quinta-feira, 25 de agosto de 2016

MATÕES APROVA O PLANO MUNICIPAL PELA PRIMEIRA INFÂNCIA - PMPI

Matões aprova o Plano Municipal pela Primeira Infância – PMPI

18 de agosto, 2016 - 09h31 -
São Luís, 08 de agosto de 2016 - A primeira infância, período que vai de 0 a 6 anos, é extremamente importante para o desenvolvimento da criança, pois as experiências desta fase serão relevantes para o resto da vida, marcando seu desempenho escolar, social e afetivo. É nessa etapa que se forma o suporte para o crescimento saudável em seus aspectos sócio-emocionais é fundamental.
Foi considerando essa importância que o município de Matões (MA), por meio do projeto Selo UNICEF Município Aprovado desenvolveu o seu Plano Municipal pela Primeira Infância – PMPI. O documento contempla ações para crianças de até seis anos de idade e é o primeiro a ser elaborado no município. A apresentação do Plano foi realizada no plenário da Câmara Municipal em maio e já foi aprovado pelos vereadores.
O Plano, antes de ser aprovado na Câmara Municipal de Matões (MA), passou por diversas instâncias de discussão, tais como: encontros, grupos de trabalho e seminários. A elaboração do PMPI-MATÕES/MA teve participação ativa de órgãos governamentais e não-governamentais, como CMDCA, Secretarias Municipais e sociedade civil, além da equipe intersetorial do Selo UNICEF.
Para a presidente do CMCDA, Conceição Macedo, a aplicação de todas as políticas públicas que asseguram o atendimento às necessidades propostas será um novo desafio: “tirar as ações do PMPI do papel para que as mesmas façam parte da realidade das crianças de Matões/MA será o nosso objetivo daqui para frente e um novo desafio”.
Jeane Cylene Alves da Costa, articuladora do Selo UNICEF Matões/MA, falou do papel fundamental que o PMPI tem na efetivação das políticas públicas. “A elaboração deste documento e oficialização deste através da câmara é um primeiro passo para que estas políticas públicas se tornem efetivas, por isso a realização das ações não deve ser o trabalho de uma única secretaria. Vamos trabalhar de forma parceira com todas as secretarias para que as famílias e principalmente nossas crianças tenham seus direitos garantidos”, afirmou a articuladora.
De acordo com as orientações do UNICEF para os municípios que participam do Selo, o PMPI deve ser parte integrante do Plano Municipal da Criança e do Adolescente e deve conter ações dos vários setores, como saúde, educação, assistência social, etc.
Outra ação sugerida pelo Selo UNICEF a fim de fortalecer a Primeira Infância na agenda do município é a realização da Semana do Bebê, promovida em Matões(MA) de 23 a 27 de maior de 2016, iniciativa que visa mobilizar a população e disseminar informações importantes a respeito dos cuidados durante a gestação e os primeiros anos de vida da criança.

Anexo(s):

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário