terça-feira, 8 de novembro de 2016

LETRAMENTO - É MUITO MAIS DO SABER LER

Letramento- É Muito Mais do Que Saber Ler.




O papel da escola, a responsabilidade dos pais e professores no processo de transformar as crianças em indivíduos alfabetizados e letrados.
 
O Letramento é uma etapa extremamente importante na vida das crianças. Afinal, letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e a escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno. Uma criança alfabetizada é uma pessoa que sabe ler e escrever. Uma criança letrada é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer da leitura e da escrita de diferentes gêneros de textos.
O Projeto abaixo,foi desenvolvido pela Creche Municipal Iara Amaral, cujo objetivo é desenvolver a identidade através do letramento. E possibilitar a construção da identidade e autonomia através da interação e das trocas simbólicas que permeiam o universo infantil, utilizando o lúdico e o imaginário a serviço da formação da criança em suas dimensões socioafetiva, psicomotora e cognitiva.
 
Primeira Etapa:
 


Segunda Etapa:


Terceira Etapa: 



 
 Esse trabalho possibilitou observar a participação e o interesse das crianças. A descoberta de si e do outro através das interações envolvendo a turma e as educadoras.
É preciso que os pais compreendam que a criança,antes mesmo de aprender a ler, possui uma antecipação de seu letramento e alfabetização, isso se ela estiver dentro de um contexto social onde a leitura e a escrita façam parte desse convívio.
Um exemplo disso, é quando uma criança não está na escola, mas seu pai e mãe lê para ela. Com isso, os pequenos já conseguem distinguir que há códigos ali e que eles guardam algum significado na forma escrita, representam objetos, etc.
Então, podemos dizer que essa criança possui fundamentos de compreensão, já que pode relacionar a escrita ao objeto por ela denominado. É nesse sentido que podemos dizer que, apesar de não alfabetizada, ela já é letrada, pois já está inserida em práticas sociais de leitura, mesmo não sendo capaz ainda de dominar o alfabeto.

Texto de Jessica Almeida
Trabalho da Creche M. Yara Amaral (RJ)
Revista Educar

Espero que tenham gostado. 
 

Baobás: Símbolo da Igualdade, Fartura e Cura.


existem lendas fantásticas....
Essa árvore é o BAOBÁ!

Os Baobás também são considerados por alguns biólogos como as árvores mais antigas da Terra. Estima-se que elas possam atingir até dois mil anos de existência, calculados pelo seu diâmetro. Seu nome científico é Adansônia Digitada, mas elas são conhecidas também como embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras.
A árvore é realmente poderosa: abriga centenas de animais, aves e insetos em seus imensos troncos. Suas flores chegam a medir 20 cm e florescem uma única noite, mas possuem néctar e frutos que servem de alimentação para as tribos e animais nas épocas de escassez, além de haver indícios de seu uso para a cura da malária.
Da seiva desta árvore retira-se um óleo especial; de seu tronco, os nativos de Madagascar constroem as pirogas (espécie de canoa comprida); e sua cortiça possui composto medicinal para combater a epilepsia. Não à toa, na África, os Baobás representam a vida: são símbolos de fertilidade, fartura e cura.

Vamos ver o trabalho da Professora Léa Dal Pont de Santa Catarina(Timbé do Sul):
"Essa é uma árvore africana, Baobá. E as crianças que ali aparecem são nossos alunos dos segundos anos. Essa construção feita por minha turma, foi uma adaptação de um trabalho magnífico feito por uma amiga querida Maria Delfina Rodrigues. Peguei a ideia e adaptamos ao nosso tema. Foi um sucesso. Crianças felizes por se verem no Baobá e professoras satisfeitas com a aprendizagem. Obrigada por tudo! Você é minha inspiração.As crianças pintaram muito empolgadas e felizes.
 Parabéns a todas nós!"







  
Vamos ver algumas ideias da internet que selecionei e achei legal para fazer :







Baobá Literário



  
 Leitura do livro: “O coração do Baobá”, de Heloísa Pires Lima. Possibilitar que as crianças expressem o que sentiram durante a leitura e quais as suas impressões da história.
Cada criança recebeu um coração (de papel Kraft), este coração representa as folhas do Baobá, mas também representa o coração de cada criança. A cada uma foi sugerido que desenhasse, na folha, o tesouro que seu coração guarda. Em seguida, os corações foram colado no tronco do Baobá, na parede da sala de aula.
Cada criança levou para casa um baú (de dobradura) e, nele, sua família deveria colocar seus tesouros, em forma de desenhos, fotos, palavras, etc. Na aula seguinte as crianças compartilharam, com seus colegas, os tesouros de sua família.
Em um baú (de dobradura) grande, a turma colocou seus tesouros, em forma de joias e palavras.




Segue alguns textos e lendas sobre o Baobá:









Pesquisando material audiovisual sobre o tema, encontrei o programa :"Um pé de quê", apresentado pela Regina Casé, costuma ser veiculado no Canal Futura e é bem legal para se utilizar em sala de aula. Trazendo não apenas a diversidade natural como também a diversidade social e  linguística. O programa ajuda a questionar esse simbolismo da árvore Baobá
 (também chamada de Xibuio, Xumuo, Imbondeiro, entre outros nomes), originária do sudeste africano.


 

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