sexta-feira, 17 de abril de 2015

AULA DE JOGO


Tema: “Jogo”
Conceito: Habilidades motoras de locomoção (correr, saltar, saltitar...)
Enfoque do conceito: utilizamos as habilidades motoras de locomoção (correr, saltar) para nos movimentarmos de um ponto a outro no espaço.




Problematização I
O professor indaga:
• Quais são as formas de movimento que podemos utilizar para nos deslocarmos no espaço?








Descrição da atividade




Atividade: “A disputa da bicharada”


Material: nenhum
Organização do espaço: quadra de esportes ou pátio
Organização dos alunos: dispostos livremente na quadra
Desenvolvimento:
• O professor falará em voz alta os nomes de algumas espécies do reino animal, que deverão ser lembrados pelos alunos de acordo com as suas características de movimentação.
• Todos os alunos terão que memorizar a seqüência, iniciando pela ameba => girino => sapo => tubarão => coelho => macaco => homem => super-homem.
• Cada aluno, para se comunicar com o outro, deve executar o movimento característico de cada espécie e, para evoluir, deve encontrar outro da mesma espécie e tirar “Jóquei Pó”. O vencedor evolui para a próxima espécie e o perdedor permanece na mesma espécie. Quando chegar à última evolução (super-homem), se perder, o aluno deverá regredir para ameba.
Obs:. Somente os alunos da mesma “espécie” poderão jogar o “Jóquei Pó”.
Problematização 2• Neste jogo, os bichos se movimentam da mesma forma que o homem?
• Como o homem se movimenta?
• Como você se movimenta na escola e em sua casa


Destaque do bate-papo/problematização
O homem, como único animal racional, possui uma forma própria de se movimentar, o que lhe possibilita a realização de diferentes movimentos, imitando, inclusive, a forma de movimento dos animais.



Sistematização da aprendizagem
* Alunos: Em grupos, montar um painel em cartolina com recortes (jornais, revistas, etc.) de imagens humanas em diferentes situações de movimento, explicando-as.
* Professor: Deverá avaliar as produções dos alunos, no momento do registro e principalmente durante a realização da atividade.




* FONTE: OFICINAS CURRICULARES DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E MOTORAS

ESPORTE/ GINÁSTICA /JOGO - CICLOS I e II - (ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL)
Tema: Esporte
Subtema: Movimentos realizados nos esportes
Conceito: Movimentos globais / movimentos segmentares


Problematização
• Na aula da manhã, vocês participaram da atividade do “Pé-mão”, onde utilizamos muito, quais
partes do corpo?
• Hoje, em nossa oficina, vamos jogar novamente o “Pé-mão” depois do jogo “Siga o rei”, além do
futebol coletivo que jogaremos no final da aula. Após esses jogos, voltaremos a conversar sobreos
movimentos executados durante sua realização.





Atividade: “Pé-mão na bola”

Material: nenhum
Organização do espaço: quadra de esportes
Organização dos alunos: divididos em equipes com quatro a seis participantes.
Desenvolvimento:• Primeiramente deverá ser definido, por sorteio, o lado do espaço, quadra ou campo (área verde) que cada equipe irá ocupar durante o jogo.
• As equipes deverão se confrontar após sorteio, numa dinâmica de jogo cujo objetivo é acertar o
alvo (no espaço entre os cones). Os jogadores podem usar mãos e pés para jogar, sendo que os próprios alunos decidem em que momento da atividade, estas partes do corpo devem ser utilizadas. Não é possível utilizar somente a mão ou o pé, ambos devem ser usados alternadamente.
• Dado o início, os alunos deverão passar a bola de um para outro, tentando se aproximar do alvo.
Caso o jogo se inicie com as mãos, os alunos deverão arremessar. No caso dos pés, deverão passar a bola (de um para o outro) e chutar, tentando acertar o alvo.
* Variação
O professor define se o jogo é iniciado com as mãos ou com os pés.

Atividade: “Siga o rei”
Material: nenhum
Organização do espaço: quadra de esportes ou pátio
Organização dos alunos: divididos em duas equipes, em colunas, sendo o primeiro aluno de cada denominado rei.
Desenvolvimento:• Ao comando do professor, o rei dará início às tarefas do grupo, que terá a missão de segui-lo, repetindo todos os movimentos que o rei executar.
• Algumas sugestões de comando: correr girando os braços, braços postados como asa de avião (imitar avião), abraçar uma árvore, abraçar o colega seguinte, pular um córrego imaginário ou o cenário criado pelo professor (córrego), atravessar a ponte (por ex., banco) ou cenário criado pelo professor (ponte), pular cela (o aluno anterior pula o próximo à frente que estará em posição de cela) e outros comandos e movimentos criados pelos grupos.
• Cada coluna (grupo) segue o seu rei. A atividade começa com o professor, que direciona os movimentos para braços e pernas, passando a idéia trabalhada sobre o conceito da aula.

* Variação*

Troca do rei: um rei à frente e outro no fim do grupo, sendo que, a cada tarefa realizada, o outro comanda mais colunas (grupos); à medida que for se realizando e observando o grupo mais organizado e rápido, outras variações podem ser organizadas pelos alunos.

* Observação:Após a realização dessas duas atividades, o professor dividirá a turma em dois grupos que jogarão futebol com regras adaptadas a partir de sugestões dos próprios alunos.

Sistematização da aprendizagem
O professor deverá explorar a realização de movimentos globais e segmentares, nas situações do “Siga o rei”, do “Pé-mão” e do futebol, e periodicamente conversar sobre eles com os alunos.
*FONTE: OFICINAS CURRICULARES DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E MOTORAS
ESPORTE/ GINÁSTICA/ JOGO - CICLOS I e II - (ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL)

Os vários propósitos de leituras


A leitura como prática social é sempre um meio, nunca um fim – ler é buscar respostas a um objetivo, a uma necessidade pessoal.
Assim, a formação de um leitor pressupõe um trabalho que contemple uma diversidade de gêneros e suportes textuais, que estão presentes em diferentes contextos sociais.
Dentre as principais finalidades da leitura, Isabel Solé destaca:
• Ler para obter informação precisa
• Ler para obter uma informação de caráter geral
• Ler para aprender
• Ler para revisar um escrito próprio
• Ler por prazer
• Ler para comunicar um texto a um auditório
• Ler para praticar a leitura em voz alta
• Ler para verificar o que se aprendeu
Assim, diferentes objetivos exigem diferentes textos e cada qual, por sua vez, uma modalidade de leitura. Em certos textos basta a leitura de algumas partes, buscando a informação necessária; outros é preciso ler exaustivamente várias vezes.
Há leituras em que é necessário controlar atentamente a compreensão, voltando atrás para se certificar do entendimento; há outras em que se segue adiante sem dificuldade, entregues apenas ao prazer de ler.
Assumir como objetivo de ensino e aprendizagem as práticas de linguagem, supõe conceber como
conteúdos os procedimentos relacionados à competência leitora. Segundo T. Colomer & Campos, implica considerar três eixos básicos no planejamento da leitura na escola:



1. A necessidade de que os alunos leiam realmente diferentes gêneros textuais, com diferentes intenções e funções.
2. A necessidade de que o professor ajude os alunos a interpretar textos de dificuldade progressiva, de maneira que o aluno possa avançar em sua autonomia leitora.
3. A necessidade de exercitar habilidades específicas, seja para o aluno tomar consciência de sua importância, seja para chegar a automatizá-la, levando em conta que essa exercitação está sempre subordinada às necessidades de aprendizagem de uma leitura compreensiva de textos reais, sejam ou não escolares.
*FONTE: HORA DA LEITURA - CICLO I (CADERNO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL)

RODA CANTADA


Roda cantada: “Mariposa”
(indicado para 1ª e 2ª séries)



“Mariposa”Fui na cozinha tomar café
Veio a mariposa e pousou no meu pé
Meu pé sacudiu, sacudiu, rodou
e a mariposa não voou

Corri lá na janela
Veio a mariposa e pousou na minha canela
Meu pé sacudiu, minha canela sacudiu, sacudiu, rodou
E a mariposa não voou

Olhei lá no espelho
Veio a mariposa e pousou no meu joelho
Meu pé sacudiu, minha canela sacudiu, meu joelho sacudiu, sacudiu, rodou
E a mariposa não voou

Ela pensa que sou trouxa
Veio a mariposa e pousou na minha coxa
Meu pé sacudiu... ...minha coxa sacudiu, sacudiu, rodou
E a mariposa não voou

Ela está querendo briga
Veio a mariposa e pousou na minha barriga
Meu pé sacudiu... ...minha barriga sacudiu, sacudiu, rodou
E a mariposa não voou

Ela acha que eu não ligo
Veio a mariposa e pousou no meu umbigo
Meu pé sacudiu... ...meu umbigo sacudiu, sacudiu, rodou
E a mariposa não voou

Eu fui buscar aquele osso
Veio a mariposa e pousou no meu pescoço
Meu pé sacudiu... ...meu pescoço sacudiu, sacudiu, rodou
E a mariposa não voou

Eu fui pedir aquele abraço (abraça o colega ao lado)
Veio a mariposa e pousou no meu braço
Meu pé sacudiu... ...meu braço sacudiu, sacudiu, rodou
E a mariposa já voou
!
OFICINA DE GINÁSTICA
Tema: Ginástica
Conceito: Agilidade nas habilidades motoras finas
Problematização
• Durante as aulas, o que vocês aprenderam sobre agilidade?
• Veremos agora o quanto vocês são ágeis durante a realização de movimentos.
Descrição das atividadesPara todas as atividades:
• Organização do espaço: quadra de esportes ou pátio.
• Organização dos alunos: alunos organizados em colunas.

Atividade 1: “Amarrar a faixa no pé da cadeira”Material: uma cadeira e quatro faixas
Desenvolvimento: alunos dispostos em colunas, sendo que o primeiro deverá estar com uma faixa na mão. Ao sinal do professor, este aluno deverá correr até a cadeira, amarrar a faixa na perna dela, voltar para sua coluna, dar um “toque” no segundo aluno da coluna e se posicionar no final da mesma. O segundo aluno deverá correr até a cadeira, desamarrar a faixa, entregá-la para o terceiro aluno da coluna e se colocar no final dela. Vencerá a equipe que voltar à posição inicial mais rapidamente.

Atividade 2: “Carrinho de mão com bastões”
Material: três bastões para cada coluna
Desenvolvimento: alunos dispostos em colunas, sendo que o primeiro aluno deve estar de posse de três bastões: um no chão, um na mão direita e outro na mão esquerda. Ao sinal, deverá empurrar o bastão do chão com os bastões das mãos até um local predeterminado, contorná-lo, voltar, entregar para o segundo aluno da coluna e colocar-se ao final da mesma. Vencerá a coluna que voltar à posição inicial mais rapidamente.

Atividade 3: “Giz no palito”
Material: dois palitos de sorvete e pedaços de giz para cada coluna
Desenvolvimento: alunos dispostos em colunas, sendo que o primeiro deverá estar de posse de dois palitos de sorvete. Ao sinal, esse aluno deverá correr até o local onde estarão pedaços de giz, pegá-los com os palitos e colocá-los dentro de um copo. Terminada a tarefa, o aluno voltará para sua coluna, entregará os palitos para o segundo aluno e se colocará ao final da mesma. Vencerá a coluna que voltar à formação inicial em primeiro lugar.

Atividade 4: “Palito na garrafa”Material: palitos de fósforo e uma garrafa para cada coluna (pode ser “PET”)
Desenvolvimento: alunos dispostos em colunas. O primeiro aluno deverá estar de posse de três palitos de fósforo. Ao sinal, deverá colocar um palito na boca da garrafa. Em seguida, os demais repetirão a tarefa até que todos tenham colocado os três palitos. Vencerá a coluna que conseguir deixar mais palitos na boca da garrafa (os palitos que caírem não serão repostos e nem contados).

Sistematização da aprendizagem
Os jogos propostos poderão ser repetidos, na forma de gincana ou de festival, com o intuito de
otimizar os movimentos e reforçar o conceito.
*FONTE: OFICINAS CURRICULARES DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E MOTORAS

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