HISTÓRIA DE AMOR -REGINA COELI RENNÓLiteratura para Dia dos Namorados
Onde encontrar as imagens:
Descrição:
Este livro conta a história de dois objetos que se apaixonam. Os sentimentos de dor, amor e perda são tratados de forma poética, levando o leitor a uma profunda reflexão.
Dados da Aula
Faixa etária: 8 a 12 anos
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- analisar a obra “História de Amor”;
- interpretar as imagens da obra.
- produzir, de maneira coesa e coerente, texto semelhante à obra analisada.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Os alunos deverão ter conhecimento em estrutura da narrativa: personagens, espaço, tempo, enredo, narrador.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1
Inicialmente, o professor deverá organizar a sala em um grande círculo. Feito isso, ele deverá dizer aos alunos que eles farão a leitura de um livro chamado "História de amor". Em seguida, ele deverá projetar todo o livro para que os alunos leiam.
Depois de assistirem ao vídeo, o professor fará uma análise mais profunda da história por meio de perguntas que serão sorteadas entre os alunos. O professor poderá colocá-las em uma caixinha que será passada entre a turma. Uma música será colocada e o professor a pausará em algum momento. O/a aluno/a que estiver com a caixinha em mãos retira uma pergunta e a responde.
Sugestões de perguntas:
- Podemos afirmar que, no início da história, os dois lápis estavam felizes e apaixonados. Dê exemplos que justifiquem essa afirmação.
- Quais cores são utilizadas no momento inicial da história?
- Quem são as personagens principais da história? É possível supor o sexo delas? Justifique.
- Em um momento da história uma nova personagem aparece. Quem é ela?
- O que o aparecimento dessa nova personagem significa para a história?
- Podemos afirmar que no desenrolar da história a personagem lápis vermelho vive momentos difíceis. Como isso é mostrado durante a narrativa?
- Depois de sair com o lápis amarelo, o lápis azul retorna para casa. Como ele se sente?
- Em sua opinião por que o lápis vermelho sentiu-se abandonado?
- Para você, qual é o significado da última ilustração que mostra o mar azul e vermelho?
- Justifique o título da história.
ATIVIDADE 3
Nesta atividade, os alunos escreverão uma outra versão para a história. Para isso, é importante que o professor relembre a história com a turma. Ele deverá mostrar aos alunos a seguinte imagem do livro:
Em duplas os alunos deverão dar continuidade a história (diferente da original) a partir do momento em que o lápis amarelo aparece. Eles deverão fazer cinco desenhos até finalizar a história.
- TRABALHANDO A REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Os alunos farão uma leitura da capa do livro e anotarão em seus cadernos:
Título do livro: _________________________________________
Autora: ______________________________________________
Editora:______________________________________________
Ilustrador:___________________________________________
Faça a releitura da obra, o aluno se sentirá o próprio autor.
Regina SEMED
Nenhum comentário:
Postar um comentário