quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

TEXTOS PARA O CADERNO DE LEITURA

Textos para o caderno de leitura


A CORUJA

FUI À FEIRA COMPRAR UVA
ENCONTREI UMA CORUJA
PISEI NO RABO DELA
ME CHAMOU DE CARA SUJA


QUADRINHA

A CASINHA DA VOVÓ
ESTÁ AMARRADA NO CIPÓ
SE O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO
COM CERTEZA FALTA PÓ.




LOBO MAU



EU SOU O LOBO MAU
LOBO MAU, LOBO MAU
EU PEGO AS CRIANCINHAS
PRA FAZER MINGAU

HOJE ESTOU CONTENTE
VAI HAVER FESTANÇA
TENHO UM BOM PETISCO
PARA ENCHER A MINHA PANÇA.

PARLENDA

REI, CAPITÃO.

SOLDADO, LADRÃO.
MOÇA BONITA.
DO MEU CORAÇÃO

CHATICE
JOSÉ PAULO PAES

JACARÉ
LARGA DO MEU PÉ,
DEIXA DE SER CHATO!

SE VOCÊ TEM FOME,
ENTÃO VÊ SE COME
SÓ O MEU SAPATO,

E LARGA DO MEU PÉ,
E VOLTA PRO SEU MATO,
JACARÉ!


Mensagem de abertura para o caderno de leitura

Querido aluno, querida aluna

Este caderno foi feito especialmente para você. São textos variados: canções para você cantar, adivinhas para você descobrir a resposta, decorar e depois perguntar aos seus amigos, poemas para você recitar, parlendas para você brincar, quadrinhas para você se divertir, histórias para você se emocionar, receitas para você cozinhar... e muitos outros, que não só vão ajudar você a aprender a ler, mas também vão deixar você cada vez mais sabido(a)!

Alguns destes textos você poderá ler sozinho(a) mesmo que ainda esteja aprendendo a ler; outros você irá ler com a ajuda de sua professora ; outros, ainda, serão lidos por sua professora, mas você poderá acompanhar a leitura.

O caderno é seu e você deverá cuidar bem para que possa usa-lo todo este ano. Você pode levá-lo para casa para ler com seus familiares, para mostrar para outros amigos ou, simplesmente, para se divertir, cantar, se emocionar, brincar, cozinhar, aprender...

Divirta-se e aproveite!

( texto de apresentação do livro de “textos do aluno” projeto LER E ESCREVER)

Caderno de leitura
Alguns anos atrás, em conversa nos grupos de discussão com a Rosalinda, uma das formadoras do Letra e Vida, recebi a proposta para trabalhar com o caderno de leitura.

Ela nos mandou o texto que foi organizado pela Debora Vaz relatando essa proposta. Desde então, o caderno de leitura virou uma febre na net, nas trocas, com a criatividade de muitas professoras, ele realmente se mostrou um grande aliado na sala de aula como um recurso a favor da alfabetização.

Segue abaixo um resumo da descrição do caderno de leitura:

O caderno de leitura surgiu da observação de que muitas crianças aprendiam a ler a partir da “leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido).

A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.

O caderno de leitura pode ser organizado com as turmas de três anos em diante:
Com as crianças de 3 a 5 anos, o caderno será uma oportunidade para que elas se reconheçam capazes de ler. A seleção dos textos deve sempre ter como critérios principais: as características, conhecimentos e preferências da turma e a qualidade do material (tanto do ponto de vista do conteúdo como da apresentação gráfica).

A partir dos 6 anos, além dessas vantagens, o caderno serve também como fonte de consulta para a escrita das crianças, em situações espontâneas ou orientadas pelo professor.

Os objetivos do caderno são:

• Incentivar a prática da leitura e o desejo de ler
• Possibilitar o contato direto das crianças com textos reais
• Ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças
• Garantir um repertório de textos de boa qualidade que se constitua num material de consulta para a escrita de outros textos
• Incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente
• Apresentar situações reais em que as crianças tenham que utilizar estratégias de leitura e ajustar o que sabem de cor ao que está escrito
• Desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional
• Favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever, sobre a disposição gráfica dos diferentes gêneros textuais, sobre o valor sonoro convencional das letras...
• Ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.

Que caderno utilizar?

As dicas abaixo são da Ivanise

Os cadernos de brochura são melhores que os de capa dura, porque estes soltam a capa com mais facilidade.

Para que a capa do caderno de brochura dure mais, junte mais uma folha à capa (a 1ª folha e a última), pois reforça a capa. Na última folha passe fita durex (bem grossa ou uma tira de contact) ligando a capa ao caderno (por dentro). Isso dará um reforço à capa.

Depois, coloque dentro de um saco plástico e explique ao aluno que o caderno só poderá ir para a mochila dentro do saco, pois o que estraga o material deles é o caderno solto na mochila.

É importante orientar as mães a esse respeito, peça para elas ensinarem seus filhos e você reforçará em sala de aula. É uma pena que nem todas ligam, até o dia que molha, suja de cola, solta a capa...

Muitos professores seguem essa sequência:

1ª página - Identificação, série, professora, nº da sala, horário, nome do aluno
2ª página - Uma mensagem para os alunos
3ª página - O que vamos aprender com o caderno
4ª página - Objetivos
5ª página - Duas folhas para elaborar os índices
6ª página - lista dos alunos (meninos e meninas)
7ª página - alfabeto (4 formas)

Fonte: Material organizado por Debora Vaz, Rosa M. Antunes de Barros e Rosângela Veliago, com a colaboração de Rosaura Soligo.

Mensagem de abertura para caderno de texto

CARO ALUNO,


ESTE CADERNO DE LEITURA IRÁ AJUDÁ-LO A APRENDER A LER.

ELE PRECISA SER ENCAPADO, PROTEGIDO DA ÁGUA, SEM RABISCOS, RASGOS E SEM RECORTES.

LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ DEVERÁ TRAZÊ-LO PARA A ESCOLA TODOS OS DIAS.

PEÇA PARA ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA ESTAR SEMPRE LENDO OS TEXTOS DESTE CADERNO COM VOCÊ.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER O SEU CADERNO DE LEITURA SEMPRE QUE QUISER, POIS ELE É MUITO ESPECIAL E VAI TE ACOMPANHAR DURANTE TODO ESTE ANO, PORTANTO CUIDE BEM DELE.

NÃO SE ESQUEÇA “LER É MUITO BOM”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário