A infância é etapa fundamental para que possamos incutir hábitos culturais que irão acompanhar nossas crianças durante toda a sua vida escolar e, posteriormente, também em sua experiência familiar, profissional e emocional. Isso é corrente entre especialistas em educação, psicologia e sociologia. Os professores, que estão diretamente relacionados com a formação das crianças na educação infantil e no Ensino Fundamental devem usar todas as ferramentas disponíveis para que seus alunos desenvolvam ao máximo suas potencialidades.
É primordial que, entre as ferramentas legadas as crianças durante sua fase inicial de estudos, se consolide a leitura. Isso só pode ser feito se os alunos tiverem contato freqüente e prazeroso com recursos que estimulem sua curiosidade, despertem sua criatividade, informem divertindo e permitam uma certa interação. Nesse aspecto a utilização dos quadrinhos é dos mais valiosos recursos. Criar uma gibiteca e montar estratégias através das quais as crianças contem as histórias, releiam os textos, troquem revistinhas, ganhem novos exemplares, desenhem, pintem, dramatizem e tantas outras possibilidades, é decisivo.
A Turma da Mônica criada por Maurício de Sousa é nossa aliada nessa tarefa mais que agradável. Tendo a nosso dispor um outro recurso imprescindível na escola dos dias de hoje que é o computador, nossa missão fica ainda mais "legal" e deliciosa aos olhos dos alunos. Além do que, estamos realizando desde cedo a tal alfabetização digital, também importantíssima nesse novo século (ou deveria dizer milênio?).
Nesse sentido, nada mais a acrescentar além do convite para que visitemos e naveguemos sempre que pudermos e quisermos pelas deliciosas páginas do Portal da Turma da Mônica (www.turmadamonica.com.br).
(HABILIDADE – Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal.)
Leia a tirinha abaixo.
No último quadrinho, o que a Mônica não entendeu?
O que aconteceu com seu pedaço de pizza.
Onde foi que seu pedaço de pizza caiu
Porque a Magali come muito e não engorda.
Como a Magali consegue ser tão magrinha
Com essa tirinha podemos desenvolver diversas atividades:
- Leitura da tirinha;
- Interpretação oral da história;
- Interpretação escrita:
a) Quem são os personagens da história?
b) O que eles estão fazendo?
c) Quais os personagens que estão bravos? Por quê?
d) Por que um dos personagens não está fazendo a mesma coisa que os outros?
e) Continue a história escrevendo o que acontece quando os personagens atendem ao telefone.
- Explorar os recursos gráfico-visuais (balões, expressões, onomatopeias...)
- Etc.
Aproveite também para explorá-la em outras disciplinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário