quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

DE VOLTA Á ROTINA ESCOLAR


 PREPARE SEU FILHO PARA A VOLTA À ROTINA ESCOLAR
Com o fim das férias, o desafio da família é preparar o terreno para o filho retomar a rotina escolar. Lá se vão as horas a mais antes de ir para a cama e o tempinho extra no horário de levantar. Essa readaptação requer paciência, pois pode ser trabalhosa, mesmo para aquelas crianças entusiasmadas com a volta às aulas.
O mais importante na preparação do terreno é os pais não apresentarem o início das aulas à criança como um breque ou ruptura, tipo “acabou a moleza e não vai dar mais para ficar curtindo a vida à toa”. A retomada não deve ser apresentada como algo negativo.
A orientação dos educadores à família é justamente mostrar as vantagens da continuidade, levar a criança a ver que o retorno ao cotidiano escolar significa encontrar velhos amigos, conhecer novos, descobrir mais coisas sobre o mundo, aprender novos jeitos de realizar tarefas, mostrar aos outros habilidades novas conquistadas nas férias.
Um bom jeito de envolver a criança com essa conversa, enquanto se reajustam os horários domésticos, é convidá-la a participar dos preparativos do material escolar: apontar lápis, organizar e etiquetar objetos e livros.
Outra alternativa que costuma dar bom resultado é fazer uma sessão nostalgia com seu filho: reunir fotos antigas de seu tempo de colégio, contando passagens positivas.
A experiência dos primeiros dias promete ser mais tranquila também se a criança chega mais cedo à escola nesse período inicial. Os pais terão tempo para deixá-la com calma na escola, para conversarem juntos com o professor e para a criança observar e se aproximar aos poucos dos colegas.
4 toques importantes para entrar sem dramas na rotina das aulas
  • Uma das maiores dificuldades quando o assunto é rotina é acostumar a criança a mudar seu horário de acordar. Se ela for à escola de manhã, comece a despertá-la em horários próximos aos da aula pelo menos uma semana antes. Aos poucos, ela vai se acostumar. Se for estudar no período vespertino, veja se vai ser preciso alterar o horário do almoço e do banho dela.
  • Nos dois casos acima, uma boa dica é, uma semana antes, seguir os horários que seu filho terá depois de começarem as aulas, como um treinamento mesmo.
  • Leve-o para visitar a escola antes do primeiro dia de aula. Mostre onde vai ser a sala de aula e responda às dúvidas que aparecerem: quem é o professor, o que ele faz, quantos colegas têm na sala, para onde ele tem de ir, onde é o banheiro, etc.
  • Estabeleça antes uma rotina para o período em que ele não está na escola: hora das refeições, tempo livre para brincar, o momento da lição de casa, de descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário