domingo, 27 de novembro de 2016


Atividades Lúdicas-Necessidades por Faixa Etária


Durante as atividades lúdicas, os educadores podem perceber traços de personalidade do educando, de seu comportamento individual e em grupo e o ritmo de seu desenvolvimento. O ato de divertir-se vai oportunizar as vivências às vezes inocentes e simples da essência lúdica de crianças, jovens e adultos, possibilitando o aumento da auto-estima, o autoconhecimento de suas responsabilidades e valores, a troca de informações e experiências corporais e culturais, por meio das atividades de socialização. Ainda é oportunizado às crianças, jovens e adultos o enriquecimento de suas próprias capacidades, mediante estímulo à iniciativa, à melhoria nos processos de comunicação e principalmente a optar por ações que incentivem a criatividade, que é certamente uma característica e um objetivo fundamental da Atividade Lúdica, seja ela uma brincadeira, jogo ou brinquedo em suas diversas formas de realização. Toda a atividade lúdica pode ser aplicada em diversas faixas etárias, mas pode sofrer interferência em seu procedimento de aplicação, na metodologia de organização e no ministrar de suas estratégias, de acordo com as necessidades específicas das faixas etárias. Podemos observar as crianças de:
2 a 3 anos
(Introdução do livro: Atividades Recreativas para Divertir e Ensinar Vozes-2005)


•Possuem necessidade de manipular materiais variados;


•Precisam desenvolver seus músculos e sua imaginação;


•Precisam estimular a sua criatividade;


•Necessitam conviver com outras crianças;


•Precisam que sua observação seja ativada e que o conhecimento de objetos que as cercam seja despertado;


•Gostam de brincar mais sozinhas e seu principal interesse é descobrir seu próprio corpo.


Devemos ativar a observação e despertar para o conhecimento de objetos que as cercam.Gostam de brincar mais sozinhas e seu principal interesse é descobrir o seu próprio corpo.





4 a 6 anos
•Gostam de ser elogiadas e têm tendência a emoções extremas;


•Adoram novidades (lugares, pessoas e objetos). Ficam pouco tempo realizando uma atividade, exigem troca constante e rápida de ações;


•Precisam de regras e limites, que desafiem sua imaginação;


•Constantemente, necessitam de motivação e quando motivadas, conseguem se entreter mais tempo em uma atividade, vivendo assim suas emoções com bastante facilidade;


•Começam a ter curiosidade sexual e preocupam-se com as diferenças;•Apegam-se a familiares;


•Necessitam de autocontrole das emoções diante de medos de coisas ou de situações como, escuro, bicho e, portanto, devem ter oportunidade para vencer temores.


•Adoram mostrar o que sabem fazer, nesta fase estão descobrindo o prazer de brincar junto com outras crianças.


7 a 9 anos


•Tem grande precisão de movimentos, sendo uma etapa totalmente viável para o incentivo às atividades desportivas e àquelas que demandam esforço físico;


•Precisam de motivação no desenvolvimento do seu intelecto, com ações que possam proporcionar reflexões e descobertas;


•Necessitam de motivação para o convívio social;


•Requerem reforço nas atividades sobre as diferenças entre grande e pequeno, direita e esquerda, claro e escuro ou outros elementos.


•As atividades sobre as diferenças entre grande e pequeno, direita e esquerda, claro e escuro ou outros elementos, devem ser reforçadas nas atividades lúdicas.




10 a 12 anos


•Têm grande interesse (por) e necessidade de atividades ao ar livre, jogos de equipes;•Necessitam de autonomia e oportunidades de aceitação dentro de um grupo;


•Precisam de atividades específicas para meninos ou meninas, devido á diferença de interesse e ao ritmo de amadurecimento;


•Necessitam de atividades que possam contribuir para autocrítica e o reconhecimento de suas dificuldades;


•Possuem grande interesse em jogos atividades de grupo, músicas do momento e ações de humor;


•Precisam trabalhar a sensibilidade e o ciúme com o uso de técnicas e dinâmicas individuais e em grupo.


13 anos em diante


•Possuem interesse por assuntos culturais e religiosos, buscando assim seus ideais;


•Tendem a aperfeiçoar suas habilidades motoras enfatizando as atividades esportivas;


•Os meninos necessitam de atividades de maior intensidade, com ações que exigem força, resistência, velocidade e coragem;


•As meninas se interessam mais por atividades esportivas de menor esforço e de maior habilidade;


•Apreciam atividades ao ar livre, rítmicas que estão inseridas no seu contexto social. É de grande importância a reflexão entre meninos e meninas sobre as atividades que tenham contato do corpo;


•Necessitam de atividades que trabalhem os grandes grupos musculares, os movimentos gerais e a flexibilidade.



Poderá também gostar de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário