual.
Questões sobre o texto
1. Antes de ler a fábula, o que o título "O leão apaixonado " sugere?
2. Qual a situação conflito apresentada pelo autor?
3. Quando contamos oralmente para alguém um fato que aconteceu utilizamos,geralmente, o discurso indireto. Só usamos o discurso direto quando queremos enfatizar a fala da personagem.Qual é o estilo usado por Esopo na fábula lida?
De quem é a voz apresentada no discurso direto?
4. Na fábula, as expressões que indicam tempo e lugar são vagas e imprecisas para que o ensinamento sirva para qualquer época.
Quais as expressões que indicam tempo e lugar no texto?
5. Que tipo de relação existe na frase abaixo, na palavra grifada:
"... disse ao leão que era muita honra, mas muito obrigado, não queria."
( ) adição de idéias
( ) contradição
6. Qual é o sentido das palavras em destaque:
" Se o senhor quer casar com minha filha, vai ter que arrancar os dentes e cortar as garras."
7. "Qualquer moça" - a palavra qualquer tem uma função na frase. Qual?
8. A locução verbal "vai ter" estabelece:
( ) uma possibilidade
( ) uma ordem
( ) uma condição
9. O que o aumentativo "dentões" sugere?
10. "leão manso e desarmado" - são características próprias do leão? Por que ele estava assim?
11. O que aconteceria se o leão não concordasse com as condições impostas pelo pai da moça? Por que ele concordou sem questionar?
12. Qual figura de linguagem aparece na expressão "foi pedir a mão dela em casamento."
13. O que representa o pronome de tratamento "senhor" na fala do lenhador?
14. Que sentido tem o verbo "correndo" em "foi correndo fazer o que o outro tinha mandado..."
15. Por que no primeiro período da fábula os personagens aparecem precedidos por um artigo indefinido (um) "um leão e um lenhador" e no 2° período, são apresentados pelo artigo definido o "o leão" , "o lenhador"
16. Qual é o efeito de sentido que tem o pronome demonstrativo "daquele" no último período do texto?
17. "Mas o lenhador, que já não sentia medo daquele leão manso e desarmado, pegou um pau e tocou o leão para fora de sua casa."
Se a oração que está entre vírgulas fosse retirada do texto, o sentido permaneceria o mesmo?
Por quê?
18. Comente a moral da fábula. Você concorda?
Falando e sentindo o amor...
Leiturinhas românticas...
UM SORRISO CHAMADO LUIZ
10:28
Como era todo sorriso
- vê que bobagem tamanha! -
o Luiz sorria e achava
que estava com a vida ganha."
Ele ria para milhões e não ria para ninguém.
Certo dia, percebeu que sorria para todos, mas ninguém sorria para ele.
Luiz refletiu e descobriu que podia receber o sorriso carinhoso das pessoas se mudasse a própria forma de sorrir.
ATIVIDADE:
Cada aluno monta uma história em quadrinhos em seis quadros , apresentando o seu sorriso.
Contando como é, do que gosta, do que não gosta,etc
Releitura do texto de Ziraldo - Um sorriso chamado Luiz em homenagem a Diretora da escola
Era uma vez um sorriso que se chamava ROSELIII
Estratégias de Leitura
Autor Maria Núbia Pessoa
Conhecer as estratégias que as crianças usam para ler;
■Identificar as preferências das crianças pelos livros e revistas;
■Ler e interpretar textos e imagens;
■Identificar informações na capa do livro;
■Elaborar desenhos.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
1º MOMENTO:
O professor organiza uma roda de leitura expondo alguns livros infantis de diferentes gêneros para as crianças folhearem, observarem as imagens e lerem
exploração dos livros possibilita as crianças usarem seus conhecimentos prévios, antecipando informações relacionadas ao texto/história. Para isso, o professor deverá questionar:
■Qual a história que esse livro conta?
■Quais os personagens dessa história?
■O que será que irá acontecer?
Enquanto as crianças exploram os livros o professor deverá observar e anotar as estratégias que elas usam para ler; os livros pelos quais elas demonstram ter preferências.
O professor poderá ler uma história ou solicitar que uma criança leia/conte a história para os colegas.
O Professor explora a capa do livro com as crianças, orientando-as a buscar informações na capa do livro escolhido, por exemplo:
O que costuma ter na capa de um livro?
Quais as imagens que aparecem na capa?
Qual o nome do autor?
Qual o título dessa história?
Depois o professor anota as respostas dos alunos e solicita o desenho de uma das histórias lidas.
2º MOMENTO:
O professor escolhe a letra de uma música para trabalhar com as crianças, faz a leitura da música, conversa sobre a música levantando algumas questões como:
Alguém conhece esta música?
De que a música fala? Quem sabe cantar?
Em seguida, o professor sugere que as crianças façam a leitura (pseudo-leitura) da letra da música.
Para isso, as crianças recebem uma cópia da letra da música e acompanha a leitura do professor. Logo depois, o professor coloca o cd de audio para tocar possibilitando a escuta da música a todos.
Desse modo, as crianças irão lendo o texto que têm em mãos, repetir trechos que sabem de cor. Depois o professor poderá desenvolver uma atividade em que as crianças poderão fazer uso de estratégias de leitura .
Por exemplo, as crianças irão realizar uma atividade escrita, completar as frases com as palavras da música, podendo utilizar o banco de dados que se encontra no final da tarefa imprensa.
Segue um exemplo de atividade escrita
3º MOMENTO:
Em um outro momento o professor levará as crianças à biblioteca sugerindo a leitura/manuseio de algumas obras do escritor, sugerimos obras do escritor Ziraldo.
É de fundamental importância que o professor crie encaminhamentos para que as crianças possam sentir-se leitoras das obras citadas, apresentando os elementos necessários para que façamos a leitura de algo escrito, no caso, livros.
Como por exemplo: nome do autor, ilustração, título e imagem que define a capa.
A oportunidade de ler diferentes portadores de textos permite que a criança crie suas próprias estratégias de leitura.
Desse modo, numa atividade de leitura de livros a criança faz uso das seguintes estratégias: antecipação (quando ao ver a capa/título ela já condições de dizer do que trata o livro); inferência (quando a criança consegue retirar sentido/significado que não está direta no texto/imagem); decodificação (quando a criança consegue realizar a leitura de algumas palavras/textos); interpretação (quando a criança consegue atribuir sentido e significado àquilo que ler).
Como forma de síntese desta aula, sugerimos a realização da seguinte atividade:
4º MOMENTO:
O professor continuará a aula propondo um caça ao tesouro, no qual as crianças irão seguir as pistas indicadas no mapa do tesouro, construído previamente pelo grupo de crianças e professor. O mapa conduzirá o grupo de crianças a encontrar um baú de livros/com obras do escritor Ziraldo. As pistas deverão fazer referência aos livros lidos.
Recursos Complementares
Sugestões de textos e vídeos para o professor.
Sugerimos que o professor possa consultar obras de Ziraldo, como:
■Dez amigos;
■O joelho juvenal;
■Pelegrino e Petrônio;
■Rolim;
■Sorriso chamado Luiz;
■Dodó;
■Flicts.
Sugerimos também visitar o site oficial do Ziraldo, no link abaixo:
Avaliação
Avaliação acontecerá durantea realização da aula, o professor irá observar e registrar a participação e envolvimento das crianças durante as atividades propostas.

MEU DENTE CAIU
Autor(es): Vivina de Assis Viana
Ilustrador(es): Miriam R. Costa Araújo
Chuim, brincando na escola, percebeu que seu dente estava mole. Logo gritou por Lola, sua colega, para mostrar o que tinha acontecido.
Lola foi logo dizendo que, quando o dente caísse, tinha que jogar em cima do telhado, senão não nasceria outro.
Um dia, o dente caiu e Chuim não o encontrou.
Ele ficou assustado, com medo de não nascer outro dente. Mas para sua surpresa...
ATIVIDADES SUGERIDAS
- Conversar sobre os diálogos entre as crianças da história.
- Debater:
- A queda de dentes de leite: um fato natural;
- Crenças populares sobre a queda dos dentes de leite;
- Os cuidados que devemos ter com os dentes para mantê-los sadios e seu papel na alimentação.
- Produção de texto: criar quadras que comecem assim:
- Enterrei meu lindo dente/debaixo de uma roseira...
- Joguei meu dente de leite/lá em cima do telhado...

Você sabe o que é Higiene Bucal?
A higiene bucal é a melhor forma de prevenir cáries, gengivite, mau hálito e outros problemas na boca.
A higiene bucal ajuda a deixar os dentes saudáveis.
Dentes saudáveis têm menos cáries, são limpos e ajudam a falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Confira os três principais orientações para a Saúde Bucal:
Higiene Bucal
Vamos fazer um mural!
Para esse Especial de Higiene Bucal, a dica é montar um mural com a turma e interagir no laboratório de informática!
Com a colaboração da turma, monte o mural divertido e colorido com imagens e frases sobre higiene bucal. Não esqueça de incluir as 3 principais orientações:
- Escove o dente 3 vezes ao dia
- Use fio dental
- Visite o dentista regularmente
No laboratório de informática, a ideia é jogar e aprender com os quizes.
Divida a turma em 2 grupos.
Um deles responderá ao Quiz 1 e o outro o Quiz 2.
Quem fizer mais pontos ganha!
No final da aula vale a pena que todos assistam ao multimídia do Menino Bactéria!
08:42
INTRODUÇÃO
Ser capaz de imaginar outras vidas e outros mundos é a grande aventura de multiplicar nossa existência e nela assim, encontrar um sentido. Ouvir histórias desde a primeira infância é, sem dúvida, o aprendizado das palavras, o estímulo para criar, pela fala e pela escrita, e dominar com propriedade a linguagem. Então, não podemos mais pensar em ensino de qualidade sem elaborarmos e incluirmos nos planos de aula um bom Projeto de Leitura, tanto para a própria escola quanto para a comunidade como um todo. Onde as dificuldades dos alunos, com relação a leitura, devem ser trabalhadas e enfatizadas em todas as disciplinas, de maneira interdisciplinar, visto que o aluno se utiliza da leitura em todas as matérias proporcionadas no currículo escolar.
São inúmeras as queixas de pais, responsáveis e professores acerca da problemática tanto na aquisição quanto no gosto pela leitura. Então, enquanto educadores nós precisamos de ações que disponibilizem o processo de aquisição da leitura no cotidiano desse aluno. O trabalho para minimizar essa realidade deve dar-se de forma conscientizadora para os educadores e de conquista para os alunos.
Embora enfatizemos a conscientização de nossos professores de que a leitura está num plano de máxima relevância, enfaticamente nas séries iniciais, não raro observamos que a atenção está voltada quase que de maneira exclusiva ao ensino de gramática. O que estamos detectando é que o ensino fundamental em seu ciclo inicial está produzindo alunos copistas e com anos de distorção e defasagem em relação a série-idade, mesmo que com projetos e compensações destinados a atender e suprir esses atrasos.
Diante a tantas possibilidades com relação ao mundo da leitura, é preciso despertar esse interesse em nossos alunos, onde deveremos ler com eles e para eles aflorando e ampliando suas mentes para o gosto pela leitura. Assim, faz-se necessário que o professor prepare o ambiente para o aluno, conquistando esse processo aos poucos, e não só proporcionando espaços de leitura na sala e na escola, mas também permitindo o contato direto com o "livro" através da biblioteca itinerante, a qual irá até o aluno. E, se o professor se dispuser a fazer seu papel de sedutor e preparar o ambiente, então, teremos um ótimo trabalho de ensino-aprendizagem, e um aluno apaixonado pela leitura, crítico, imaginativo e consciente de seu papel de cidadão.
JUSTIFICATIVA
Considerando a realidade sócio cultural dos alunos com relação ao processo ensino-aprendizagem, observamos que é de fundamental importância repensarmos na educação do futuro como formação do conhecimento e não somente como informação compartimentada no preparo do cidadão. Evidenciando essa realidade, consideramos de suma importância elaborar este projeto, com a finalidade de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos o prazer pela leitura, podendo dessa maneira proporcionar a possibilidade de acesso a essa gama de conhecimentos efetivada nos livros disponíveis através da biblioteca itinerante, a qual estará atendendo o município como um todo. Para incentivar o desenvolvimento do "hábito da leitura" e da escritura, na comunidade escolar, serão desenvolvidas durante o ano letivo, atividades envolvendo docentes, funcionários e educando na interatividade com o livro, despertando e estimulando o gosto pelo livro e pela leitura.
OBJETIVO GERAL
a) Desenvolver uma prática pedagógica que motive os alunos ao habito de leitura. Proporcionando momentos extrovertidos e agradáveis de leitura, Provocando o gosto pela diversidade textual;
b) Promover na comunidade escolar, o envolvimento de educadores, educandos e funcionários para a construção e desenvolvimento de ações que proporcionem o resgate da leitura pelo prazer de ler; Proporcionar a interatividade dos alunos, professores e funcionários com as literaturas infantis, infanto-juvenis, juvenis e clássicas, despertando o gosto e o prazer pela leitura; Intensificar na escola interesse pela leitura tornando uma prática prazerosa e constante nas atividades cotidianas; Sensibilizar os alunos através do contato com a leitura de obras diversas, motivando-os para a descoberta da importância da leitura como fonte de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades; Incentivar o desenvolvimento dos processos da comunicação, da criatividade e da imaginação através do debate sobre o lido, da contação de história e da produção literária.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas;
• Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos coerentes;
• Oferecer tempos e espaços de leitura diferentes aos da escola para os jovens e as famílias;
• Fomentar o gosto pela leitura, em educadores e alunos, implementando práticas leitoras ricas e diversificadas em todas as áreas do conhecimento;
• Sensibilizar, difundir e favorecer a leitura nos espaços pedagógicos e comunitários, permitindo que a linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que lêem e constroem a sua própria história cidadã;
• Propiciar a formação de educadores, e alunos leitores e produtores de textos nas diversas áreas do conhecimento;
• Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que escreve-se para que alguém leia;
• Desenvolver as capacidades das habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever;
• Propor situações de práticas leitoras com os diferentes tipos e gêneros textuais;
• Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
Serão desenvolvidas atividades pela escola e atividades pela professora de cada turma.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 1:
Divulgação do projeto
Na data agendada para o inicio do projeto, será realizada no turno noturno, socialização e interpretação das ações do Projeto Minha Escola Lê para os pais e comunidade escolar, bem como a divulgação dos trabalhos a serem
desenvolvidos e os momentos da execução das atividades para prévia organização dos professores e alunos. Serão convidados pais que apresentem alguma habilidade em declamação, musica, dança, teatro, contação de histórias, paródias entre outras para que apresentem aos alunos e demais pais.
ATIVIDADE N 2
Sacola da Leitura
Serão confeccionadas uma sacola para cada turma. Nessas sacolas serão colocados um kit contendo diversos materiais de leitura para a mãe, o pai os irmãos e o próprio aluno dependendo do nível em que esta. Cada vez um aluno levará para casa para ler em família também irá neste kit um caderno para que os pais anotem o que mais achou interessante na leitura em família.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 3:
Feira de livros
Na semana do livro e da biblioteca será realizada a feira do livro "sebo"envolvendo os Educandos do Ensino Fundamental e da EJA, docentes, funcionários e pais que serão convidados a doar e ou a realizar a troca de livros usados e em bom estado. Serão aceitos todos os gêneros literários. Também nesse dia será convidado uma livraria que ofereça livros para a venda, fazendo assim uma grande feira de livros.
Nesta feira os alunos irão apresentar as atividades desenvolvidas durante o ano para a comunidade escolar, principalmente para os pais através de trabalhos escritos, confecção de livros, contação de histórias, leitura de poesias e criação de desenhos. Cada sala será palco de uma atividade.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 4:
Todos lendo
O aviso do início da atividade será com uma música, pelo sistema de som. Em cada sala, os educando e docentes realizam leitura. Da mesma forma, os funcionários em seus locais de trabalho deixam seus afazeres e lêem.
Também os pais, que por ventura vierem à escola nestes horários serão convidados a visitar a biblioteca ou outro espaço para realizarem a leitura
No final de cada trimestre letivo serão premiados os alunos" destaque" na leitura.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 5:
Hora do Conto:
A atividade é desenvolvida com todas as turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de nove anos e da EJA Educação de Jovens e Adultos. A Hora do Conto é parte integrante de um dos trabalhos desenvolvidos pela biblioteca.
Este momento acontece quinzenalmente, criando momentos de interação entre professores e alunos mediatizados pela contação, teatro e leitura de histórias da literatura infantil. São momentos dinâmicos e lúdicos que envolvem planejamento coletivo entre educadores, atendente do Comboio do Saber, uma Biblioteca Itinerante formada em um ônibus reformado para isso
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 6:
Vovó e Vovô na escola:
Serão convidados os avós dos alunos para participarem do momento de contação de história, os avós farão o relato de experiência proporcionando um momento de interação entre as diferentes idades. Este momento será realizado com as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental de nove anos.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 7:
contação de história nas turmas
Nos momentos da Hora do Conto as turmas juntamente com as professoras se organizarão com uma contação de história para outra turma a ser escolhida pelo grupo, os alunos do 4º Ano irão contar para os alunos do 1º Ano que ainda não sabem ler.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELAS TURMAS
Foram trabalhados
• Comprometimento por parte dos professores para a leitura de um livro por mês. Relacionado a áreas da educação.
• Apresentação de algumas obras lidas por alunos do 1º ao 4º ano;
• Manuseio individual e espontâneo de livros;
• Escolha de livros a serem lidos;
• Leitura de livros;
• Fichamento de livros lidos pelos alunos (opiniões sobre o tema abordado, etc.);
• Preparação da apresentação dos livros lidos, teatros, comercial, música, poesia, historietas, mímicas, parlendas, trava-língua, etc;
• Reconto de estórias através de maquetes.
Atividades desenvolvidas com o 1º ano
Os alunos do 1º Ano trabalharão com Literatura Infantil com o Livro Cachinhos de Ouro. Os alunos juntamente com a professora, farão a leitura da capa do livro, retirando informações sobre a referencia bibliográfica do mesmo:
Titulo do livro:
Nome do autor
Nome do ilustrador
Nome da editora
A professora fará uma orientação prévia sobre este trabalho oral: postura, entonação de voz, seriedade, leitura fluente. Os alunos que não souberem ler receberão uma página do texto para acompanhar a leitura.
Os alunos poderão sentar-se em circulo no chão, em cadeiras dispostas. A professora inicia a leitura da estória, porem não termina, instigando assim a curiosidade das crianças.
Eles levarão para casa uma cópia da estória e pedirão aos pais que terminem de contar a estória fazendo com que os mesmos participem do desenvolvimento da leitura de seus filhos.
Após esta etapa serão desenvolvidos vários exercícios relacionados com o texto
Na próxima etapa os alunos farão a dramatização da historia. Divididos em grupos de 5 alunos, ( narrador – Cachinhos de Oura – mamãe Ursa – Papai Urso – Nenê Urso) cada equipe ensaiara com a coordenação da professora a encenação e apresentarão para as demais salas. A equipe que melhor se destacar apresentará para os pais.
Depois de realizado a encenação trabalhar-se-á a escrita. As crianças reproduzirão com suas palavras a historia que leram. Os que não souberem escrever serão auxiliados pela professora ou por colegas já alfabetizados.
2º ANO
O 2º ano desenvolverá as seguintes atividades com livros de literatura:
• Leitura de textos literários feita pela professora;
• Comentar sobre a importância da leitura e os tipos de textos;
• Colocar os livros a disposição dos alunos para que escolhem o que mais lhe chamar atenção;
• Pedir que os alunos leiam junto com os pais;
• Comentar sobre oi que entenderam sobre a estória que leram
• Trabalhar na oralidade os textos lidos ( moral da estória);
• Permitir a troco dos livros entre os alunos;
• Procurar palavras desconhecidas no dicionário;
• Cada aluno ira confeccionar um livro da história lida
• Fazer a exposição dos livrinhos para as demais turmas.
3º ANO
Os alunos começarão escolhendo livros de seu interesse, com desenhos coloridos e atrativos. Depois de cada livro lido os alunos preencherão uma ficha de leitura. Em cada troca de livros será sorteado um aluno que ira contar a estória que leu com suas palavras, para que a professora analise sua interpretação, vocabulário e entendimento da história.
• Dar acesso ao aluno as diferentes leituras da internet através de jogos e sites educativos.
• Confecção de mural usando recortes, colagem desenhos e pintura sobre a estória lida;
• A professora distribuirá vários trechos de histórias conhecidas para que os mesmos identifiquem e completem.
• Os alunos irão apresentar estórias para os alunos do 1º e 2º ano;
• Visita a biblioteca municipal para conhecer as obras
• Apresentação de um teatro de uma estória infantil escolhida pelos alunos;
4º ANO
No primeiro momento os alunos serão divididos em duplas, cada dupla escolhe um livro de literatura para ser lido. Após a leitura decidirão juntos uma parte da estória para dramatizarem em forma de maquete. As duplas confeccionarão a maquete com a parte principal da história lida num segundo momento apresentarão a história para os demais alunos da escola.
Outro trabalho que será desenvolvido com os alunos do 5º Ano será o ensaio e apresentação de teatro com fábulas. Os alunos serão divididos em grupos de 4,
escolherão e farão o estudo e analise da fabula por eles escolhida. Cada grupo opta em apresentar com fantoches, dedoches, máscaras, roupas ou outro material de sua criatividade que caracterizem os personagens. No dia marcado, apresentarão para os colegas de sala e logo em seguida para as demais turmas. Um dos alunos falará sobre a moral da historia.
Inicialmente, será feita uma oficina de apresentação para a família, colocando-a em sintonia com a proposta do projeto.
As atividades seguintes serão feitas em sala de aula, a partir da leitura de um tipo de texto a cada semana/ aula e, a partir do qual desembocará todos os trabalhos propostos em sala.
A leitura feita em sala poderá variar entre: Textos Informativos, Bíblicos, poesias, parlendas, piadas, contos, músicas, versos de cordel, histórias infantis, receitas, listagem, rótulos, etc.
Paralelo ao trabalho do professor em sala, às Sexta-feira, cada aluno levará um livro em uma sacola decorada, que deverá ser lido em família e, no retorno à escola, o aluno deverá transmitir aos colegas a experiência do Tempo de Ler recontando a história.
Mensalmente os pais preencherão uma ficha de acompanhamento do projeto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É necessário realizar atividades integralizadoras com os professores das escolas, pois estes são o maior elo motivador da leitura para crianças, após as influências familiares, na escola. Portanto, estimulando, criando e incentivando o hábito de leitura e conseqüentemente o uso de bibliotecas escolares pelos alunos.
Pode-se mostrar a todos os integrantes das escolas, a importância da leitura na formação de um cidadão. Assim sendo, a biblioteca etinerante passou a ser um elo de ligação entre alunos e professores, tornando-se uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem.
Esta terça-feira (12) é o Dia Nacional da Leitura, instituído pelo Ministério da Cultura, no ano passado. Esse hábito pode ser estimulado desde cedo e ajuda no desenvolvimento das crianças, inclusive no desempenho na escola. Além disso, um livro pode significar uma opção criativa de diversão em família e um bom presente neste Dia da Criança. Todas as noites, Lucas Cavalcanti de Sá, de 7 anos, e a mãe, Ednéia Cavalcanti (foto 2), cumprem um ritual. Antes de dormir, eles vão juntos até a estante do quarto de Lucas e escolhem um livro. A contação de histórias acontece desde que ele era bem pequeno. Agora, o menino já aprendeu a ler. Mesmo assim, gosta quando a mãe participa da leitura. "Às vezes eu leio tudo, ou então a gente divide", disse.
Ednéia gosta e incentiva essa paixão do filho pela leitura. Além dos livros que eles têm em casa, Lucas traz outros da escola para que ela leia para ele. E também não é raro os dois lerem ao mesmo tempo, mas cada um com o seu livro. "Outra coisa que a gente gosta de fazer é inventar história. Eu tenho isso como uma atividade prazerosa", contou a mãe. Um filho apaixonado por livros parece ser o sonho de todas as mães. Esse desejo pode ser conquistado com a ajuda da escola. Quem dá o exemplo é a Escola Municipal Milton de Almeida Santos que, há um ano, desenvolve o projeto Ler para Acalentar. As crianças ainda não conhecem as letras, não conseguem ler as histórias. Mesmo assim, são estimuladas a contar para os colegas o que entendem através das gravuras. "Assim as crianças desenvolvem a oralidade, o interesse e o cuidado com livro, a melhora da produção, além de estimular o interesse de recontar histórias", explicou a vice-diretora da escola, Regina Gouveia. E para que o gosto pelos livros realmente cresça, a participação dos pais é fundamental. Atendendo a um pedido da escola, eles lêem para os filhos as histórias que vão ser contadas depois para os colegas. "Agora, o meu filho não está mais tão tímido. Antes, ele não sabia
ler direito, agora escreve letrinhas, melhorou muito", falou a faxineira Clauderlândia Domingos.
Ser capaz de imaginar outras vidas e outros mundos é a grande aventura de multiplicar nossa existência e nela assim, encontrar um sentido. Ouvir histórias desde a primeira infância é, sem dúvida, o aprendizado das palavras, o estímulo para criar, pela fala e pela escrita, e dominar com propriedade a linguagem. Então, não podemos mais pensar em ensino de qualidade sem elaborarmos e incluirmos nos planos de aula um bom Projeto de Leitura, tanto para a própria escola quanto para a comunidade como um todo. Onde as dificuldades dos alunos, com relação a leitura, devem ser trabalhadas e enfatizadas em todas as disciplinas, de maneira interdisciplinar, visto que o aluno se utiliza da leitura em todas as matérias proporcionadas no currículo escolar.
São inúmeras as queixas de pais, responsáveis e professores acerca da problemática tanto na aquisição quanto no gosto pela leitura. Então, enquanto educadores nós precisamos de ações que disponibilizem o processo de aquisição da leitura no cotidiano desse aluno. O trabalho para minimizar essa realidade deve dar-se de forma conscientizadora para os educadores e de conquista para os alunos.
Embora enfatizemos a conscientização de nossos professores de que a leitura está num plano de máxima relevância, enfaticamente nas séries iniciais, não raro observamos que a atenção está voltada quase que de maneira exclusiva ao ensino de gramática. O que estamos detectando é que o ensino fundamental em seu ciclo inicial está produzindo alunos copistas e com anos de distorção e defasagem em relação a série-idade, mesmo que com projetos e compensações destinados a atender e suprir esses atrasos.
Diante a tantas possibilidades com relação ao mundo da leitura, é preciso despertar esse interesse em nossos alunos, onde deveremos ler com eles e para eles aflorando e ampliando suas mentes para o gosto pela leitura. Assim, faz-se necessário que o professor prepare o ambiente para o aluno, conquistando esse processo aos poucos, e não só proporcionando espaços de leitura na sala e na escola, mas também permitindo o contato direto com o "livro" através da biblioteca itinerante, a qual irá até o aluno. E, se o professor se dispuser a fazer seu papel de sedutor e preparar o ambiente, então, teremos um ótimo trabalho de ensino-aprendizagem, e um aluno apaixonado pela leitura, crítico, imaginativo e consciente de seu papel de cidadão.
JUSTIFICATIVA
Considerando a realidade sócio cultural dos alunos com relação ao processo ensino-aprendizagem, observamos que é de fundamental importância repensarmos na educação do futuro como formação do conhecimento e não somente como informação compartimentada no preparo do cidadão. Evidenciando essa realidade, consideramos de suma importância elaborar este projeto, com a finalidade de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos o prazer pela leitura, podendo dessa maneira proporcionar a possibilidade de acesso a essa gama de conhecimentos efetivada nos livros disponíveis através da biblioteca itinerante, a qual estará atendendo o município como um todo. Para incentivar o desenvolvimento do "hábito da leitura" e da escritura, na comunidade escolar, serão desenvolvidas durante o ano letivo, atividades envolvendo docentes, funcionários e educando na interatividade com o livro, despertando e estimulando o gosto pelo livro e pela leitura.
OBJETIVO GERAL
a) Desenvolver uma prática pedagógica que motive os alunos ao habito de leitura. Proporcionando momentos extrovertidos e agradáveis de leitura, Provocando o gosto pela diversidade textual;
b) Promover na comunidade escolar, o envolvimento de educadores, educandos e funcionários para a construção e desenvolvimento de ações que proporcionem o resgate da leitura pelo prazer de ler; Proporcionar a interatividade dos alunos, professores e funcionários com as literaturas infantis, infanto-juvenis, juvenis e clássicas, despertando o gosto e o prazer pela leitura; Intensificar na escola interesse pela leitura tornando uma prática prazerosa e constante nas atividades cotidianas; Sensibilizar os alunos através do contato com a leitura de obras diversas, motivando-os para a descoberta da importância da leitura como fonte de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades; Incentivar o desenvolvimento dos processos da comunicação, da criatividade e da imaginação através do debate sobre o lido, da contação de história e da produção literária.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas;
• Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos coerentes;
• Oferecer tempos e espaços de leitura diferentes aos da escola para os jovens e as famílias;
• Fomentar o gosto pela leitura, em educadores e alunos, implementando práticas leitoras ricas e diversificadas em todas as áreas do conhecimento;
• Sensibilizar, difundir e favorecer a leitura nos espaços pedagógicos e comunitários, permitindo que a linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que lêem e constroem a sua própria história cidadã;
• Propiciar a formação de educadores, e alunos leitores e produtores de textos nas diversas áreas do conhecimento;
• Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que escreve-se para que alguém leia;
• Desenvolver as capacidades das habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever;
• Propor situações de práticas leitoras com os diferentes tipos e gêneros textuais;
• Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
Serão desenvolvidas atividades pela escola e atividades pela professora de cada turma.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 1:
Divulgação do projeto
Na data agendada para o inicio do projeto, será realizada no turno noturno, socialização e interpretação das ações do Projeto Minha Escola Lê para os pais e comunidade escolar, bem como a divulgação dos trabalhos a serem
desenvolvidos e os momentos da execução das atividades para prévia organização dos professores e alunos. Serão convidados pais que apresentem alguma habilidade em declamação, musica, dança, teatro, contação de histórias, paródias entre outras para que apresentem aos alunos e demais pais.
ATIVIDADE N 2
Sacola da Leitura
Serão confeccionadas uma sacola para cada turma. Nessas sacolas serão colocados um kit contendo diversos materiais de leitura para a mãe, o pai os irmãos e o próprio aluno dependendo do nível em que esta. Cada vez um aluno levará para casa para ler em família também irá neste kit um caderno para que os pais anotem o que mais achou interessante na leitura em família.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 3:
Feira de livros
Na semana do livro e da biblioteca será realizada a feira do livro "sebo"envolvendo os Educandos do Ensino Fundamental e da EJA, docentes, funcionários e pais que serão convidados a doar e ou a realizar a troca de livros usados e em bom estado. Serão aceitos todos os gêneros literários. Também nesse dia será convidado uma livraria que ofereça livros para a venda, fazendo assim uma grande feira de livros.
Nesta feira os alunos irão apresentar as atividades desenvolvidas durante o ano para a comunidade escolar, principalmente para os pais através de trabalhos escritos, confecção de livros, contação de histórias, leitura de poesias e criação de desenhos. Cada sala será palco de uma atividade.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 4:
Todos lendo
O aviso do início da atividade será com uma música, pelo sistema de som. Em cada sala, os educando e docentes realizam leitura. Da mesma forma, os funcionários em seus locais de trabalho deixam seus afazeres e lêem.
Também os pais, que por ventura vierem à escola nestes horários serão convidados a visitar a biblioteca ou outro espaço para realizarem a leitura
No final de cada trimestre letivo serão premiados os alunos" destaque" na leitura.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 5:
Hora do Conto:
A atividade é desenvolvida com todas as turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de nove anos e da EJA Educação de Jovens e Adultos. A Hora do Conto é parte integrante de um dos trabalhos desenvolvidos pela biblioteca.
Este momento acontece quinzenalmente, criando momentos de interação entre professores e alunos mediatizados pela contação, teatro e leitura de histórias da literatura infantil. São momentos dinâmicos e lúdicos que envolvem planejamento coletivo entre educadores, atendente do Comboio do Saber, uma Biblioteca Itinerante formada em um ônibus reformado para isso
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 6:
Vovó e Vovô na escola:
Serão convidados os avós dos alunos para participarem do momento de contação de história, os avós farão o relato de experiência proporcionando um momento de interação entre as diferentes idades. Este momento será realizado com as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental de nove anos.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 7:
contação de história nas turmas
Nos momentos da Hora do Conto as turmas juntamente com as professoras se organizarão com uma contação de história para outra turma a ser escolhida pelo grupo, os alunos do 4º Ano irão contar para os alunos do 1º Ano que ainda não sabem ler.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELAS TURMAS
Foram trabalhados
• Comprometimento por parte dos professores para a leitura de um livro por mês. Relacionado a áreas da educação.
• Apresentação de algumas obras lidas por alunos do 1º ao 4º ano;
• Manuseio individual e espontâneo de livros;
• Escolha de livros a serem lidos;
• Leitura de livros;
• Fichamento de livros lidos pelos alunos (opiniões sobre o tema abordado, etc.);
• Preparação da apresentação dos livros lidos, teatros, comercial, música, poesia, historietas, mímicas, parlendas, trava-língua, etc;
• Reconto de estórias através de maquetes.
Atividades desenvolvidas com o 1º ano
Os alunos do 1º Ano trabalharão com Literatura Infantil com o Livro Cachinhos de Ouro. Os alunos juntamente com a professora, farão a leitura da capa do livro, retirando informações sobre a referencia bibliográfica do mesmo:
Titulo do livro:
Nome do autor
Nome do ilustrador
Nome da editora
A professora fará uma orientação prévia sobre este trabalho oral: postura, entonação de voz, seriedade, leitura fluente. Os alunos que não souberem ler receberão uma página do texto para acompanhar a leitura.
Os alunos poderão sentar-se em circulo no chão, em cadeiras dispostas. A professora inicia a leitura da estória, porem não termina, instigando assim a curiosidade das crianças.
Eles levarão para casa uma cópia da estória e pedirão aos pais que terminem de contar a estória fazendo com que os mesmos participem do desenvolvimento da leitura de seus filhos.
Após esta etapa serão desenvolvidos vários exercícios relacionados com o texto
Na próxima etapa os alunos farão a dramatização da historia. Divididos em grupos de 5 alunos, ( narrador – Cachinhos de Oura – mamãe Ursa – Papai Urso – Nenê Urso) cada equipe ensaiara com a coordenação da professora a encenação e apresentarão para as demais salas. A equipe que melhor se destacar apresentará para os pais.
Depois de realizado a encenação trabalhar-se-á a escrita. As crianças reproduzirão com suas palavras a historia que leram. Os que não souberem escrever serão auxiliados pela professora ou por colegas já alfabetizados.
2º ANO
O 2º ano desenvolverá as seguintes atividades com livros de literatura:
• Leitura de textos literários feita pela professora;
• Comentar sobre a importância da leitura e os tipos de textos;
• Colocar os livros a disposição dos alunos para que escolhem o que mais lhe chamar atenção;
• Pedir que os alunos leiam junto com os pais;
• Comentar sobre oi que entenderam sobre a estória que leram
• Trabalhar na oralidade os textos lidos ( moral da estória);
• Permitir a troco dos livros entre os alunos;
• Procurar palavras desconhecidas no dicionário;
• Cada aluno ira confeccionar um livro da história lida
• Fazer a exposição dos livrinhos para as demais turmas.
3º ANO
Os alunos começarão escolhendo livros de seu interesse, com desenhos coloridos e atrativos. Depois de cada livro lido os alunos preencherão uma ficha de leitura. Em cada troca de livros será sorteado um aluno que ira contar a estória que leu com suas palavras, para que a professora analise sua interpretação, vocabulário e entendimento da história.
• Dar acesso ao aluno as diferentes leituras da internet através de jogos e sites educativos.
• Confecção de mural usando recortes, colagem desenhos e pintura sobre a estória lida;
• A professora distribuirá vários trechos de histórias conhecidas para que os mesmos identifiquem e completem.
• Os alunos irão apresentar estórias para os alunos do 1º e 2º ano;
• Visita a biblioteca municipal para conhecer as obras
• Apresentação de um teatro de uma estória infantil escolhida pelos alunos;
4º ANO
No primeiro momento os alunos serão divididos em duplas, cada dupla escolhe um livro de literatura para ser lido. Após a leitura decidirão juntos uma parte da estória para dramatizarem em forma de maquete. As duplas confeccionarão a maquete com a parte principal da história lida num segundo momento apresentarão a história para os demais alunos da escola.
Outro trabalho que será desenvolvido com os alunos do 5º Ano será o ensaio e apresentação de teatro com fábulas. Os alunos serão divididos em grupos de 4,
escolherão e farão o estudo e analise da fabula por eles escolhida. Cada grupo opta em apresentar com fantoches, dedoches, máscaras, roupas ou outro material de sua criatividade que caracterizem os personagens. No dia marcado, apresentarão para os colegas de sala e logo em seguida para as demais turmas. Um dos alunos falará sobre a moral da historia.
Inicialmente, será feita uma oficina de apresentação para a família, colocando-a em sintonia com a proposta do projeto.
As atividades seguintes serão feitas em sala de aula, a partir da leitura de um tipo de texto a cada semana/ aula e, a partir do qual desembocará todos os trabalhos propostos em sala.
A leitura feita em sala poderá variar entre: Textos Informativos, Bíblicos, poesias, parlendas, piadas, contos, músicas, versos de cordel, histórias infantis, receitas, listagem, rótulos, etc.
Paralelo ao trabalho do professor em sala, às Sexta-feira, cada aluno levará um livro em uma sacola decorada, que deverá ser lido em família e, no retorno à escola, o aluno deverá transmitir aos colegas a experiência do Tempo de Ler recontando a história.
Mensalmente os pais preencherão uma ficha de acompanhamento do projeto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É necessário realizar atividades integralizadoras com os professores das escolas, pois estes são o maior elo motivador da leitura para crianças, após as influências familiares, na escola. Portanto, estimulando, criando e incentivando o hábito de leitura e conseqüentemente o uso de bibliotecas escolares pelos alunos.
Pode-se mostrar a todos os integrantes das escolas, a importância da leitura na formação de um cidadão. Assim sendo, a biblioteca etinerante passou a ser um elo de ligação entre alunos e professores, tornando-se uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem.
Esta terça-feira (12) é o Dia Nacional da Leitura, instituído pelo Ministério da Cultura, no ano passado. Esse hábito pode ser estimulado desde cedo e ajuda no desenvolvimento das crianças, inclusive no desempenho na escola. Além disso, um livro pode significar uma opção criativa de diversão em família e um bom presente neste Dia da Criança. Todas as noites, Lucas Cavalcanti de Sá, de 7 anos, e a mãe, Ednéia Cavalcanti (foto 2), cumprem um ritual. Antes de dormir, eles vão juntos até a estante do quarto de Lucas e escolhem um livro. A contação de histórias acontece desde que ele era bem pequeno. Agora, o menino já aprendeu a ler. Mesmo assim, gosta quando a mãe participa da leitura. "Às vezes eu leio tudo, ou então a gente divide", disse.
Ednéia gosta e incentiva essa paixão do filho pela leitura. Além dos livros que eles têm em casa, Lucas traz outros da escola para que ela leia para ele. E também não é raro os dois lerem ao mesmo tempo, mas cada um com o seu livro. "Outra coisa que a gente gosta de fazer é inventar história. Eu tenho isso como uma atividade prazerosa", contou a mãe. Um filho apaixonado por livros parece ser o sonho de todas as mães. Esse desejo pode ser conquistado com a ajuda da escola. Quem dá o exemplo é a Escola Municipal Milton de Almeida Santos que, há um ano, desenvolve o projeto Ler para Acalentar. As crianças ainda não conhecem as letras, não conseguem ler as histórias. Mesmo assim, são estimuladas a contar para os colegas o que entendem através das gravuras. "Assim as crianças desenvolvem a oralidade, o interesse e o cuidado com livro, a melhora da produção, além de estimular o interesse de recontar histórias", explicou a vice-diretora da escola, Regina Gouveia. E para que o gosto pelos livros realmente cresça, a participação dos pais é fundamental. Atendendo a um pedido da escola, eles lêem para os filhos as histórias que vão ser contadas depois para os colegas. "Agora, o meu filho não está mais tão tímido. Antes, ele não sabia
ler direito, agora escreve letrinhas, melhorou muito", falou a faxineira Clauderlândia Domingos.
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