segunda-feira, 20 de abril de 2015

Tema da proposta:Aprendendo com Chapeuzinho Vermelho

Esta proposta tem por objetivos:
• Trabalhar a alfabetização e letramento efetivamente
• Utilizar a linguagem digital na compreensão de diferentes gêneros textuais
• Usar a criatividade
• Estimular a escrita e leitura através de atividades diversificadas

Público- alvo: 2º ano do ensino fundamental
Período de realização: quinze dias

Mídias que serão utilizadas:
• Data Show
• Computador
• Televisão
• Aparelho de som

Papéis que serão desempenhados:
Professora Aluno
mediador Questionador
Fará interferências quando necessário Interagir com as atividades propostas
Planejamento de atividades coerentes

Dinâmica da atividade:
Atividade de conhecimentos prévios

Primeiramente os alunos vão observar o quadro de George Frederic XIX – Capuchinho Vermelho (que será exposto em data show).
A professora irá questioná-los incitando-os a expor oralmente suas impressões sobre este quadro. Depois farão uma lista do que eles observaram no quadro.


http://saber.sapo.mz/wiki/Imagem:George_Frederic_Watts_-_Red_Riding_Hood_-_Project_Gutenberg_eText_17395.jpg
Imagem:George Frederic Watts - Red Riding Hood - Project Gutenberg eText 17395.jpgv

Escutando a história

Logo após os alunos vão escutar a história versão da história dos (irmãos Grimm) em CD , farão discussões sobre suas observações.
Depois vão recortar e colar a sequencia da história de acordo com o que eles ouviram.



http://educacaoapaixonada.blogspot.com/2011/05/chapeuzinho-vermelho.html

Assistindo uma nova versão da história
No Data show os alunos vão Assistir a versão de Chapeuzinho Vermelho ”Deu a louca na Chapeuzinho”.Vão fazer um relatório sobre a história.


Relatório

1 - QUAL CRIME É INVESTIGADO NO FILME?
(A) O ROUBO DE LIVROS DE RECEITAS DE DOCE
(B) O ROUBO DO CHAPEUZINHO
(C) O SUMIÇO DA MAMÃE
2- IDENTIFIQUE OS PRINCIPAIS PERSONAGENS DO FILME.

3- QUAIS AS PISTAS E PROVAS UTILIZADAS PELO INSPETOR NICK PIRUETA PARA DESVENDAR O CRIME?

4- QUAL A RELAÇÃO DO INSPETOR NICK PIRULETA COM O TRABALHO FEITO PELOS HISTORIADORES?
5- DESENHE OU DESCREVA A CENA DO FILME QUE MAIS GOSTOU.
PESSOAL

APÓS VÃO LISTAR AS DIFERENÇAS DESSA HISTÓRIA E DA HISTÓRIA DOS IRMÃOS GRIMM

CHAPEUZINHO VERMELHO
IRMÃOS GRIMM



DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO

http://rosangelal.blogspot.com/2010/02/deu-louca-na-chapeuzinho.html

Na sala de informática
Por último , na sala de informática , os alunos farão uma pesquisa de histórias em quadrinhos com o tema e farão a leitura destas histórias.
Depois com ajuda e orientação os alunos vão criar uma nova versão para Chapeuzinho Vermelho em quadrinhos observando a sequencia da história.

Reescrita do início da história

Os alunos farão a reescrita do início da história do jeito que souberem.
A professora vai escolher um dos textos , vai scanear e depois vai expor na sala de aula com data show para fazer a autocorreção da atividade.

Critérios de avaliação da atividade:
• Participação do aluno durante todo o processo.
• Compreensão da mídia e sua funcionalidade no contexto escolar.
• Compreensão das diferenças dos gêneros textuais.
• Valorização, respeito pelos colegas durante toda a atividade

Referências:

http://saber.sapo.mz/wiki/Imagem:George_Frederic_Watts_-_Red_Riding_Hood_-_Project_Gutenberg_eText_17395.jpg
http://educacaoapaixonada.blogspot.com/2011/05/chapeuzinho-vermelho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário