domingo, 25 de outubro de 2015

PROJETO " A FAMÍLIA DA LEITURA EM FAMÍLIA"


PROJETO “A MAGIA DA LEITURA EM FAMÍLIA”


Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...
Fanny Abramovich

I.                   JUSTIFICATIVA:

A leitura é uma importante experiência de vida para cada pessoa, além de ser uma atividade social significativa no cotidiano dos indivíduos, mesmo daqueles que não são alfabetizados, pois quando se fala em leitura pensa-se logo na leitura da palavra escrita, mas o ato de ler pode ser vivenciado de diversas formas, no dia a dia, permitindo a (re)construção das relações humanas, representando um processo de atribuição de significados e é preciso entendê-lo de modo mais amplo, como leitura de imagens, de corpo, de mapas, etc. E como afirma Mario Quintana “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.
Apesar dos avanços tecnológicos, o contato com o livro impresso não perdeu o  seu valor, a multiplicidade das leituras leva necessariamente ao diálogo, despertando a sensibilidade e as possibilidades de que crianças, jovens, adultos e idosos tenham noespaço de leitura, conversas e descobertas prazerosas, bem como a construção coletiva  do conhecimento.
Pretende-se portanto, com este projeto, incentivar nas famílias o gosto pela  prática da leitura, buscando novos caminhos que tornem o ato de ler uma ação dinâmica e enriquecedora dentro e fora da escolaestreitando os laços entre pais e filhos, ao mesmo tempo em que aprimora a relação escola X família, formando uma geração de leitores, contadores de história e promotores de leitura que atuem conscientemente no meio em que vivem.

II.                OBJETIVOS
Geral:
Ø    Estimular os momentos de leitura em família, possibilitando a troca de experiências, saberes e sentimentos entre pais/responsáveis e filhos, oportunizando o conhecimento acerca da vida escolar da criança ou adolescente e aprimorando a relação entre FAMÍLIA X ESCOLA.

Específicos:
Ø    Valorizar a leitura como instrumento de intervenção social, carregada de significados na construção do conhecimento coletivo;
Ø    Utilizar a leitura como forma de estreitar os laços familiares;
Ø    Despertar o interesse por ler e ouvir histórias e por compartilhar opiniões, ideias e preferências;
Ø    Considerar o ato de ler como forma de socialização de experiências humanas, utilizando-o no cotidiano escolar e familiar.

III.             PERÍODO DE DURAÇÃO

Este projeto tem duração inicial de três semanas, começando de 25 de março a 15 de abril de 2013, sendo retomado bimestralmente durante todo o ano letivo.


IV.             ABRANGÊNCIA DO TRABALHO
Este projeto tem abrangência em todas as turmas do Ensino Fundamental II, equipe gestora, educadores de apoio, coordenadores de biblioteca e de CTE, equipe do bem-estar, merendeiras e pais/responsáveis.

V.                METODOLOGIA

1.                       Elaboração do projeto com diversos segmentos da escola;
2.                       Divisão das atribuições para o desenvolvimento do projeto;
3.                       Divulgação do projeto para o educando, estimulando a participação das famílias nas datas divulgadas;
4.                       Organização de café da manhã para todos os participantes de acordo com o cronograma;
5.                       Acolhida de pais e alunos pelos educadores da escola;
6.                       Conversação sobre a importância da leitura, da participação dos pais no desenvolvimento dos filhos e do entrosamento com a escola;
7.                       Momento de leitura entre pais e filhos com escolha de dois livros e café da  manhã;
8.                       Apresentação da situação das turmas pelos professores (pontos positivos e negativos).

VI.             RECURSOS UTILIZADOS

Recursos Humanos;
Recursos Materiais: mesas, cadeiras, toalhas, malhas, livros de literatura, livro ata, bandejas, alimentos, máquina fotográfica, computador, data-show.

VII.          HORÁRIO DAS TURMAS
 
DIA/HORA
TURMAS
02 de abril – terça / 7h 30’ às 9h
6º ANO “A”
03 de abril – quarta / 7h 30’ às 9h
6º ANO “B”
04 de abril – quinta / 7h 30’ às 9h
7º ANO “A”
05 de abril – sexta / 7h 30’ às 9h
7º ANO “B”
08 de abril – segunda / 7h 30’ às 9h
8º ANOS “A” e “B”
09 de abril – terça / 7h 30’ às 9h
9º ANOS “A” e “B”

* HORÁRIO DO II SEMESTRE (8H ÀS 10H):
DIA 24.09.13 (TERÇA) - 6º ANOS "A" e "B"
DIA 25.09.13 (QUARTA) - 8º ANOS "A" e "B" \ 9º ANOS "A" e "B"
DIA 26.09.13 - QUINTA - 7º ANOS "A" e "B"

 
VIII.       AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto será contínua, sendo realizada após cada encontro com as turmas, envolvendo todos os segmentos da escola. Também acontecerá ao término desta primeira etapa, a fim de aprimorar as ações realizadas e fortificar os pontos exitosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário