terça-feira, 7 de julho de 2015

MODELO DAS OFICINAS




OFICINA PEDAGÓGICA DO 1º ANO
TEMA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Nº de alunos: turma:

Datas: 06 de junho de 2015

Oficina 1
 Dia 06/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino





07h
Acolhida do grupovídeo/música Meu galinho; Apresentar o tema Meio Ambiente -
projetor;
computador;
caixa de som;





07:30
Dinâmica de grupo – Ensaiar a música com os alunos - dividir em grupos de 4 para fazer o coral;
Construir banner artístico – Impressão sobre o meio ambiente;

Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando da oralidade dos alunos, bem como trabalhar o lúdico e a leitura por meio da música, desenhos e pinturas;

Procedimentos

·      Produzir um banner com pinturas e  “Ateliê de pintura” (em grupo);
·      Escrever o nome e pequenas frases;
Computador;
Caixa de som;
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Lápis de cor;
Textos da musica fatiados;
Folhas de cartolina branca;
Cola;
Tintas coloridas;
Retalhos de tecidos;
Fita gomada;
Fichas com palavras;
Imagens de recortes;

09:00
Intervalo – 15min
10h
·         Vídeo da turma da Monica – Um plano pra Salvar o Planeta
·         Atividade escrita – pintar o planetinha e escrever o nome;

Atividade rodada.

10:15
Apresentação de cada grupo de alunos;


11h
Exposição aos pais;                                                       








OFICINA PEDAGÓGICA DO 2º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS:
Nº de alunos: turma:

Datas: 06 de junho de 2015

Oficina 2
 Dia 06/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino





07h
Acolhida do grupovídeo da turma da Mônica;

projetor;
computador;
caixa de som;





07:30
Dinâmica de grupo – Cartaz com imagens do meio ambiente, cheios de objetos que degradam o meio. Pedir que os alunos retirem do cartaz o que estar errado no meio ambiental;
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a questão ambiental para sensibiliza os alunos quanto a coleta seletiva dos recicláveis;

Procedimentos

·         Cantar a música da reciclagem;
·         Realizar a reciclagem – colocar cada objeto no seu devido lugar ( exemplo: papel no cesto azul)
·         Em seguida, colocar o que deve estar no meio ambiente;
Computador;
Caixa de som;
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Caixas com as cores da reciclagem;
Lixo pra coleta;
09:00
Intervalo – 15min
10h
·      Finalização da atividade;
·      Fazer um acróstico com palavra RECICLAGEM;
·      Fazer um plano pra salvar o planeta, cartazes com as dicas;

Lápis;
Cartolinas;
Cola;
Tesoura;
10:15
Apresentação de cada grupo de alunos;


11h
Exposição aos pais;                                                       





OFICINA PEDAGÓGICA DO 3º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: 
Nº de alunos: turma:

Datas: 06 de junho de 2015

Oficina 3
 Dia 06/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino





07h
Acolhida do grupo: Teatro de fantoches –  João e Maria em versos;

Casinha de teatro;
Avental literário;





07:30
Dinâmica de grupo – Atividade com objetos dentro de uma caixa surpresa (João e Maria) encenação da historinha por parte dos alunos com narração.
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a história de João e Maria em versos, para que os alunos produzam pequenos textos com rimas.

Procedimentos

·      Produção textual oral – Atividade com objetos dentro de uma caixa surpresa (João e Maria);
·      Leitura e Produção de texto – Leitura de João e Maria em versos / Distribuição de versos por duplas – Pedir para destacar as palavras que rimam com o lápis de cor de sua preferência, depois ilustrar com desenhos, recortes e etc... a estrofe recebida.

Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Recortes dos versos;
Caixa surpresa;
Rimas em recortes;
Fantoches;

09:00
Intervalo – 15min
10h
·      Finalização da atividade;
·      Construir bonecos de João e Maria com colheres de pau;
·      Apresentação teatral e encenação dos versos dos alunos;

Lápis permanente de cor;
Tecidos;
Cola;
Colheres de pau;
10:15
Apresentação de cada grupo de alunos;


11h
Exposição aos pais;                                                       





OFICINA PEDAGÓGICA DO 4º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: 
Nº de alunos: turma:

Datas: 06 de junho de 2015

Oficina 4
 Dia 06/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino





07h
Acolhida do grupo: Xote ecológico – Luiz Gonzaga
Computador;
Projetor;
Caixa de som;




07:30
Dinâmica de grupo – construir um banner artístico
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a música regional e sensibilizando os alunos quanto as questões ambientais.
Procedimentos

·         Apresentação da música O xote ecológico;
·         Atividade de interpretação do texto ( xote ecológico);
·         Roda de conversa sobre detalhes da música e seus elementos principais;
·         Dividir a turma em grupos para executar  vários Trava-línguas no tema meio ambiente e/ou cultura popular;

Projetor de multimídia, cópias da pauta, da lista com nomes de participantes,Atividade mimeografadas com questões interpretativas;
Recortes com trava-línguas;
09:00
Intervalo – 15min
10h
·  Finalização da atividade de interpretação;
·  Construir o banner artístico com desenhos e pequenos textos abordando o ambiente local, como se encontra ou como gostaria que fosse;
Lápis permanente de cor;
Tecido de pintura;
Tinta e pincel;
10:15
Apresentação de cada parte do banner individualmente;


11h
Exposição aos pais;                                                       










OFICINA PEDAGÓGICA DO 5º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS
Nº de alunos: turma:

Datas: 06 de junho de 2015

Oficina 5
 Dia 06/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino





07h
Acolhida do grupo: Xote das meninas – Luiz Gonzaga
Computador;
Projetor;
Caixa de som;




07:30
Dinâmica de grupo – escrever parodia e criar mural de recados do amor
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto por meio do gênero parodia, os alunos irão produzir uma parodia a partir da música com elementos de sua vida cotidiana, além de produzir um moral de recadinhos e mensagens.

Procedimentos

·         Mostrar uma paródia para os alunos;
·         Criar uma paródia a partir da música trabalhada;
·         Criar o mural de recadinhos e mensagens;

Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes, folhas de papel oficio e

09:00
Intervalo – 15min
10h
Finalização da atividade e ilustração da parodia;
Mural de parodias;
Produzir mural de recadinhos;
Lápis coloridos.
Cartolina;
Eva;
Tesoura;
Cola;
10:15
Apresentação e encenação dos grupos;

11h
Exposição aos pais;                                                       




Nenhum comentário:

Postar um comentário