domingo, 25 de outubro de 2015

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR



PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR 


PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR


  1. APRESENTAÇÃO:
A Escola  localiza-se na , S/N, Bairro , município de, estado de , CEP telefone. localiza no município de . Oferece o ensino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental,, Educação de Jovens e Adultos, tendo seu horário de funcionamento das 6h às 22h20 e aulas no horário das 7h30min às 12h, 13h às 17h30 e 18h50 às 22h10.
Conta com uma equipe gestora altamente comprometida com a educação de sua clientela sendo formada por: DIRETORA: , DIRETORA ADJUNTA:  e SECRETÁRIA: 
  1. JUSTIFICATIVA:
Resultado da época em que vivemos, nossos estudantes estão cercados por um bombardeio constante de sons e de imagens instantâneas das telas de televisão e computadores e de entretenimentos eletrônicos que vem soterrando a sociedade desde o século XX, a maioria deles pouco ou nada instrutivos, encurtando o tempo que poderia se despendido com uma leitura de prazer.
Na rotina de boa parte dos jovens sobra, então, apenas o espaço da leitura como dever, a leitura prescrita pela escola. É com essa limitação os educadores têm de enfrentar o problema de como propiciar ao adolescente escolar um passaporte de leitura para a vida. Surge, portanto, a necessidade de resgatar em nossas crianças e adolescentes o prazer por uma literatura de qualidade, que lhes possibilite o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias à uma prática de cidadania consciente.
Enquanto as diversões eletrônicas tendem a deixar o usuário dependente de sua utilização, impedindo-o de praticar atividades motoras e sociais, a leitura de livros de qualidade possibilita ao indivíduo empreender aventuras pelo mundo da imaginação – sozinho ou acompanhado – ao mesmo tempo em que permite a transposição de elementos do imaginário para o mundo real, modificando-o.

  1. PESSOAL ENVOLVIDO:
·         Equipe Gestora;
·         Educadores de Apoio;
·         Coordenadoras de Biblioteca;
·         Professorandos voluntários do Normal Médio;
·         Estudantes do 6º ao 9º Ano.

  1. OBJETIVOS:
GERAL:
·         Incentivar a participação de estudantes em espaços extras de leitura na escola, coordenados por voluntários do Normal Médio e Educadoras de Apoio, de forma a ampliar suas habilidades leitoras, escritas e interpretativas.
ESPECÍFICOS:
- Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica – como meio de produção, expressão e comunicação de idéias;
- Apoiar o desenvolvimento das competências de leitura e escrita;
- Estimular o prazer pela leitura de literatura;
- Contribuir com o aprimoramento de vínculos sociais e afetivos;
- Interpretar criticamente diferentes textos, utilizando o pensamento lógico, a criatividade e conhecimentos prévios.

  1. META:
Pretende-se com este projeto envolver estudantes do 6º ao 9º Anos de nossa escola, em atividades planejadas e coordenadas por alunos do Normal Médio e Educadoras de Apoio, desenvolvidas em prol do processo de letramento crítico, para que todos possam usufruir do conhecimento do mundo letrado, melhorando assim o desempenho escolar.
  1. AÇÕES DESENVOLVIDAS:
·         Promoção da leitura e da escrita de temas atuais, como: cidadania, meio ambiente, voluntariado, combate às drogas, etc;
·         Ampliação do vocabulário através de pesquisas e trocas de experiências leitoras;
·         Realização de atividades de leitura, interpretação e escrita como fonte de formação e informação;
·         Valorização da linguagem de acordo com a situação comunicativa que se apresenta;
·         Incentivo a iniciativa de realizar empréstimos de livros na biblioteca da escola para leitura extraescolar;
·         Representação de impressões de leituras através de artes visuais, paródias e dramatizações;
·         Socialização de resumos ou análises críticas de livros ou textos lidos;
·         Compreensão das diferentes características presentes nos diversos gêneros textuais;
·         Resolução e reflexão de questões interpretativas similares às aplicadas em exames como  e Prova Brasil.


  1. RECURSOS UTILIZADOS:
Livros didáticos, livros de literatura, revistas, jornais, cordéis, gibis, papel ofício, cartolina, lápis, caneta, borracha, régua, tesoura, cola, hidrocor, giz de cera, computadores, impressora, som portátil, tv, dvd, data-show e máquina fotográfica.


  1. AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua e abrangente, sendo valorizadas atividades de leitura estimulantes e enriquecedoras que ocupem o tempo extra dos estudantes na escola e que contribuam com a desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e afetivo dos mesmos.

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