domingo, 10 de abril de 2016

OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição.
Aqui você encontra informações sobre o concurso, além de acompanhar adesões, inscrições e os resultados de cada etapa no “Mapa das inscrições”.
O tema escolhido é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
Neste ano, os primeiros 100 mil professores inscritos recebem um DVD com aColeção da Olimpíada, material que apresenta a sequência didática para o ensino da escrita em quatro gêneros textuais.

Por que participar?

Quem participa?
Professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas seguintes categorias:
Poema: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental
Memórias literárias: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental
Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio
Artigo de opinião: 2º e 3º anos do Ensino Médio
Na Olimpíada todos ganham
Para além da seleção e premiação de textos, a Olimpíada propõe para o professor de língua portuguesa uma formação que o auxilie na reflexão e compreensão da função social da escrita, fortalecendo o seu trabalho em sala de aula.
A experiência de produção de textos possibilita aos alunos a ampliação de suas competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar em que vivem, aproximando a comunidade da escola.
Premiação
500 alunos semifinalistas e seus professores:: medalha, livros e participação em oficinas culturais e de formação.
152 alunos finalistas e seus professores: medalha e 1 tablet.
Escolas dos 152 finalistas: placa de homenagem.
28 professores semifinalistas, vencedores na categoria Relato de Prática: 1 notebook.
20 alunos vencedores e seus professores: medalha, 1 notebook e 1 impressora.
Escolas dos 20 vencedores: 10 computadores, 1 impressora, 1 projetor, 1 telão para projeção e livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário