segunda-feira, 20 de abril de 2015

Projeto : Leitura
Tema: "Ler para crescer"
Público alvo: 3º ano do ensino fundamental
Justificativa:
A competência leitora é instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos externos.Ela desenvolve o pensamento crítico e reflexivo, enriquece o vocabulário e possibilita o contato com uma diversidade de portadores textuais essenciais para a organização da escrita.
A escola cabe garantir aos alunos contato com essa prática  para que eles de tornem leitores competentes autônomos ,sendo inclusos de maneira efetiva na sociedade em que vivem.
Objetivo geral:
·         Promover momentos prazerosos de leitura visando  desenvolvimento da competência leitora dos educandos.
Objetivos Específicos:
Possibilitar momentos para que os alunos possam:
·         Entrar em contato com diferentes portadores textuais e compreendê-los.
·         Desenvolver a criticidade, autonomia enquanto leitores
·         Ter interesse pela leitura e incentivar seu hábito .
·         Estimular a imaginação de situações, lugares e personagens
·         Enriquecer o vocabulário
·         Ampliar o olhar sobre o universo cultural
Recursos
·         Diferentes portadores textuais
Desenvolvimento:
1ª etapa: Organizando a biblioteca de sala
Para que os alunos façam boas escolhas será necessário um acervo de livros para e explorarem ,, valorizarem e trocarem idéias sobre as escolhas de livros . as obras devem conter contemplar diferentes gêneros. (Baú mágico e carrinhp de leitura).
2º etapa: Escolha e organização do espaço.
Os livros serão expostos de forma acessível , visível num espaço da sala onde as crianças possam se sentar , ler ou compartilhar a leitura( tapete de leitura)
3ª etapa:Socialização da prática leitora.
Momento de oportunidades para que os alunos participarem em atos de leitura, socializando relação de leitor para leitor.
4º etapa:Mundo de leitura e Leitura de mundo.
Compartilhar motivos , estratégias e interesses de leitura com os alunos , estabelecer elo de encantamento com o fantástico mundo da leitura ( Fazer o caderno Mágico- resenha do livro).
5º etapa:Roda de leitura
A professora conduzirá a atividade formando um círculo com os alunos e lendo para eles crônicas , cantos , poemas, etc...
Será proposto neste momento, questionamentos sobre o texto lido , procurando buscar quais foram as impressões , causadas pelo livro . Esta atividade será feita semanalmente.
6º etapa:Produção do livro
A partir de histórias contadas pela professora , cada aluno fará sua reescrita para montagem de sua coletânea de textos , textos ilustrados.

Produto final:
·         Exposição dos trabalhos feitos.
·         Sarau cultural
·         Dia a ser escolhido pela direção

Nenhum comentário:

Postar um comentário