terça-feira, 31 de março de 2015

PROJETO DE LEITURA

PROJETO: O Mundo Encantado da Leitura

OBJETIVO GERAL


-   Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que escreve-se para que alguém leia;   

Específicos:
-Incentivar o hábito de ler e o gosto pela leitura;
- Propiciar a troca e o compartilhamento de idéias, opiniões e conhecimentos;
Estender a prática da leitura da escola para casa e na comunidade;
-  Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas;
- Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos e hipertextos;
-  Oportunizar aos sujeitos leitores, a possibilidade de repensar o real, pela compreensão mais aprofundada dos aspectos que o compõem, através das várias oportunidades de leitura;
- Desenvolver as  habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever;

  - PÚBLICO ALVO : Crianças de 1° ano a 4° série do ensino fundamental;

*Estratégias:
- Visita a bibliotecas públicas;
- Propor momentos que os alunos falem sobre o livro que leram ou escrevam;
- Organização de grupos de contadores de histórias;
- Apresentação de história para os alunos pelos professores com fantoches;
- Contação de Histórias com fantasias pelos professores aos alunos;
- cada professor contar histórias de livros;
- Cada turma apresentará uma história para os demais mais alunos;
- Aulas utilizando recursos tecnológicos do laboratório de informática:
*1º ano e 2º ano joguinhos relacionados com a leitura;
*3° ano – pesquisas na internet sobre contos, fábulas;
*4º série – através da produção textual em sala de aula, os mesmos farão a digitação do mesmo no laboratório de informática;
- Trabalhar com os vários tipos de texto: Fábulas, poesia, anedota, textos, charadas...........;



 METODOLOGIA
Percebendo a necessidade de fazer acontecer uma Educação voltada para autonomia, para a ética, para a valorização da diversidade cultural e para busca da identidade é que nós desenvolvemos esse projeto, com o objetivo de desenvolver atividades voltadas para uma concepção Humanística, com o intuito de contribuir na formação de pessoas criativas e inventivas, capazes de refletir, de descobrir, de ouvir o outro, de respeitar o diferente, de analisar situações e buscar soluções. Neste processo, a leitura constitui um dos instrumentos de extrema importância e necessário para o individuo compreender o mundo, compartilhar das experiências diversas e reelaborar suas próprias experiências. Compreendendo que a aprendizagem do indivíduo é algo que deve ser construído socialmente (sociointeracionismo), no âmbito das relações humanas, esse projeto utilizará oficinas, trabalhos artísticos, palestra, dramatizações, exposição, trabalho em grupo, aulas expositivas, debates, de modo que a leitura seja colocada como instrumento de participação, mudança e renovação sócio-cultural. Acreditamos que a reflexão acima justifica a intenção deste projeto, uma vez que, busca a recuperação ou o renascimento qualitativo da leitura e, ao mesmo tempo, repensa e altera as funções do espaço pedagógico, como um todo. Por isso, pretendemos a partir desse projeto fazer com que as oficinas de encontro tornem-se espaços significativos de aprendizagem, lugar de experimentação, realização, confronto, êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário