Separe os alunos numa quantidade par de equipes. Solicite que cada grupo faça uma reta em uma f olha de papel. Distribua a tira de 12 centímetros para a checagem do tamanho do segmento desenhado, tendo como base essa unidade. A seguir, um grupo deve enviar instruções por escrito a outro para que este reproduza um segmento de reta do mesmo tamanho. É provável que, ao fazerem as medições, os alunos encontrem uma sobra. Se for pequena, a mensagem será algo como "são 3 unidades e um pouquinho" ou "são quase 4 unidades". Caso seja maior, oriente as crianças a trabalhar com subunidades, como metade ou a metade da metade da unidade fornecida. Certamente o texto será redigido sem o uso das frações, mas pode ser que alguns estudantes recorram a elas (2 tiras + 1/2 tira + a metade de 1/2 tir a). Caso precisem de informações suplementares, as equipes devem pedi-las por escrito. Por fim, os grupos comparam os segmentos. Se não forem equivalentes, oriente os alunos a descobrir as causas relendo a mensagem para identificar os erros e reelaborá-la, estabelecendo convenções. Esses procedimentos são fundamentais para que haja a apropriação consciente dos recursos de resolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário