terça-feira, 7 de julho de 2015

PROPOSTA DIVIDIDA EM SEMESTRES,COBRE DO 1 AO 5 ANO


 
ATIVIDADES PERMANENTES
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
PROJETOS DIDÁTICOS
1º ANO1º SEMESTRE• Leitura diária de textos literários pelo professor.
• Roda de conversa (escuta atenta e discussão sobre os assuntos tratados).
• Roda de biblioteca (empréstimo de livros).
• Leitura e escrita do próprio nome e dos colegas, de listas e de textos de memória (parlendas, cantigas e adivinhas).
• Escrita e leitura de textos de memória (ordenação, ajuste do falado ao escrito, análise de valores sonoros e outros indícios do sistema de escrita).
• Reconto de contos conhecidos com o professor como escriba, preservando os elementos da linguagem escrita.
• Agenda de telefones e endereços dos alunos da turma.
• Livro de parlendas preferidas pelo grupo.
Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e escritores, ler antes de saber ler e escrever sem saber escrever convencionalmente.
Conteúdos Leitura, escrita e comportamentos leitores.
Objetivos Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita e apropriar-se das características da linguagem escrita.
Conteúdos Leitura e escrita e produção de texto oral com destino escrito.
Objetivos Estabelecer um sentido para o uso do alfabeto, favorecer situações de escrita com base em textos de memória e refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita.
Conteúdos Ordem alfabética e leitura e escrita.
2º SEMESTRE• Leitura diária de textos literários e informativos pelo professor.
• Roda de conversa (escuta do colega e emissão de opiniões).
• Rodas de biblioteca (empréstimo de livros e apreciação da qualidade literária dos textos).
• Leitura e escrita de textos de memória (parlendas, cantigas e adivinhas).
• Escrita e leitura de textos de memória, títulos de livros, listas diversas e rótulos.
• Produção coletiva ou em dupla de bilhetes, convites, receitas, regras de jogos, propagandas e anúncios.
• Reescrita coletiva de contos conhecidos.
• Coletânea de reescritas de contos ditados para o professor.
Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e ler antes de saber ler convencionalmente, tentando estabelecer relações entre o oral e o escrito.
Conteúdos Leitura, escrita e comportamentos leitores.
Objetivos Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita e produzir um texto em linguagem escrita, recuperando os principais elementos da narrativa.
Conteúdos Leitura e escrita e produção de texto oral com destino escrito.
Objetivos Produzir um texto em linguagem escrita, recuperando os principais elementos da narrativa, e perceber a diferença entre a linguagem oral e escrita.
Conteúdos Linguagem escrita.
 
ATIVIDADES PERMANENTES
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
PROJETOS DIDÁTICOS
2º ANO1º SEMESTRE• Leitura diária de contos e poemas pelo professor.
• Roda de conversa com mediação do professor sobre temas diversificados.
• Roda de biblioteca (empréstimo de livros e compartilhamento de impressões sobre eles).
• Leitura e escrita de textos
de memória (poesias, adivinhas, cantigas e trava-línguas).
• Leitura de várias versões do mesmo conto para apreciar e comparar textos de qualidade.
• Reconto e reescrita de uma versão do conto escolhida pelos alunos.
• Escrita em dupla de textos de memória.
• Revisão coletiva dos textos produzidos em dupla.
• Livro de cantigas de roda preferidas pelos alunos.
Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e utilizar as estratégias de seleção, antecipação e verificação, considerando aquilo que já se sabe sobre o sistema de escrita.
Conteúdos Leitura, escrita e comportamentos leitores.
Objetivos Conhecer e valorizar os recursos linguísticos utilizados pelo autor e considerar a importância da escrita correta para ser mais bem entendido pelos leitores.
Conteúdos Leitura, produção de texto e revisão (ausência de marcas de nasalização, hipo e hipersegmentação, entre outros).
Objetivos Escrever alfabeticamente textos de memória e pôr em jogo os conhecimentos sobre a escrita.
Conteúdos Ortografia.
2º SEMESTRE• Leitura diária de textos literários e informativos pelo professor.
• Roda de conversa (emissão de opiniões pessoais).
• Roda de biblioteca (empréstimo de livros com comentários, lembrança de trechos,
indicação aos colegas e apreciação de textos literários).
• Leitura e escrita de textos práticos (bilhetes, cartões, avisos, anúncios etc.).
• Reescrita em dupla de contos selecionados pela turma.
• Revisão coletiva das reescritas.
• Leitura, com a ajuda do professor, de textos de diferentes gêneros, apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características do seu portador e o gênero.
• Leitura de contos de própria autoria para outras turmas (após o reconto, a reescrita e a revisão).
• Caderno de relatos de memórias da turma com fotos e registros escritos.
Objetivos Familiarizar-se com textos
literários e informativos e desenvolver comportamento leitor.
Conteúdos Leitura, produção de texto e comportamentos leitores.
Objetivos Participar de uma situação de revisão com a ajuda do professor, visando aprimorar a escrita e ler diferentes gêneros com mais fluência.
Conteúdos Leitura, produção e revisão de textos (aspectos notacionais e discursivos, considerando as características linguísticas do gênero).
Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e escritores e escrever relatos, considerando as características textuais e discursivas do gênero.
Conteúdos Leitura, produção e revisão de textos (ortografia e aspectos relacionados à linguagem que se usa para escrever).
 
ATIVIDADES PERMANENTES
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
PROJETOS DIDÁTICOS
3º ANO1º SEMESTRE• Leitura diária de textos literários pelo professor.
• Roda de conversa (escuta atenta e manifestação de opiniões).
• Roda de biblioteca (empréstimo de livros e apreciação de textos literários).
• Leitura compartilhada de textos informativos para estudar os temas tratados nas diferentes áreas de conhecimento.
• Leitura pelo aluno de diferentes gêneros para localizar e selecionar informações.
• Escrita de textos práticos (bilhetes, cartões, avisos, anúncios etc.)
• Reescrita coletiva de

Nenhum comentário:

Postar um comentário