segunda-feira, 29 de agosto de 2016


FORMAÇÃO PNAIC 1º AO 3º ANO E PAIC + 5 4º E 5º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA



PNAIC 1º ao 3º Ano
AGENDA
·     Acolhida: Vídeo – “ Com as mãos eu faço...”
·     Iniciando a Conversa
·     Aprofundando o Tema: Estudo de Grupo.
·     Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética pelas as crianças: Que caminhos percorrer? Como podemos auxiliá-las em suas trajetórias de aprendizagem?
·     A consolidação da correspondência letra-som e o ensino da ortografia: O que devemos propor aos alunos no final do ciclo de alfabetização?
·     Relatos:
ü Possibilidade de Reflexão sobre o SEA a partir de Trava-Língua.
ü Jogo “Quem escreve sou eu”
ü Sequência de Atividades a partir de uma obra complementar.
ü Sequencia de Atividades para o ensino das regularidades ortográficas de uso do R e RR.
·     Socialização dos grupos.
·     Apresentação em slides dos conteúdos, proporcionando debate para melhor entendimento dos assuntos em estudo.
·     Planejamento do Ensino: Alfabetização e ensino/aprendizagem;
·     Objetivos e Estratégias;
·     Princípios didáticos e modos organização do trabalho pedagógico; (do Componente Curricular – Língua Portuguesa).
·     As Rotinas da Escola e da sala de aula.
·     Vídeo – O Retorno do Patinho Feio (Marcelo Coelho).
·     Leitura do Texto: Cartas Perto do Coração (Clarice Lispector).
·     Atividade Individual – Escrever uma carta a um colega falando sobre a III Formação PNAIC e como está se sentindo diante de tudo.
·     Slides – Gêneros Textuais definição e funcionalidade – Luiz Antonio Marcuschi.
·     O que é Gênero Textual?
·     Os Gêneros textuais como prática sócio históricas.
·     Compartilhando:
Direitos de Aprendizagem em História no Ciclo de Alfabetização ( Ano 1, Ano 2, Ano 3).
·        Leitura Compartilhada;
·        Análise das Tabelas
·        Materiais Didáticos no ciclo de alfabetização (Ano 1, Ano 2, Ano 3)
·        Aprendendo Mais: - Fazer o diagnóstico dos alunos nas fichas de Acompanhamento da Aprendizagem, de acordo com a solicitação de cada instrumento recebido na I formação.
·        Obs: Trazer para apresentar na IV Formação prevista para o final do mês.
·        Avaliação
4º e 5º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA
AGENDA
·          Acolhida: Vídeo: O Pescador o Anel e o Rei;
·          Divisão de grupo com palitoches - Personagens de história infantil;
·          Estudo do Texto: Você seguro em classe;
·          Apresentação dos trabalhos desenvolvidos nos grupos;
·          Debate a respeito do texto estudado;
·          Estudo do Texto: Fluência na Leitura – Propostas de atividades didáticas para trabalhar com fluência na leitura – Leitura Compartilhada;
·          Entrega e orientações sobre o material (Como ter tempo para corrigir 150 textos, Usando a Leitura Verbal e Aprendendo Verbos (Ações), Trocando ideias de Professor para Professor, oficina de Ortografia e Produção Textual);
·          Almoço
·          Estudo e entrega dos resultados das Provinhas PAIC+ 5 – Língua Portuguesa 4º e 5º Ano;
·          Avaliação do Encontro;
4º e 5º ANO – MATEMÁTICA
AGENDA
·        Acolhida inicial –  A folha amassada;
·        Relato sobre o trabalho realizado com a rotina de matemática do mês de (troca de experiências, conquistas e desafios);
Avaliação dos resultados dos simulados do mês de elaborados pela SME quanto aos blocos Espaço e Forma, Números e Operações, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação;
•  Estudo dos resultados da provinha PAIC + 5- 4º/5º anos- 2013 e análise das habilidades e questões exploradas nas provas;
•  Escolha das habilidades para elaborar a rotina do mês de junho.
•  Avaliação da aprendizagem –Cipriano Luckesi-vídeo;Debate.
•  Ambiente Alfabetizador: (texto: Entrevista com Ana Teberosky; Organização da sala de aula- vídeo; Debate.
•  Oficinas:
Trabalhando a multiplicação envolvendo o ábaco;
*Técnicas para multiplicar usando os fatos fundamentais;
Avaliação da formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário