terça-feira, 10 de março de 2015

POR QUE O ALUNO DA ATUALIDADE NÃO QUER APRENDER?


Hoje me deparei com esta imagem no Facebook. A pergunta da página que a publicou era a seguinte:

Você concorda?

Diante te tal frase e de tal pergunta resolvi responder aqui no blogue. Já que tenho por lema aqui refletir sobre a transformação que a educação pode trazer para a vida de um indivíduo.

Primeiramente queria dizer que NÃO. Não concordo com esta frase. Muito pelo contrário creio que o desafio do professor da atualidade seja justamente fazer com que  aluno saiba qual é o significado da escola na vida dele. 

Por que digo isto? Basta olharmos para o lado e veremos nossos alunos, que dentro de sala de aula são considerados "monstrinhos" para observar que estão sempre aprendendo. Aprendem a soltar pipa, aprendem a fazer carrinhos de rolimã, aprender as regras de um jogo de video-game, aprendem a pegar um ônibus, a mexer nos celulares, computadores, tablets.. São surfistas, desenhistas, bailarinos...  Tantas coisas que nem sei...

Mas na escolas, NÃO QUEREM APRENDER. Não penso que a questão seja não querer aprender, mas ao contrário, não saber o que o ambiente trará de importante para suas vidas. O aluno vai à escola para ouvir o professor falando, agora com um recurso mais moderno como o datashow ou uma lousa digital,  mas não entende o significado que a Física, a Química, a Matemática e a própria Língua Portuguesa tem em suas vidas. 

E pior, nem se dão conta de que  utilizam conceitos destas ciências diariamente. 

Vejo muitos professores reclamando de condições e qualidade de ensino, e não discordo desta luta. Mas penso que a aprendizagem ou melhor, a falta de interesse pela aprendizagem escolar está ligada entre tantas  coisas ao significado que o professor dá ao seu trabalho na escola. 

Falo como aluna e como professora. Para dar significado é preciso ter significado. Portanto o maior desafio do professor na atualidade é buscar significados para estimular aprendizagens. E isso requer muito mais do que planejar uma aula, entrar na sala e despejar conteúdos sobre a turma.  Requer conhecimento do seu trabalho e do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário