terça-feira, 17 de novembro de 2015

Projeto Consciência Negra - Carimbó

07:52

Projeto Consciência Negra - Carimbó

07:52

Projeto Consciência Negra - Carimbó

07:52

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

07:46

 

Projeto CONSCIÊNCIA NEGRA


O projeto a seguir eu elaborei para uma professora que iria sugerir para a Secretaria de Educação do nosso Município. A qual queria um tema relacionado com a África do Sul, país que vai sediar a copa em 2010.
PROJETO:
CONSCIÊNCIA NEGRA E AS MANIFESTAÇÕES AFRICANAS
“NÃO SE SINTA SUPERIOR AOS SEUS IGUAIS”.


INTRODUÇÃO


O projeto CONSCIÊNCIA NEGRA E AS MANIFESTAÇÕES AFRICANAS, tem como finalidade principal a tentativa de despertar o educando e a sociedade para um fato do cotidiano que é a discriminação racial e que sempre é ignorado como se não existisse. Envolver crianças, adolescentes, jovens e adultos nesse tema requer um aspecto motivador, o qual está relacionado com a copa 2010 na África do Sul, surgindo assim o interesse maior pela cultura e tipo de vida dos nossos descendentes.
Portanto esperamos que todos ao final do projeto tenham essa consciência: “NÃO SE SINTA SUPERIOR AOS SEUS IGUAIS”.

Projeto: CONSCIÊNCIA NEGRA E AS MANIFESTAÇÕES AFRICANAS
“NÃO SE SINTA SUPERIOR AOS SEUS IGUAIS”.

OBJETIVOS GERAIS:
• Conhecer através de uma ação conjunta e de política educacional aspectos da cultura africana como forma de valorização e conhecimento voltado à pluralidade cultural.
• Propiciar à sociedade Tucuruiense a oportunidade de conhecer a História do negro brasileiro, numa lição repassada através dos trabalhos feitos pelos alunos como forma de comprometimento com o ensino e com os valores morais e sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Identificar manifestações culturais, políticas, sociais e econômicas da África.
• Relacionar o tema com a Copa de 2010 engrandecendo as potencialidades e mostrando a realidade do povo africano.
• Valorizar as diversidades através das manifestações desses povos e relacionando-as com nossa cultura.
• Preservar a memória de grandes representantes da raça negra como forma de construir a História.
• Mostrar quanto o nosso país esta marcado pelo racismo e que o simples fato de visibilidade do problema já é uma vitória.
• Oportunizar o conhecimento das manifestações africanas, sua influência na nossa cultura, bem como a situação de rejeição em que se encontra grande parte da população afro-descendente.

JUSTIFICATIVA:
No inicio do seu primeiro mandato o presidente Luís Inácio Lula da Silva aprovou a inclusão do dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar e tornou obrigatório o ensino de História Africana nas escolas públicas e particulares.
O dia da consciência negra em 20/11 já é celebrado por algumas escolas do ensino fundamental II em Tucuruí, que fazem corretamente, pois o dia 20 de novembro marcado pelo assassinato de Zumbi dos Palmares, é muito mais do que uma oposição ao dia 13 de maio (abolição), os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o nosso país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Reforçar este movimento através de uma ação maior em conjunto, mostrará a sociedade nossa oposição em atitudes de racismo pela opressão de cor e de crueldade.
Tendo em vista também a Copa de 2010 na África do Sul como um excelente momento para sistematizar conhecimentos sobre nossos descendentes e sua cultura. Conscientizando alunos e todas as pessoas da responsabilidade que todos nós brasileiros temos em respeitar as manifestações desse povo que tanto influenciaram na nossa cultura.

Esse evento com um tema de tão grande importância no que diz respeito à valorização das diversidades e educação de cunho social, substitui as feiras culturais das escolas, já conhecidas como um dos maiores trabalhos internos e que muitas das vezes não são visitadas por todos os alunos e comunidade. Foi numa perspectiva de integração e seguindo o perfil de unificação das atividades e eventos escolares da rede municipal que se planejou e elaborou esse projeto.

Período de execução: 16 a 20 de novembro (sugestão)
Público alvo: Comunidade tucuruiense
Metodologia:
A importância e abrangência do tema é o principal motivo para a ação em conjunto com todas as escolas da rede. Para tanto é importante uma organização que seguirá em caráter de proposta as etapas abaixo:
Escolha prévia do local, o qual deverá ser amplo e acessível como Ginásio Poli esportivo, ao lado Centro de Convenções ou Centro Cultural.
Lançamento da proposta para as escolas com a devida antecedência.
Divisão dos subtemas que podem ser sugeridos pelas escolas ou adequados às propostas abaixo:
História da África
Divisão política e regime político. (atualidades)
Contrastes africanos (riquezas e miséria)
Cultura Africana
Arte e literatura.
Linguagem, dialetos...
A música e a dança.
Religião.
Influencia da África na cultura brasileira.
Discriminação, preconceito, direitos conquistados.
Juventude e a consciência negra.
Lutas por reparação caracterizam movimento negro contemporâneo.
População negra e o mercado do trabalho, sistema de cotas nas universidades.
Quilombos, titulação de terras...
O mundo na África - Copa 2010.
Comidas típicas
As escolas farão exposição de seus trabalhos em estandes com dois dias para cada segmento dependendo do número de estandes disponíveis.
Expor e fazer apresentações teatrais, danças, poesias...
Apresentações e shows em todos os estilos e principalmente samba, pagode, capoeira... Com pessoas convidadas.
Culminar com uma passeata voltada ao dia da Consciência Negra e erradicação do preconceito com muita música, desfile de afro-descendentes, talentos diversos participação de escolas de samba, divulgação de artistas negros locais e show no final.
Sistematiza cada ação através de um cronograma, elaborado pela secretaria de educação e envolvidos. E este poderá ser apresentado às escolas em folder ou outros documentos.
A divulgação é essencial e as parcerias entre outras secretarias como é o caso da Secretaria de Cultura e Desporto, instituições de causas sociais...






AVALIAÇÃO

A avaliação deverá ser feita através de observações nas atitudes, atividades e envolvimento dos alunos. Podendo ser feita de forma diagnóstica, contínua e quantitativa.
A avaliação do projeto será feita a partir das sugestões, através do ponto de vista dos educadores envolvidos nas ações. E no decorrer do projeto
.

ATIVIDADES SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA

07:32




INTERPRETANDO O TEXTO



a) Como eram os olhos da menina?



b) Como eram os cabelos da menina?



c) Quem morava do lado da casa da menina?



d) O que o coelho queria descobrir?



O Negrinho do Pastoreio






Nos tempos da escravidão no Brasil, havia um fazendeiro malvado



 que tinha em sua fazenda escravos negros 


de várias idades, inclusive crianças.

Num dia frio de inverno o fazendeiro mandou um de seus negrinhos



 pastorear seus cavalos.

No final do tarde, quando o negrinho voltou com os cavalos, o



 fazendeiro disse que faltava um cavalo. Pegou


 o chicote e deu uma surra tão grande no negrinho que ele ficou


 sangrando.


O fazendeiro mandou o negrinho procurar o cavalo.

O negrinho achou o cavalo, mas ele fugiu de novo.


Ao retornar à fazenda, o negrinho encontrou o fazendeiro ainda



 mais irritado. Como castigo o fazendeiro deu


 outra surra no negrinho e o colocou em cima de um formigueiro. No


 dia seguinte o fazendeiro o encontrou


 ao lado de Nossa Senhora que o levou para o céu.

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO


a) Em que época viveu o Negrinho do Pastoreio?




b) Quem era o dono do Negrinho?




c) O que o fazendeiro mandou o Negrinho fazer?




d) Como o Negrinho foi castigado?






Resolva este problema:






Numa fazenda havia 187 cavalos. Um dia o fazendeiro


comprou mais 12   cavalos. Quantos cavalos ficaram

na fazenda?






PROJETO CULTURAL - UM OLHAR NEGRO

07:22

Projeto Cultural - Um Olhar Negro

O projeto trata da importância e valorização da cultura negra dentro da escola.
Tratar da importância e valorização da cultura negra dentro da escola, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade é o que propõe o projeto Um olhar negro, da escola baiana Fred Gedeon.
Um olhar negro
Na escola, valores sociais e morais são reforçados e também é nela que muitos preconceitos são perpetuados de forma quase imperceptível. Portanto é também na escola que se deve propiciar a reflexão crítica sobre esses valores.
A escola sempre pintou a África pobre, sem histórias próprias, com uma população subalterna, sem-cultura e escravizada. Precisamos urgentemente reverter esse quadro. E esse projeto pedagógico surge para tentar tirar do anonimato a verdadeira história da África e de seu povo, bem como abrir um leque de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.
Assim, dentro da proposta de trabalhar na escola a valorização da cultura afro-brasileira, professores e alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Fred Gedeon, de Floresta Azul, na Bahia, envolveram-se na realização de um projeto que busca promover um espaço cultural para trabalhar expressões da arte e cultura negra, desenvolvendo atividades variadas que são abordadas:
  - A Capoeira e sua importância - através de demonstrações coreográficas de grupos locais;
  - A musicalidade de contextualização negra - com a participação de cantores amadores da escola e do município, com repertório de raízes;
  - As coreografias fundamentadas nas raízes negras - com a participação de grupos locais;
  - A teatralidade interpretativa de textos da cultura africana - monólogos, poesias etc.
  - A beleza negra - com a realização de um desfile para escolha da Beleza Negra do município.
A elaboração e desenvolvimento desse projeto de arte e cultura negra visam a atender dois pré-requisitos básicos: o exercício da cidadania e vivência dos valores através da apropriação da arte e da cultura, como ferramentas necessárias para estar num mundo formado por sociedades que usam o preconceito como instrumento das esferas de diferenças sociais e, ainda, o resgate da herança africana, cuja história fora esquecida e ignorada ao longo do tempo.
O projeto tem por objetivo favorecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral e cultural dos alunos, através de momentos de interpretação (monólogos), coreografias, músicas, Capoeira, poesias e a valorização estética negra, para a ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos. Propõe-se, ainda, dar a conhecer, através de demonstrações culturais e de atividades teatrais e de interpretação alguns aspectos importantes do contexto da escravidão negra, ressaltando os valores que impulsionaram e orientaram a sua vida e a formação de sua identidade. Com este conhecimento, vivenciar e valorizar a cultura negra através da música e da pintura como forma de identificação e resgate da auto-estima do aluno afro-descendente. Através de atividades artísticas, busca-se desenvolver ações transformadoras, projetando o respeito como prática fundamental e essencial para mudar as pessoas e, conseqüentemente, a sociedade.
Genivaldo Pereira dos SantosFloresta Azul, BA.
Contribuição do professor Genivaldo Pereira dos Santos - Floresta Azul, BA.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

FICAI- FICHA DE COMUNICAÇÃO DE ALUNO INFREQUENTE\ INDISCIPLINADO\ INFRATOR

17:35

DE COMUNICAÇÃO DE ALUNO INFREQUENTE (FICAI), entregando-a à Direção ou Equipe Diretiva da Escola, devendo a mesma ser objeto de discussões, na primeira reunião administrativa ou pedagógica que se seguir à comunicação, na busca de alternativas de soluções, sendo registrado em ata os encaminhamentos a serem seguidos;
Parágrafo 1º - A Direção ou Equipe Diretiva da Escola deverá entrar em contato imediatamente com os pais ou responsáveis do aluno e, pelo prazo de 10 (dez) dias úteis, diligenciará no sentido de promover o retorno à assiduidade do(a) aluno(a), valendo-se de equipe interdisciplinar, quando disponível no Município (psicóloga, assistente social, psicopedagoga), registrando todos os encaminhamentos efetivados na FICAI.
Parágrafo 2º - A Direção ou Equipe Diretiva deverá encaminhar ao Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE) nomes e situações de alunos(as) evadidos(as) e usualmente infrequentes. Ainda, trabalhar com este órgão da escola e temática evasão, dentro dos aspectos legais e educacionais do tema.
Parágrafo 3º - A Escola, por intermédio de seus órgãos, deverá chamar os pais ou responsáveis pelos alunos(as) evadidos(as) e/ou infrequentes, mostrando-lhes seus deveres para com a educação dos(as) filhos(as).
Parágrafo 4º - A Escola, por intermédio do Conselho Escolar (CDCE) ou do Círculo de Pais e Mestres (CPM), em parceria com a associação de moradores, centros comunitários, Igrejas, e demais organizações comunitárias e sociais, criará estratégias para visitas domiciliares, reuniões, palestras e outros mecanismos destinados aos alunos, pais ou responsáveis que não atenderem ao seu chamado.
Parágrafo 5º - Caso a família do (a) aluno(a) evadido(a) e/ou infrequente não seja encontrada, a Escola deverá informar-se junto aos vizinhos, da localização da mesma, procurando o endereço de amigos ou parentes, esgotando os recursos para encontrá-lo (a).
Parágrafo 6º - Ao término do prazo de 10 (dez) dias úteis, esgotados os recursos cabíveis e, não sendo localizado o(a) aluno(a) ou não voltando a frequentar a Escola, a Direção ou Equipe Diretiva deverá encaminhar a 1ª e 3ª vias da FICAI, com a síntese dos procedimentos adotados e efetivados, ao Conselho Tutelar do Município.
Parágrafo 7º - A Escola deverá manter a 2ª via da FICAI para consulta e atualização de registros, remetendo a 1ª via desta, após recebê-la do Conselho Tutelar ou do Ministério Público, para a Secretaria Estadual de Educação, para fins estatísticos e encaminhamentos.
Parágrafo 8º - Deverá o Conselho Tutelar, dentro de suas atribuições legais (artigo 136 da Lei nº 8.069/90 - ECA) e no período de 10 (dez) dias úteis, diligenciar para que a situação deste(a) aluno(a) seja resolvida, adotando as medidas que entender cabíveis.
Parágrafo 9º - Obtendo êxito, registrará na FICAI, envia a 1ª via da FICAI à escola, com as anotações das providências adotadas e arquiva-se a 3ª via. Missão: Defender o regime democrático, a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais indisponíveis, buscando a justiça social e o pleno exercício da cidadania.
Parágrafo 10º - Não obtendo êxito neste prazo, o Conselho Tutelar encaminhará a 1ª via da FICAI ao Ministério Público (Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da respectiva Comarca), informando a Escola acerca do encaminhamento dado na mesma data e permanece com a 3ª via onde serão registrados os resultados obtidos pelo Ministério Público.
Parágrafo 11º- O Ministério Público recebendo a 1ª via da FICAI, adotará medidas que entender adequadas, buscando o retorno do(a) aluno(a) à Escola, notificando-se os pais, ou o responsável, e o(a) aluno(a) para audiência ou outra diligência.
Parágrafo 12º - Obtendo êxito, comunicará ao Conselho Tutelar e devolverá a FICAI à escola.
Parágrafo 13º - Não obtendo êxito, o Ministério Público poderá promover a responsabilidade dos pais ou responsável perante a Vara da Infância e Juventude (art. 249 do ECA), ou a Vara Criminal (art. 246 do CP), registrando na FICAI eventual ajuizamento ou arquivamento, devolvendo a FICAI à escola, comunicando-se o Conselho Tutelar.
CLÁUSULA 2º. Fica estabelecido que a Secretaria MUNICIPAL de Educação promoverá o retorno do aluno e sua permanência na série/ano/ciclo para a continuidade dentro do ano letivo em curso e no ano subsequente até atingir a frequência mínima estabelecida pela LDB/96, com vistas à promoção e reclassificação para série/ano/ciclo subsequente.
Parágrafo Único – A Secretaria Estadual de Educação deverá elaborar proposta pedagógica fundamentada no princípio da inclusão, princípio dos conteúdos e metodologia e princípio da avaliação formativa.
DA INDISCIPLINA ESCOLAR
CLÁUSULA 3ª. O(a) professor(a) regente da turma ou disciplina que constatar comportamento indisciplinado do(a) aluno(a), contínuo ou eventual, de forma injustificada, deverá preencher, no mesmo dia (data limite), a FICHA DE COMUNICAÇÃO DE ALUNO INDISCIPLINADO (FICAI), entregando-a à Direção ou Equipe Diretiva da Escola, devendo a mesma ser objeto de discussões, na primeira reunião administrativa ou pedagógica que se seguir à comunicação, na busca de alternativas de soluções, sendo registrado em ata os encaminhamentos a serem seguidos.
Parágrafo 1º - A Direção ou Equipe Diretiva da Escola deverá entrar em contato imediatamente com os pais ou responsáveis do aluno e, pelo prazo máximo de 30 (trinta) dias, diligenciará no sentido de promover a normalidade no comportamento do(a) aluno(a), valendo-se de equipe interdisciplinar (psicóloga, assistente social, psicopedagoga), registrando todos os encaminhamentos efetivados na FICAI.
Parágrafo 2º - A Direção ou Equipe Diretiva deverá encaminhar ao Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE) nomes e situações de alunos(as) sob indisciplina escolar. Ainda, trabalhar com este órgão da escola a temática disciplina, dentro dos aspectos legais e educacionais do tema. Missão: Defender o regime democrático, a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais indisponíveis, buscando a justiça social e o pleno exercício da cidadania.

Parágrafo 3º - A Escola, por intermédio de seus órgãos, deverá chamar os pais ou responsáveis pelos alunos(as) indisciplinados, mostrando-lhes seus deveres para com a educação dos(as) filhos(as).
Parágrafo 4º - A Escola, por intermédio do Conselho Escolar (CDCE) ou do Círculo de Pais e Mestres (CPM), em parceria com a associação de moradores, centros comunitários, Igrejas, e demais organizações comunitárias e sociais, criará estratégias para visitas domiciliares, reuniões, palestras e outros mecanismos destinados aos alunos, pais ou responsáveis que não atenderem ao seu chamado.
Parágrafo 5º - Caso a família do (a) aluno(a) indisciplinado não seja encontrada, a Escola deverá informar-se junto aos vizinhos, da localização da mesma, procurando o endereço de amigos ou parentes, esgotando os recursos para encontrá-lo (a).
Parágrafo 6º - a Direção da escola estadual deverá cuidar para que qualquer infração disciplinar possivelmente aplicável ao aluno esteja prevista em Regimento Interno, mediante procedimento administrativo disciplinar, com a participação do aluno e dos seus pais ou responsável legal, preservando-se o contraditório e a ampla defesa;
Parágrafo 7º - Ao término do prazo máximo de 30 (trinta) dias, esgotados os recursos cabíveis e, não sendo localizado o aluno(a) ou não comparecendo os pais, e/ou não voltando a normalidade comportamental, e em se tratando de infração disciplinar grave (equiparável a ato infracional), a Direção ou Equipe Diretiva deverá encaminhar a 1ª via da FICAI, com a síntese dos procedimentos adotados e efetivados, ao Conselho Tutelar .
Parágrafo 8º- O Ministério Público recebendo a 1ª via da FICAI, adotará medidas que entender adequadas, notificando-se os pais, ou o responsável, e o(a) aluno(a) para audiência ou outra diligência.
Parágrafo 9º - Obtendo êxito, comunicará e devolverá a FICAI à escola.
Parágrafo 10 - Não obtendo êxito, o Ministério Público poderá promover a responsabilidade dos pais ou responsável perante a Vara da Infância e Juventude (art. 249 do ECA) ou a Vara Criminal (art. 246 do CP), registrando na FICAI eventual ajuizamento ou arquivamento, devolvendo a FICAI à escola, comunicando-se como de estilo.
DO ATO INFRACIONAL
CLÁUSULA 4ª. O(a) professor(a) regente da turma ou disciplina que constatar prática de ATO INFRACIONAL por aluno(a), deverá preencher, no mesmo dia (data limite), aFICHA DE COMUNICAÇÃO DE ALUNO INFRATOR (FICAI), entregando-a à Direção ou Equipe Diretiva da Escola, devendo a mesma ser objeto de discussões, na primeira reunião administrativa ou pedagógica que se seguir à comunicação, na busca de alternativas de soluções, sendo registrado em ata os encaminhamentos a serem seguidos, sendo certo que a Missão: Defender o regime democrático, a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais indisponíveis, buscando a justiça social e o pleno exercício da cidadania. 
ficha deverá tramitar diretamente entre Escola e o Ministério Público sendo desnecessário o encaminhamento desta ao Conselho Tutelar.
Parágrafo Único – Após encaminhamento da FICAI ao MUNICIPIO Público DE MATÕES – Promotoria de Infância e Juventude da respectiva Comarca, a qual se dará pelo prazo máximo de 48 horas a contar do preenchimento (fato ocorrido), a Direção ou Equipe Diretiva da Escola poderá adotar, se o caso exigir e recomendar, as diligências dos parágrafos 1º a 5º da CLAUSULA 1ª deste instrumento.
DISPOSIÇÕES GERAIS
CLÁUSULA 5ª. Deverá a Secretaria Estadual de Educação garantir e fornecer, para o funcionamento da FICAI, profissionais da Educação integrantes da rede Pública, a fim de viabilizar capacitação e acompanhamento de todo o processo desencadeado em todas as instâncias até a sua resolução, inclusive no que toca ao corpo discente do ensino médio desempenhado e ofertado nos limites do MUNICIPIO DE MATÕES, correndo as eventuais despesas na execução do presente TAC, quanto à rede estadual, por conta da dotação orçamentária da SEDUC.
Parágrafo 1º – Deverá a Secretaria Estadual de Educação disponibilizar vagas em seus programas sociais e culturais, para os alunos sob acompanhamento decorrente da aplicação deste instrumento.
Parágrafo 2º - A Secretaria de Estado de Educação se compromete a manter um coordenador do programa FICAI em cada Município do Estado de Mato Grosso, preferencialmente o assessor pedagógico da SEMED, que será o responsável pela operacionalização, fiscalização e gestão local, bem como adaptações às peculiaridades locais;
Parágrafo 3º - ASECRETARIA MUNICIPAL DE  EDUCAÇÃO se compromete a orientar a direção de todas as escolas estaduais para que estas formalizem e regulamentem em seu respectivo Regimento Interno, a previsão de procedimento administrativo para apurar atos de indisciplina de alunos, legitimando, dessa forma, decisões que envolvam a aplicação de sanções escolares aos alunos em razão de infrequência/abandono/indisciplina/ato infracional.
Parágrafo 4º - para a melhor eficiência e agilidade na comunicação e registro das Fichas de comunicação a Secretaria Estadual de Educação poderá utilizar de todos os meios digitais disponíveis nas escolas da rede estadual de ensino (registro em meio digital, comunicação via e-mail, etc.);
CLÁUSULA 6ª. Ficam instituídas a FICAI - Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente/Indisciplinado/Infrator, conforme modelos constantes do ANEXO I, que fazem parte integrante deste, cabendo às instituições signatárias adicionar suas respectivas identificações.
CLÁUSULA 7ª. O presente acordo vigorará a partir de janeiro de 2012, por prazo indeterminado, em que cada membro do Ministério Público do Estado de Mato Grosso Missão: Defender o regime democrático, a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais indisponíveis, buscando a justiça social e o pleno exercício da cidadania.
com atribuição sobre o tema e os demais envolvidos (Direção das escolas estaduais, Conselhos Tutelares e Assessorias pedagógicas) avaliarão a necessidade de realização de PALESTRAS EXPLICATIVAS E DE CONSCIENTIZAÇÃO nas unidades escolares abrangidas, bem como de CURSO DE CAPACITAÇÃO.
CLÁUSULA 8ª. Em cada Comarca e nos demais Municípios de abrangência territorial da respectiva Promotoria de Justiça, o membro do Ministério Público realizará TERMO DE ADESÃO ao presente compromisso junto aos respectivos Conselhos Tutelares, sem prejuízo de ampliação à rede municipal de ensino, mediante ratificação expressa.
CLÁUSULA 9ª. A fiscalização do presente compromisso será feita pelo Ministério Público Estadual, pelos Conselhos Tutelares, Assessorias Pedagógicas, bem como pelas Associações e Entidades interessadas.
O presente compromisso tem eficácia plena desde a data de sua assinatura, valendo todas as suas obrigações como título executivo extrajudicial (obrigação de fazer), na forma do artigo 5º, § 6º, da Lei nº. 7.347/85 e do artigo 585, II e VIII, do CPC.
Por estarem assim combinados, firmam o presente compromisso, em 03 (três) vias, perante as testemunhas abaixo assinadas.
MATÕES-MA, 05 deOUTUBRO de 2015.
Missão: Defender o regime democrático, a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais indisponíveis, buscando a justiça social e o pleno exercício da cidadania. 

FICHA DE ALUNO INFREQUENTE/INDISCIPLINADO/INFRATOR – FICAI
1. ESCOLA
NOME: ___________________________________________________________________
ESTADUAL( ) MUNICIPAL( ) PRIVADA ( )
ENDEREÇO:_______________________________________________________________
MUNICÍPIO:____________________________________TELEFONE:__________________
2.ALUNO (A)
IDADE:________________
NOME:____________________________________________________________________
DATA DE NASCIMENTO:___/___/_______
FILIAÇÃO:________________________________E________________________________
ENDEREÇO:________________________________________BAIRRO________________
MUNICÍPIO:___________________________________TELEFONE:___________________
PONTO DE REFERÊNCIA:____________________________________________________
NOME E ENDEREÇO DE OUTRAS REFERÊNCIAS (parentes e vizinhos) ________________________________________________________________________________________________________________
3. O ALUNO (A) NO CONTEXTO ESCOLA
3.1. Na Sala de Aula:
SÉRIE/TURNO/TURMA:_______________________________________________
DATAS DAS FALTAS:________________________________________________________
NOME DO PROFESSOR:_____________________________________________________
DATA DA COMUNICAÇÃO:___/____/____
OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR (interação do aluno com a turma, com o professor, hipóteses para as faltas):
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.2 Providências da Orientação Escolar:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.3 Providências da Equipe Diretiva:
CONTATOS COM A FAMÍLIA (data; instrumentos utilizados – recado, telefonema, visita domiciliar, entrevista na escola, outros; responsável pelos contatos):
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MOTIVOS IDENTIFICADOS PARA AS FALTAS:
Dific. Aprendizagem( ) Está trabalhando ( ) Envolvimento com drogas ( ) Falta de transporte ( ) Resistência do aluno ( ) Doença ( )
Prob. de relac. Escolar ( ) Distorção idade/série ( ) Carência material ( ) Outros: ___________________________________________________________________
PROCEDIMENTOS DA ESCOLA FRENTE AOS MOTIVOS IDENTIFICADOS (entrevista com os familiares, encaminhamentos para a rede de atendimento, encaminhamento da situação de violação de direitos ao Conselho Tutelar, plano de recuperação de frequência e aproveitamento, dentre outros):
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Missão: Defender o regime democrático, a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais indisponíveis, buscando a justiça social e o pleno exercício da cidadania. MINISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE MATÕES Núcleo de Defesa da Cidadania da Capital 8ª Promotoria de Justiça Cível

________________________________________________
3.4 RETORNO DO ALUNO À ESCOLA EM :___/___/____
ASS. DO DIRETOR(A): ______________________________________________________
4. NO CASO DO ALUNO NÃO RETORNAR À ESCOLA:
4.1. REGISTRO DE CONHECIMENTO DA ESCOLA E ENCAMINHAMENTO À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO:
ENCAMINHADO EM:___/___/____
ASS. DO DIRETOR(A): _________________________
4.2. ENCAMINHAMENTO DA FICAI AO CONSELHO TUTELAR EM: ___/___/____ Assinatura do Conselheiro(a) Tutelar:____________________________________________
5. NO CONSELHO TUTELAR: Recebimento em:___/___/____ Ass:__________________
5.1. PROCEDIMENTOS EFETUADOS PELO CONSELHO TUTELAR (datas + meios de contato com a família: entrevista, visita domiciliar; medidas protetivas e aos pais – artigos 101 e 129 do ECA - aplicadas):
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.2 ALUNO RETORNOU À ESCOLA: DEVOLUÇÃO DA FICAI EM: __/__/____ Ass:______
5.3. ALUNO NÃO RETORNOU À ESCOLA:- Encaminhamento ao CREAS/CRAS para elaboração de plano de trabalho com estratégias de trabalho com as crianças, os adolescentes e suas famílias, constando compromissos e recursos disponibilizados para atender às necessidades detectadas e desenvolver potencialidades em:___/___/____
5.4.ENCAMINHAMENTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO EM:__/__/___ Ass;_______________
6. ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO (datas + audiência, solicitações de serviços junto à rede de atendimento, ajuizamento de ação, dentre outros):
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.1. ALUNO RETORNOU À ESCOLA:
ARQUIVAMENTO/DEVOLUÇÃO À ESCOLA E COMUNICAÇÃO AO CONS. TUTELAR EM: ___/___/____
6.2. ALUNO NÃO RETORNOU A ESCOLA:
PROVIDÊNCIAS:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
AJUIZADA AÇÃO (CÍVEL/CRIMINAL) EM:___/___/____
ASSINATURA DO(A) PROMOTOR(A) DE JUSTIÇA: _______________________________