Não podemos confundir Gênero Textual com Gênero Literário. Há uma classificação para os gêneros literários, ou seja, textos literários que são classificados segundo a sua forma: gênero lírico, gênero épico, gênero dramático e gênero narrativo …
Enfim, cada gênero textual possui seu próprio estilo e estrutura, possibilitando, assim, que nós o identifiquemos através de suas características. Vejamos alguns exemplos:
Carta: se caracteriza por ter um destinatário e um remetente específicos, pode ser uma carta pessoal, ou uma carta institucional, pode ser ainda uma carta ao leitor, ou uma carta aberta. Dependendo de qual seja seu OBJETIVO, ela adquirirá diferentes estilos de escrita, poderá ser dissertativa, narrativa ou descritiva. A estrutura formal da carta é também uma característica marcante, pois é fixa, apresentando primeiramente a saudação, em seguida o corpo da carta e por último a despedida.
Propaganda
Receita: é um texto instrucional permeado de descrições. O objetivo é instruir o leitor para preparar algo, geralmente uma comida. A estrutura também é fixa, apresentando na sequência: os ingredientes, o modo de preparo e o rendimento da receita. Quanto à linguagem, utiliza verbos no imperativo, pois a partir da ordem, o leitor tenderá a seguir corretamente as instruções para adquirir bom êxito.
Outros exemplos de textos instrucionais são a bula de remédio e o manual de instruções.
Notícia: este é um dentre os diversos gêneros jornalísticos, e pode ser facilmente identificado. Possui como característica a linguagem narrativa e descritiva, e seu objetivo é informar um fato ocorrido. Outra característica marcante é a presença de elementos como: o tempo, o lugar e as personagens envolvidas no fato.
Há outros gêneros essencialmente jornalísticos como a Reportagem e a Entrevista.
Vejamos mais alguns exemplos de gêneros textuais:
- Conto maravilhoso;
- Conto de fadas;
- Fábula;
- Lenda;
- Narrativa de ficção científica;
- Romance;
- Conto;
- Piada;
- Relato de viagem;
- Diário;
- Autobiografia;
- Curriculum vitae;
- Biografia;
- Relato histórico;
- Artigo de opinião;
- Carta de leitor;
- Carta de solicitação;
- Editorial;
- Ensaio;
- Resenhas críticas;
- Seminário;
- Conferência;
- Palestra;
- Entrevista de especialista;
- Relatório científico;
- Regulamento;
- Textos prescritivos;
Nenhum comentário:
Postar um comentário