terça-feira, 30 de junho de 2015

MENSAGENS


Dr. Içami Tiba destaca vinte e seis importantes tópicos para Pais e Mães

Dr. Içami Tiba, Médico Psiquiatra, palestrante, membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso". Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior.
Em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.

1º- lugar: Sigmund Freud;
2º- lugar: Gustav Jung;
3º- lugar: Içami Tiba.

1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinqüente.

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome. Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.

11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.

12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga. A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.

13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.

18. Muitas mães são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).

19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

22. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui para mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.

23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que o deixar, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem de dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

Edcar com os olhos


EDUCAR
 Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu.
O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta.
O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu.
Seu mundo se expande.
Ele fica mais rico interiormente...
E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria
e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos.
Já li muitos livros sobre psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação – mas, por mais que me esforce, não consigo me lembrar de qualquer referência à educação do olhar ou à importância do olhar na educação, em qualquer deles.

A primeira tarefa da educação é ensinar a ver...
É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo...
Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.
A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades...
Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.

Os conhecimentos nos dão meios para viver.
A sabedoria nos dá razões para viver.
Quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados.
Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento:...
...a capacidade de se assombrar diante do banal.
Para as crianças, tudo é espantoso:
um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra.
Coisas que os eruditos não vêem.
Na escola eu aprendi complicadas classificações botânicas, taxonomias, nomes latinos – mas esqueci.
Mas nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore...
...ou para o curioso das simetrias das folhas.
Parece que, naquele tempo, as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras que com a realidade para a qual elas apontam.
As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos.
O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido.
Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...
Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente.
São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver.
Elas não têm saberes a transmitir.
No entanto,
elas sabem o essencial da vida.
Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança jamais será sábio.

Rubem Alves
O professor de gramática, Inglês, Paul Flanagan só pensou em seus filhos, Thomas e Lucy quando soube que tinha um tipo de câncer que o levaria em poucos meses pra longe dos seus...
Ele dedicou seus ultimos meses de vida a deixar meios para que seus filhos, o mantivessem vivo em suas memórias por alguns anos depois de sua partida.
Em novembro de 2009, aos 45 anos, Paul morreu por causa do melanoma, deixando a mulher, Mandy, e seus filhos: Thomas, então com 5 anos, e Lucy, de 1 ano e meio.
Passados 2 anos, a vontade de Paul segue sendo realizada, através de bilhetes, fotos, cartas...os filhos seguem tendo a companhia do Pai.
Há poucos dias a família teve mais uma surpresa, a esposa Mandy, encontrou no computador pessoal de Paul, um arquivo intitulado: “Sobre encontrar a realização”.
Mandy ao ler o arquivo percebeu que era um legado de como viver bem consigo e com o próximo!
Segue a íntegra do texto, traduzido por Leticia Sorg, repórter especial de Época, em São Paulo:
“Nessas últimas semanas, depois de saber de meu diagnóstico terminal, procurei encontrar em minha alma e em meu coração maneiras de estar em contato com vocês enquanto vocês crescem.

Estive pensando sobre o que realmente importa na vida, e os valores e as aspirações que fazem das pessoas felizes e bem-sucedidas. Na minha opinião, e vocês provavelmente têm suas próprias ideias agora, a fórmula é bem simples.

As três virtudes mais importantes são: lealdade, integridade e coragem moral. Se aspirarem a elas, seus amigos os respeitarão, seus empregadores o manterão no emprego, e seu pai será muito orgulhoso de vocês.

Estou dando conselhos a vocês. Esses são os princípios sobre o quais tentei construir a minha vida e são exatamente os que eu encorajaria vocês a abraçar, se eu pudesse.

Amo muito vocês. Não se esqueçam disso.

Seja cortês, pontual, sempre diga “por favor” e “obrigado”, e tenha certeza de usar o garfo e a faca de maneira correta. Os outros decidem como tratá-los de acordo com as suas maneiras.

Seja generoso, atencioso e tenha compaixão quando os outros enfrentarem dificuldades, mesmo que você tenha seus próprios problemas. Os outros vão admirar sua abnegação e vão ajudá-lo.

Mostre coragem moral. Faça o que é certo, mesmo que isso o torne impopular. Sempre achei importante ser capaz de me olhar no espelho toda manhã, ao fazer a barba, e não sentir nenhuma culpa ou remorso. Parto deste mundo com a consciência limpa.

Mostre humildade. Tenha a sua opinião, mas pare para refletir no que o outro lado está dizendo, e volte atrás quando souber estar errado. Nunca se preocupe em perder a personalidade. Isso só acontece quando se é cabeça-dura.

Aprenda com seus erros. Você vai cometer muitos, então os use como uma ferramenta de aprendizado. Se você continuar cometendo o mesmo erro ou se meter em problema, está fazendo algo errado.

Evite rebaixar alguém para outra pessoa; isso só vai fazer você ser visto como mau. Se você tiver um problema com alguém, diga a ela pessoalmente. Suspenda fogo! Se alguém importuná-lo, não reaja imediatamente. Uma vez que você disse alguma coisa, não pode mais retirá-la, e a maioria das pessoas merece uma segunda chance.

Divirta-se. Se isso envolve assumir riscos, assuma-os. Se for pego, coloque suas mãos para cima.

Doe para a caridade e ajude os menos afortunados que você: é fácil e muito recompensador.

Sempre olhe para o lado bom! O copo está meio cheio, nunca meio vazio. Toda adversidade tem um lado bom, se você procurar.

Faça seu instinto pensar sempre sempre em dizer ‘sim’. Procure razões para fazer algo, não as razões para dizer ‘não’. Seus amigos vão gostar de você por isso.

Seja gentil: você conseguirá mais do que você quer se der ao outro o que ele deseja. Comprometer-se pode ser bom.

Sempre aceite convites para festas. Você pode não querer ir, mas eles querem que você vá. Mostre a eles cortesia e respeito.

Nunca abandone um amigo. Eu enterraria cadáveres por meus amigos, se eles me pedissem… por isso eu os escolhi tão cuidadosamente.

Sempre dê gorjeta por um bom serviço. Isso mostra respeito. Mas nunca recompense um mau serviço. Um serviço ruim é um insulto.

Sempre trate aqueles que conhecer como seu igual, estejam eles acima ou abaixo de seu estágio na vida. Para aqueles acima de você, mostre deferência, mas não seja um puxa-saco.

Sempre respeite a idade, porque idade é igual a sabedoria.

Esteja preparado para colocar os interesses de seu irmão à frente dos seus.

Orgulhe-se de quem você é e de onde você veio, mas abra a sua mente para outras culturas e línguas. Quando começar a viajar (como espero que faça), você aprenderá que seu lugar no mundo é, ao mesmo tempo, vital e insignificante. Não cresça mais que os seus calções.

Seja ambicioso, mas não apenas ambicioso. Prepare-se para amparar suas ambições em treinamento e trabalho duro.

Viva o dia ao máximo: faça algo que o faça sorrir ou gargalhar, e evite a procrastinação.

Dê o seu melhor na escola. Alguns professores se esquecem de que os alunos precisam de incentivos. Então, se o seu professor não o incentivar, incentive a si mesmo.

Sempre compre aquilo que você pode pagar. Nunca poupe em hotéis, roupas, sapatos, maquiagem ou joias. Mas sempre procurem um bom negócio. Você recebe por aquilo que paga.

Nunca desista! Meus dois pequenos soldados não têm pai, mas não corajosos, têm um coração grande, estão em forma e são fortes. Vocês também são amados por uma família e amigos generosos. Vocês fazem o seu próprio destino, meus filhos, então lutem por ele.

Nunca sinta pena de si mesmo, ou pelo menos não sinta por muito tempo. Chorar não melhora as coisas.

Cuide de seu corpo que ele vai cuidar de você.

Aprenda um idioma, ou pelo menos tente. Nunca comece uma conversa com um estrangeiro sem primeiro cumprimentá-la em sua língua materna; mas pergunte se ela fala inglês!
 
 E, por fim, tenha carinho por sua mãe, e cuide muito bem dela.

Amo vocês com todo meu coração,

Papai”

  Querido pequeno aluno, hoje você chegou ao topo de uma etapa que começou percorrer nos braços de seus pais. Iniciou o seu mundo de aventuras engatinhando pela casa, pegando tudo que estava a seu alcance, tratando de abraçar o mundo.
Certo dia cruzou pela primeira vez as portas da escola, onde descobriram outros pequenos que, como você, estavam prontos para desafiar um novo caminho que parecia assustador: o maternal, deixando os pais em casa, criando essa pequena nova independência, e se hoje olharmos para trás, vemos como foi bom!!!
O caminho foi gradativo, com alguma marcha ré, porém vencendo seus medos foi fazendo novos amiguinhos e a se identificar com a nossa equipe sempre de prontidão.
Aqui você aprendeu a dividir os brinquedos, a encaixar pecinhas, andar de motoca, fazer bolinhos de areia, pintar com giz de cera e cola colorida, a colar, reconhecer as cores, as formas e a experimentar diferentes lanchinhos (hum!!!).
Aqui você foi lobo, chapeuzinho vermelho, fada, cantor, super herói, ratinho, sapo, príncipe ou princesa, navegou na Arca de Noé com seus animais, se encantou com as histórias de Natal ou qualquer outra coisa criada pela sua fantasia. E nessa montanha que escalamos juntos , fomos escolhidas, com o apoio da nossa equipe: a acompanhá-lo. Ficamos atentas  a tudo que você precisou, de guiar seu caminho, de mostrar perigos, de oferecer  a nossa mão, de dar todas as ferramentas necessárias para ajudá-lo a crescer... (aprender a usar o banheiro e não precisar mais da fralda também...).
Esperamos de coração não te-lo decepcionado e ter respondido a todos os seus chamados para que não se sentisse só...
Chegamos ao final da caminhada desse ano de 2011 e temos que soltar sua mão, porém sabemos que outras mãos estarão aguardando pra continuar caminhando sempre em frente. Mil caminhos se abrirão pra você, siga em frente e cada vez que olhar pra trás, verá que estaremos aqui a te olhar, a Escola e toda a nossa equipe estará sempre com as portas abertas pra você e chegarão aos seus ouvidos as canções que juntos ouvimos, dançamos e cantamos !
               Até sempre , guardaremos nossos momentos mágicos e você dentro do nosso coração !
É...
Que seja azul o céu que te olhar 
  

E teu olhar sonhador

 

  Que sejas a paz

Que sejas bem mais

 

Que uma canção de amor

 São tantos nomes a te procurar

Pedro, João, Gabriel

 És como um sonho no azul desse céu

 Prá Paula e Bel

 Que a estrela te guie como ao Redentor

E proteja teus passos


 Com muita atenção embale teu sono

Num acalanto de amor.

Cantiga para Gabriel - Paulinho Pedra Azul

APENAS BRINCANDO


 Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos,
Por favor, não diga que estou APENAS BRINCANDO...
Porque enquanto brinco estou aprendendo sobre equilíbrio e formas.
 Quando estou me fantasiando,
Arrumando a mesa e cuidando das bonecas,
Por favor, não fique com a idéia que estou APENAS BRINCANDO...
Porque enquanto brinco estou aprendendo.
Eu posso ser mãe ou pai algum dia!
 Quando estou pintando ate os cotovelos,
Ou de pé diante do cavalete, ou modelando argila,
Por favor, não me deixe ouvir você dizer ele esta APENAS BRINCANDO...
Porque enquanto brinco estou aprendendo.
Eu posso ser um professor ou uma professora algum dia.
 Quando você me vê procurando insetos nos arbustos,
Ou enchendo meus bolsos com todas as coisas que encontro,
Não jogue fora como se eu estivesse APENAS BRINCANDO...
Porque enquanto brinco estou aprendendo.
Eu posso ser um cientista algum dia.
 Quando estou entretido com um quebra-cabeça,
Ou com algum brinquedo da minha escola,
Por favor, não insista que é um tempo perdido COM BRINCADEIRAS...
Porque enquanto brinco estou aprendendo.
Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas.
Eu posso estar em uma empresa algum dia.
 Quando você me vê cozinhando ou experimentando alimentos,
Por favor, não pense que porque apenas me divirto,
e apenas UMA BRINCADEIRA.
Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber diferenças.
Eu posso ser um chefe de cozinha algum dia.
Quando você me vê aprendendo a pular, saltar, 
correr e movimentar meu corpo,
Por favor, não diga que estou APENAS BRINCANDO...
Eu estou aprendendo como meu corpo funciona.
Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia.
 Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje e eu digo, eu brinquei.
Por favor, não me entenda mal!
Porque enquanto brinco estou aprendendo.
Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho.
 Eu estou me preparando para amanha.
HOJE eu sou CRIANÇA e meu trabalho É BRINCAR!

                                                                                       Anita Wadley
                         
    O papel dos pais é, então, estimular a brincadeira na criança, mostrar-lhe que o jogo, o movimento, o desenho ou até a leitura, podem ser tão divertidos como a televisão, o computador ou game. 


Se bem que o computador seja uma excelente fonte complementar de aprendizagem, é necessário compreender que a criança precisa de outros estímulos que passam pelo contacto com a Natureza e pelo exercício físico. 



Durante as suas brincadeiras e jogos, com uma orientação adequada, a criança pode ser estimulada a desenvolver aspectos importantes para o seu crescimento: 
. desenvolvimento físico 
. raciocínio lógico 
. percepção sensorial 
. socialização 
. comunicação 
. criatividade


 
   
É papel dos pais estimular o ato de brincar. Estimular o potencial da criança para que desenvolva uma série de capacidades que lhe são inatas. Infelizmente, nem todas as crianças têm acesso a um ambiente que estimule e favoreça o seu desenvolvimento. 

   
No entanto, como em tudo, o excesso de estímulos, em qualquer idade, pode confundir a criança. 
Cada uma tem o seu próprio ritmo que deve ser respeitado.



Em Suma:

Brincar estimula os reflexos perceptivos, motores, intelectuais e sociais da criança, ajuda-a a conhecer-se a si mesma e a explorar as suas emoções. Por outro lado, auxilia a criança a tomar noção do "eu" e do "outro", e desenvolve a linguagem. 



Apenas mais uma nota:
Sempre que puder, brinque com o seu filho. Verá as boas consequências deste ato no desenvolvimento da auto-estima da criança! 

Bebes

Nenhum comentário:

Postar um comentário