quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Possibilidades Pedagógicas e Sequência Didática

A Lua dentro do coco - Sérgio Capparelli

Possibilidades Pedagógicas

Matemática:
  • Sólidos Geométricos
  • Medida de volume - Litro, mililitro
  • Medidas de comprimento (centímetro e metro)
  • Quantidade (pouco, muito);
Linguagem - Língua Portuguesa:
  • Rimas
Ciências:
  • Animais
  • Frutas

Sequência Didática


1. Realizar a leitura da história "A lua dentro do coco" de Sergio Capparelli;
2. Propor o reconto da história pelos alunos;
3. Propor que os alunos baam palmas cada vez que perceberem as rimas do texto
4. Propor a ilustração da história;
5. Propor atividades envolvendo animais e frutas:
  • Produção de leistas de frutas e de animais;
  • Exploração das características dos animais (mamíferos, répteis e etc);
  • Alimentação dos animais;
  • Produção de lista de frutas;
  • Exploração das características das frutas ( cor, sabor, textura, forma, tamanho, peso e etc);
6. Apresentar sólidos geométricos associando-os a cenas da história;
7. Realizar a estimativa da quantidade de água dentro do coco relacionando-a às medidas de capacidade;
8. Encerrar a sequência servindo uma deliciosa salada de frutas.

Atividade elaborada e apresentada no 2º Seminário PNAIC Matemática em Nova Iguaçu, RJ - 2014, pelas professoras: Sandra Helena Moreno Lopes, Débora Lucia da Silva Fernandes e Giselle Gomes da Costa

Orientadoras de Estudos:
Mônica Valéria Pinheiro e Jaqueline Ornelas

A Festa no Céu



Atividade elaborada e apresentada no 2º Seminário PNAIC Matemática em Nova Iguaçu, RJ - 2014, pelas professoras:Carine Guedes, Milca dos Reis, Simone de Jesus, Márcia Bucci, Ana Cláudia e Simone Correa.

Orientadoras de estudos:
Mônica Valéria Pinheiro e Jaqueline Ornelas.


Possibilidades Pedagógicas

Matemática:

  • Pesos e Medidas - estimar o peso do violão com e sem a tartaruga, distância percorrida até o céu e na queda.
  • Velocidade - subida e descida
  • Maior e Menor
  • Medida de tempo - dia/noite - Calendário

História:

  • Linha do tempo - o antes e o depois da tartaruga; sequência dos eventos.

Ciências:

  • Modo de locomoção dos animais
  • Tipo de alimentação
  • Habitat

Geografia:

  • Localização

Temas Transversais:

  • Valores - amizade, mentira e seus efeitos, solidariedade e etc

Língua Portuguesa:

  • Listas de convidados
  • Listas de animais que voam e que não voam
  • Ordem Alfabética
  • Ortografia
  • Sílabas iniciais e finais dos nomes dos animais
  • Jogo da memória

Sequência Didática


1. Realizar a Leitura Deleite do texto: A Festa no Céu - Angela Lago
2. Listar com o auxílio dos alunos os nomes dos animais que participaram da festa
    • Listar os animais que voam/não voam
    • Listar os nomes dos alunos
    • Ordenar alfabeticamente as listas produzidas
3. Propor estimativas:
    • Dos aimais mais leves/pesados;
    • Dos animais que caberiam dentro do violão (maior/menor);
    • Da duração do dia e da noite  e da duração da festa
4. Explorar medidas de tempo, propondo a leitura das horas no relógio analógico e digital
5. Explorar medidas de distância - cm, m e km.

Só um Minutinho - Yugi Morales


Capa do Livro


Possibilidades Pedagógicas

  • Matemática - medida de tempo
  • Português - Linguagem
  • Artes - Confecção de Relógios
  • Ciências - Ciclo vital

Sequência Didática

Depois de ler a história perguntar se eles acham que realmente se passou um minutinho entre os eventos narrados. A partir da resposta indagar se sabem o que é um minuto.  Reler o livro e pedir que marquem quantos minutos aparecem na história, bem como, perguntar quando o esqueleto aparece e quando ele vai embora.
Montar com a turma um relógio e explicar sua funcão e como o lemos. Deixar que as crianças criem possibilidades da mudança de tempo.
Em seguida, introduzir que temos os dias e as noites e as questões referentes à passagem do tempo. Mostrar que o tempo passa para todos e temos um ciclo vital. Perguntar em qual estágio da vida eles acham que a vovó está e a partir disso explicar o ciclo da vida.  Pedir que cada criança faça uma linha do tempo do estágio da própria vida e como eles imaginam o futuro.

Atividade elaborada e apresentada no 2º seminário PNAIC Maatemática em Nova Iguaçu, RJ - 2014, pelas professoras: albaniza Alves Areias, Maria Helena F. Santos, Edna Andrade e Jussara Azevedo de Moura Monteiro.

Orientadoras de Estudos:
Mônica Valéria Pinheiro e Jaqueline Ornelas

Possibilidades Pedagógicas do Texto Literário




Lista de possibilidades pedagógicas elaborada e apresentada no 2º Seminário PNAIC/Matemática em Nova Iguaçu, RJ - 2014, pelas professoras: Rosângela Marques de Lima; Kátia N. R. Silva; Rosimeri Souza e Joseli Maria Silva de Lima

Orientadoras de Estudos:
Mônica Valéria Pinheiro e
Jaqueline Ornelas

Sequência Didática


  1. Leitura Deleite: Advinha Quanto Te Amo - Sam Mc Bratney
  2. Destaque do título e autor
  3. Ilustração da capa
  4. Proposta de atividades nas diversas áreas do conhecimento
    • No campo da Linguagem ( Lingua Portuguesa):
      • Concreto e abstrato - sentimento se mede? É palpavel? Outros sentimentos (como e onde medir);
      • Relacionar sentimentos de acordo com as expressões - corência e coesão;
      • Antônimos
      • Aumentativos e diminutivos
      • Verbos - registro das ações após vivenciá-las
    • No campo da Maatemática
      • Medida de tempo - representar no relógio a hora de dormir
      • Unidades de Medidas - cm, m e km relacionando-os às situações do livro
      • Largura/Altura/Comprimento
      • Relação Posicional
    • No campo das Ciências Biológicas
      • Dia e noite - percepção de tempo
      • Esquema corporal - Partes do corpo




Sequência Didática Interdisciplinar a partir de Texto Literário elaborada e apresentada no 2º Seminário PNAIC/Matemática - Nova Iguaçu - 2014 pelas professoras: Samanta C. A. Pereira, Leila Lima, Paula Brandão Campos, Sulamita de O. Duarte e Elaine ferreira Soares Dario

Orientadoras de Estudos: 
Jaqueline Ornelas e Mônica Valéria Pinheiro






  1. Leitura Deleite do livro "O grande Rabanete" de Tatiana Belinky
  2. Interpretação Oral da história (recontagem, ordenação dos personagens, quantificação dos personagens)
  3. Registro dos personagens e sua comparação, utilizando como parâmetro o tamanho.
  4. Escrita do nome dos personagens e comparação da quantidade de letras e sílabas de cada nome, possibilitando o conflito entre o tamanho do nome e o ser nomeado. Exemplo: O nome vovô é pequeno, enquanto o vovô é grande. Já minhoca é um nome grande para um ser tão pequeno.
  5. Resgate do momento em que o vovô percebe o crescimento do rabanete (pág. 8 e 9);
  6. Conrsa dirigida sobre os tipos de vegetais (quais são da horta, pomar e jardim) para situar o rabanete.
  7. Atividade prática: plantio da semente de feijão no copinho de café com registro diário do seu desenvolvimento.
  8. Levar um rabanete para a sala e como na página 28 e 29, dividí-lo em partes iguais. comparar o tamanho do rabanete inteiro e do rabanete cortado.

Outras possibilidades de trabalho interdisciplinar:

  • No campo da Linguagem ( Língua Portuguesa)
    • Composição e decomposição de palavras do texto
    • Lista de personagens 
    • Ordenação alfabética
    • Sequencia dos fatos
    • Pesquisar em família receitas com rabanete
  • No campo da Matemática
    • Frações
    • Divisão em partes iguais
    • Relação um a um/Pareamento
    • Situações problema 
  • No campo das ciências
    • Listar outros legumes com as mesmas características do rabanete
    • Produção de ficha técnica do rabanete
  • No campo das Artes
    • Construção de máscaras dos personagens
    • Dramatização da história
Recontando uma história com Tangram

Atividades: Confecção dos personagens da história (gatos) com Tangram.

Objetivos: 
a) Conhecer uma história e seus personagens, refletir sobre ela.
b) Confeccionar os personagens criativamente, utilizando-se do Tangram.
c) Recontar a história com os personagens (tetro de fantoches).

Desenvolvimento:
a) Mostre aos alunos um Tangram (quadrado dividido em sete partes). Fale sobre as formas o compõe (triângulos, quadrado e trapézio). Fale sobre a história do Tangram e mostre os tipos de Tangram que existem.
b) Divida os alunos em grupos e peça que criem com o Tangram (quadrado dividido em 7 partes). Socializar.
c) Vão aparecer: gatos, cachorros, pessoas, casas, barcos, peixes, etc.
d) Leia o livro: “Era uma vez um gato xadrez” de Bia Villela. Converse com as crianças sobre a história.
e) Proponha que façam os gatos da história (preto, branco, vermelho, amarelo, verde, azul, colorido, xadrez, etc).
f) Recontem a história mostrando os personagens de acordo com o desenrolar dela. Conversem sobre a atividade.
g) Sugira aos grupos que escolham outras histórias, leiam, selecionem os personagens, recriem com Tangram e apresentem aos demais grupos.
h) Conversem sobre todo o processo desde o início: o conhecimento da história do Tangram, os tipos de Tangram que foram criados, as possibilidades de criação, a releitura da história “Era uma vez um gato xadrez”, a releitura de outras histórias, enfim, falem sobre tudo o que aprenderam com esse projeto.

Técnicas trabalhadas / Materiais utilizados:
- Gatos – Recorte e colagem em EVA – EVA, Cola para EVA e isopor, Crystal cola, Big Canetas Hidrográficas e Verniz Acrilfix. 

“Era uma vez um gato xadrez” – Confecção dos personagens da história 


Materiais:  EVA de várias cores, Cola p/ EVA e isopor, tesoura, Tangram (molde em cartolina), Crystal cola, Big Canetas Hidrográficas, Verniz Acrilfix, olhos móveis e tesoura.

Modo de fazer:

a) Recorte os quadrados (gatos de Tangram), um de cada cor conforme diz a história.
b) Recorte cada quadrado em 7 partes (Tangram).
c) Crie cada gato em uma posição. 
d) Cole as partes sobre EVA preto, utilize a Cola para EVA da Acrilex. Espere secar e recorte deixando uma borda.
e) Cole os olhos móveis e as boquinhas dos gatos.
f) Faça texturas nos gatos utilizando Crystal cola.
g) Gato marrom – Pinte o EVA branco com Big Caneta Hidrográfica marrom. Espere secar e borrife o Verniz Acrilfix da Acrilex para fixar a tinta. Depois, recorte as partes do gato (Tangram).
h) Gato colorido – Pinte o EVA branco com Big Canetas Hidrográficas, cada pedaço de uma cor. Espere secar e borrife o Verniz Acrilfix da Acrilex para fixar a tinta. Depois, recorte as partes do gato (Tangram).
i) Gato xadrez – Sobre o EVA branco faça linhas paralelas com as Big Canetas Hidrográficas repetindo duas cores. Em seguida, faça linhas perpendiculares ou obliquas às linhas que já existem. Depois de pronto o xadrez, proceda da mesma forma, recorte as partes, cole sobre o EVA preto, recorte deixando uma moldura, cole os olhos e boca.
j) Fantoche – Cole cada gato num palito de churrasco e, atrás, cole ou escreva o texto com marcador permanente. Você lê o texto mostrando o fantoche para as crianças.


Era uma vez um gato xadrez – Bia Villela

ERA UMA VEZ
UM GATO XADREZ.
CAIU DA JANELA
E FOI SÓ UMA VEZ.


ERA UMA VEZ UM GATO AZUL.
LEVOU UM SUSTO E FUGIU PRO SUL.


ERA UMA VEZ
UM GATO VERMELHO.
ENTROU NO BANHEIRO
E FEZ CARETA NO ESPELHO.


ERA UMA VEZ
UM GATO AMARELO.
ESQUECEU DE COMER
E FICOU MEIO MAGRELO.


ERA UMA VEZ
UM GATO VERDE.
ELE ERA PREGUIÇOSO
E FOI DEITAR NA REDE.


ERA UMA VEZ
UM GATO COLORIDO.
BRINCAVA COM OS AMIGOS
E ERA MUITO DIVERTIDO.


ERA UMA VEZ
UM GATO LARANJA.
FICOU DOENTE
E SÓ QUERIA CANJA.


ERA UMA VEZ
UM GATO MARROM.
OLHOU PRA GATA
E FEZ “ROM ROM”


ERA UMA VEZ
UM GATO ROSA.
COMEU UMA SARDINHA
DELICIOSA.


ERA UMA VEZ
UM GATO PRETO.
ERA TEIMOSO
E BRINCOU COM O ESPETO.


ERA UMA VEZ
UM GATO BRANCO.
ERA TÃO SAPECA
QUE PULOU DO BARRANCO.


ERA UMA VEZ
UM GATO XADREZ…
QUEM GOSTOU DESTA HISTÓRIA
QUE CONTE OUTRA VEZ…


Nenhum comentário:

Postar um comentário