quinta-feira, 15 de outubro de 2015
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR "SEMED"
08:08
HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR
15 de outubro, Dia do Professor. Uma das ou a mais honrosa entre todas as profissões, pois cabe a ela a responsabilidade pela formação do futuro cidadão e a garantia de um país melhor. O professor, no Brasil, vem, gradativamente e substancialmente conquistando o seu papel de destaque na sociedade e o reconhecimento de todos nós.

Veio de D. Pedro I, Imperador do Brasil, a iniciativa de organizar as escolas primárias, organizando as regras para o corpo docente e discente, sendo este histórico feito um dos mais importantes para o ensino, que praticamente deu início à conscientização da importância deste profissional.
A ideia de dedicar um dia especial ao professor, porém, veio da cidade de São Paulo, com o professor Salomão Becker, que organizou um encontro informal entre professores e familiares, a fim de discutir os rumos do ensino brasileiro. O clima era de descontração. O debate mostrou-se tão eficaz que se tornou exemplo e foi levado adiante por outros professores, tendo o seu ponto culminante no dia 15 de outubro. Esse dia da reunião de professores e amigos, em São Paulo, passou a ser considerado o Dia do Professor, oficializado nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O professor é o agente do processo de transformação social através da educação, a alma de qualquer instituição de ensino, o grande detentor não só do conhecimento, mas da imensa responsabilidade de compartilhá-lo e, sobretudo, de incentivar os alunos nos desafios da busca pelo saber, mesmo em locais sem infraestrutura, fazendo dessa função uma verdadeira luta em prol do progresso. Seu dignificante trabalho produz inúmeros frutos para toda a sociedade, a qual jamais poderia ser dignamente construída sem a ilustre figura do mestre, personagem protagonista das escolas, em todos os níveis, apoiando, orientando, estimulando os alunos, nos aspectos intelectual e afetivo.
Além de lecionar, o professor assume publicamente um compromisso de conduta, que envolve responsabilidades das mais diversas, pois seu comportamento e atitudes servirão de exemplo a ser seguido pela gama de crianças e jovens ao longo do tempo.
No dia de hoje, A SEMED DE MATÕES, saúda nossos professores, em especial, aos professores matoenses, nossos heroicos mestres das áreas rurais,. Aos que vencem a batalha do ensino, a vocês que batalham diariamente, por amor à vocação e à educação, a vocês, vencedores e batalhadores nossos profundos agradecimentos e a nossa eterna homenagem.
PARABÉNS PELO NOSSO DIA!!!!!
SEMED
sexta-feira, 9 de outubro de 2015
PROJETO ESCOLAR AJUDA NA PREVENÇÃO DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
10:29

Os alunos dos 8º anos da Escola Municipal PADRE DELFINO,desenvolveram nas aulas de Ciências atividades ligadas ao projeto “Gravidez na Adolescência”.
Segundo a Organização Mundial da Saúde no Brasil, em 2011, 25 mil meninas entre 10 e 14 anos deram à luz, e 440 mil jovens entre 15 e 19 anos tiveram gestações não planejadas. Além disso, conforme a estatística, 21,5% dos partos são feitos em mulheres com menos de 20 anos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde no Brasil, em 2011, 25 mil meninas entre 10 e 14 anos deram à luz, e 440 mil jovens entre 15 e 19 anos tiveram gestações não planejadas. Além disso, conforme a estatística, 21,5% dos partos são feitos em mulheres com menos de 20 anos.
A iniciativa na escola partiu da direção juntamente com o pessoal da saúde , que encontraram no conteúdo didático uma forma de proporcionar aos estudantes um espaço para discussões e diálogo sobre a sexualidade.
A partir das curiosidades sobre o tema os alunos produziram textos, participaram de aulas práticas sobre o uso dos métodos contraceptivos e realizaram pesquisas na internet sobre o planejamento familiar. Durante as aulas foram discutidas a prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e o reconhecimento dos órgãos reprodutores femininos e masculinos.
“O projeto é fundamental por levar os alunos a refletirem sobre as responsabilidades de ter um filho ou filha, evitar doenças sexualmente transmissíveis, além ensinar os cuidados que devem ter com o próprio corpo. Também foram trabalhadas a autoestima e maturidade na adolescência”, comenta supervisora Edna Santos.
O projeto é realizado na unidade desde o segundo semestre de 2015. A proposta auxilia os alunos a compreenderem que a gravidez precoce é um assunto que deve ser levado a sério e que interrompe uma fase importante como a adolescência.
A partir das curiosidades sobre o tema os alunos produziram textos, participaram de aulas práticas sobre o uso dos métodos contraceptivos e realizaram pesquisas na internet sobre o planejamento familiar. Durante as aulas foram discutidas a prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e o reconhecimento dos órgãos reprodutores femininos e masculinos.
“O projeto é fundamental por levar os alunos a refletirem sobre as responsabilidades de ter um filho ou filha, evitar doenças sexualmente transmissíveis, além ensinar os cuidados que devem ter com o próprio corpo. Também foram trabalhadas a autoestima e maturidade na adolescência”, comenta supervisora Edna Santos.
O projeto é realizado na unidade desde o segundo semestre de 2015. A proposta auxilia os alunos a compreenderem que a gravidez precoce é um assunto que deve ser levado a sério e que interrompe uma fase importante como a adolescência.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente são considerados adolescentes a faixa etária dos 12 aos 18 ano.
Segundo com o levantamento do Ministério da Saúde, o aumento de ações de prevenção realizadas nas escolas, orientação sobre métodos contraceptivos e distribuição de camisinhas em postos de saúde têm ajudado a reduzir o número de adolescentes
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