quinta-feira, 6 de agosto de 2015

TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO



texto literário
Vamos lá: O texto literário tem um cuidado com a seleção de palavras na busca pela expressão da criatividade, ou seja, propõe uma nova maneira de ver o mundo sem estar apegado necessariamente à realidade que nos limita. No Enem, vamos encontrar questões de literatura que usam textos literários e, para que você consiga respondê-las com êxito, é preciso que se compreenda o contexto gerador de tal produção. E é aí – no contexto – que encontramos uma diferença gritante entre o texto literário e o não literário.
No literário, há uma produção textual gerada pelo contexto social e histórico, mas dentro de uma reflexão criativa das ideias prévias do autor, isto é, o autor pode escrever de várias formas uma mesma coisa – a poesia, por exemplo. Ao contrário disso, o texto não-literário demonstra ao leitor a realidade sempre da mesma forma em que ela se mostra para nós, sem que tenha o toque do autor – a redação do Enem deve ser um texto não-literário.
Como outros exemplos de textos não-literário, para o Enem, temos as notícias de jornais, as quais apenas relatam acontecimentos com objetividade e procura pela maior quantidade de informações. Veja na aula abaixo, do canal EuNoEnem, uma breve síntese do que são o texto literário e não-literário.
Sabemos que a prova do Enem será redigida em um texto não literário, pois sua função, ali, é passar a você as informações necessárias para a compreensão da prova, dizendo dela algo “resolvível”, ok galera? Em síntese, temos as seguintes definições:
– Texto literário no Enem: aquele que expressa de alguma maneira o pensamento do autor de forma reflexiva e não necessariamente de acordo com a realidade. Oferece ao autor uma maior liberdade na hora da escrita, podendo ele dar o destino que bem entender ao enredo, permitindo várias leituras. (ex.: Contos, romances, poemas)
– Texto não-literário no Enem: o objetivo maior deste tipo de texto é passar ao leitor informações. Portanto, o autor deve ser imparcial e objetivo no jeito de escrever, oferecendo apenas uma interpretação daquilo que está sendo dito. (ex.: notícias e livros didáticos)
 Assim, sendo objetivo e não literário, vamos te ajudar a resolver a prova do Enem caracterizando os textos para que você possa interpretá-los de forma fácil e bem certinho. Este é o ponto de partida de nossa jornada rumo a uma vaga na tão sonhada Universidade. Estamos juntos nesse desafio, galera, e é com esforço e muito estudo que se alcança o destino!
Para você testar seus conhecimentos sobre a aula de hoje, tente resolver os seguintes exercícios. Fique ligado com o Blog do Enem e seja nosso aluno nota 1000 no Enem!
Dica do Blog: As melhores apostilas para você se dar bem no Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário