quinta-feira, 9 de junho de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA A BOTA DO BODE

Ideal para turmas de 1º ano

A bota do bode
(Mary e Eliardo França)
Um livro de literatura infantil em que a fantasia e a realidade se fundem  e abrem espaço  para a criatividade. 
Através dele, o universo infantil literário se alarga como uma mágica. 
A mágica da ludicidade. 
E, acima de tudo, contempla o objetivo de alfabetizar crianças,  uma vez que utiliza linguagem altamente acessível, com frases que  se repetem e que podem ser utilizadas de diversas formas  para facilitar a construção da leitura e da escrita, sempre  acompanhada da mediação/ intervenção eficaz do professor.
Compartilho com vocês algumas sugestões de encaminhamentos  de atividades de leitura e escrita, 
mas relembro que: cada grupo é um grupo, e cada aluno é um  aluno em sua especificidade e as adaptações são sempre necessárias. 
Além do mais, o objetivo do trabalho com a leitura do livro  deve, antes de tudo, ser bem definido (ampliar o VOCABULÁRIO oral,  despertar e ampliar  o prazer de ler, estudo de fonemas específicos, etc

O que pode ser trabalhado 
  • Para contá-la, dá pra utilizar fantoches alternativos (pesquisar no google imagens dos animais que aparecem, salvar, imprimir e colar em palito de churrasquinho) e uma bota (de verdade). E usar a criatividade na hora de contar ...
  • Oralmente, pedir que os alunos recontem a história, criem um novo final.
  • Exploração da letra B das palavras BOTA e BODE.
  • Montagem do título da história com letras móveis ou com recortes de revistas e jornais.
  • Fazer registro dos personagens que aparecem na história: mostrar um fantoche de cada vez, pedir que digam o nome, ilustrem no caderno e realizem a escrita.
  • Produzir um texto coletivo contando sobre a origem da bota, quem a perdeu, como foi parar ali. Explorar estrutura textual (início, meio e fim), organização de ideias, escrita. 
  • Realizar a contagem e registro do número de animais que aparecem na história e criar situações matemáticas.

Livro























Nenhum comentário:

Postar um comentário