Projeto - Leitura e Produção de Texto
“Leitura e Produção de Textos”
Diretor:
Coordenadora Pedagógica:
Curso : Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo- PITEC
Cursista:
Tutora:
Área do conhecimento: Linguagem e suas tecnologias
Duração 2 meses.
Turmas e professores responsável
Matutino:
2ª fase A do 1º ciclo> profª
3ª fase A do 1º ciclo> profª
1ª fase A do 2º ciclo> profª
2ª fase A do 2º ciclo> profª
3ª fase A do 2º ciclo> profª
1ª fase A do 3º ciclo> profº
2ª fase A do 3º ciclo> profª
3ª fase A do 3º ciclo> profª
Vespertino:
1ª fase A do 1º ciclo> profª
1ª fase B do 2º ciclo> profª
2ª fase B do 2º ciclo> profª
3ª fase B do 2º ciclo> profº
1ª fase A do 3º ciclo> profª
2ª fase A do 3º ciclo> profª
Sumário
Identificação.........................................................................................05
Justificativa...........................................................................................06
Objetivo Geral......................................................................................07
Objetivos Específicos............................................................................ 07
Fundamentação teórica.........................................................................08
Conteúdo...............................................................................................09
Metodologia..........................................................................................09
Ações desenvolvidas..............................................................................10
Recursos utilizados.................................................................................10
Culminância do Projeto.........................................................................11
Avaliação................................................................................................11
Referencial Bibliográfico........................................................................12
I – IDENTIFICAÇÃO
1.1 – Identificação:
1.2 – Nome do Projeto: Leitura e Produção de Textos
1.3 – Área de atuação do projeto: Linguagem e suas tecnologias
II. Justificativa
“O homem é um ser que se criou ao criar uma linguagem. Pela palavra, o homem é uma metáfora de si mesmo.” (Octávio Paz)
Todas as pessoas são capazes de argumentar, de produzir, contar, descrever várias histórias usando a linguagem oral. Porém ao registrar essas habilidades por meio da escrita muitas vezes surge a apreensão. Com intuito de sanar dificuldades encontradas para expressar seus pensamentos e histórias contadas a Escola criou um projeto voltado a Literatura até então denominado Leitura e Produção de Textos. Este Projeto privilegia a leitura e a pesquisa para desencadear atividades deflagradoras da produção textual e do aumento da bagagem cultural de toda a comunidade escolar.
O Projeto surgiu da necessidade de transformar o ato passivo frente ao texto em atividade participativa de criação e tornar os estudantes leitores competentes e que tenham condições de utilizar os variados recursos existentes na escola e fora dela para a realização deste projeto no qual a literatura “literalmente” sai da casca, reunindo a palavra escrita a leitura e a imagem.
Na Escola este projeto terá continuidade obtendo resultados como a publicação de coletânea de textos produzidos pelos alunos em um livro.
Com base na criatividade e na construção do conhecimento no processo ensino-aprendizagem, neste projeto a produção dos alunos devem ser vistas como ponto de partida para transformações, para que possam juntos construir sua visão e linguagem própria de novos conhecimentos a partir daqueles que já existem. Por isso concordamos com Vygotsk quando diz que ´´é na linguagem que o sujeito mediante as intervenções sociais com os outros sujeitos planeja suas ações, reflete, representa e significa a realidade.
III. Objetivo Geral
Motivar o aluno à prática da leitura literária, aproximando-o também das demais artes; incentivando a criação de sua literatura, tanto em prosa como em versos e extravasar talento e imaginação.
IV. Objetivos Específicos
Propiciar ao aluno fazer uma leitura proveitosa de textos literários, extraindo deles tanto conteúdos para reflexão como o prazer estético que lhes é próprio.
Conhecer o contexto histórico do período estudado assim como as obras dos autores mais relevantes, procurando analisar o estilo, o potencial semântico dos vocábulos, entre outros.
Suscitar no aluno o apreço pela leitura, estimulando sua produção textual.
Instigar a criação das diversas linguagens: verbal e não-verbal.
V. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
O domínio da leitura e da escrita é imprescindível para o desenvolvimento intelectual da criança, o que certamente poderá mudar a realidade de sua vida. Acredita-se que para acontecer o avanço dessa prática é preciso que haja professores comprometidos com o processo educativo, que busque uma forma correta para aplicar ao ensino-aprendizagem, devendo tratar os alunos com carinho, respeitando as individualidades; sendo capaz de superar as dificuldades e carências de uma escola. A leitura tanto quanto a escrita, consiste em atividade bastante intrínseca, pelo fato de serem atividades que se complementam. Logo, se o aluno for um bom leitor terá condições de desenvolver a escrita com maior facilidade. Neste sentido, segundo Cagliari (2002, p. 152) “a leitura é uma atividade ligada essencialmente a escrita”, assim o ato de decodificar um texto requer o entendimento também de codificá-lo através de várias linguagens.
Percebendo que as dificuldades que os alunos encontram em aprender estão associadas a pouca habilidade que eles têm para a leitura e considerando que ler é um dos principais caminhos para ampliar a aprendizagem em qualquer área do conhecimento, um dos desafios é o de fazer com que os alunos sejam leitores mais fluentes, pois grande parte das informações necessárias para viver em sociedade e construir conhecimentos são encontradas na forma escrita. Segundo Kleiman, as teorias mais recentes concebem o ato de ler como atribuição voluntária de sentido à escrita, entendendo a leitura também como prática social, isso coloca o desafio para a escola no sentido de rever suas práticas de ensino, para aprender a ler e a escrever o aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: ele precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem.
VI. Conteúdo
• Produção de texto, leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais;
• Exposição oral e escrita;
• Pontuação,
• Substantivos
• Ortografia;
• Verbos;
• Pronomes;
• Narração, descrição de fatos ,personagem ou ambiente;
• Pesquisa em dicionário.
VII. Metodologia
A Escola possibilita através desse projeto a integração entre os professores, a Biblioteca, e a Informática, onde os alunos vão fazer a leitura de um livro na escola (escolha do livro orientação dos professores com a bibliotecária) (sugestão: 30 minutos diários), finalizando a leitura terão que preencher uma fixa respondendo algumas questões referente ao livro lido. Em aulas planejadas farão a socialização com a turma da leitura (onde serão avaliados na oralidade, compreensão da leitura e outros);
Finalizado a etapa da leitura, da se o inicio na produção escrita, o aluno vai produzir textos referente a sua leitura / sua vida familiar, desses testos serão selecionado um para ser digitado pelo aluno onde a técnica do laboratório acompanhará dando orientações básicas. Após a revisão do texto pelo professor responsável da turma, será entregue uma copia imprensa e outra digital para a coordenação pedagógica.
O Projeto Leitura e Produção de Textos faz parte do Projeto Político Pedagógico da Escola. Desenvolver-se-á durante o ano letivo, e sua culminância acontecerá no final do 4º bimestre.
Através da interdisciplinaridade das disciplinas da área de Linguagem deve-se utilizar diversos meios para que o aluno adquira os conhecimentos esperados. Entre os meios utilizados pode-se citar; exposição oral, filmes que abordam a temática, leitura de obras literárias, pesquisa.
VIII. AÇÕES DESENVOLVIDAS
Para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de vários autores ;
Utilizar diversos gêneros textuais;
Produzir textos narrativos e descritivos empregando corretamente a pontuação adequada;
Identificar os tempos verbais presente na obra literária;
Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;
Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
Conhecer vida e obra do autor;
Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;
Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.
Produção de texto feitos pelos alunos e também pelo professor.
Pesquisa em dicionários sobre algumas palavras desconhecidas.
IX. Recursos utilizados
• Computadores;
• Internet;
• Impressora;
• Papel sulfite;
• Pen drive;
• Câmara digital;
• Livros de literatura.
• Recursos humanos
X. Culminância do Projeto
É proposta para a culminância do Projeto Leitura e Produção de Textos: recital de poesias, apresentações de paródias, literatura de cordel, música, manifestações culturais de autoria dos próprios estudantes, publicação dos textos produzidos pelos alunos em revistas, jornais e sites, apresentações de peças de teatro, exposição de trabalhos em salas temáticas, entre outros.
XI. Avaliação
A avaliação será continua no processo de aprendizagem, pois a mesma representa um importante momento enquanto norteadora de rumos e decisões a serem tomadas durante a execução do projeto leitura e produção de texto e também de modo abrangente considerando a variedades de habilidades condizente a fim de que todos os alunos possam desenvolver uma aprendizagem satisfatória.
XII. Referencial Bibliográfico
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. "Língua Portuguesa”. Brasília. Mec/Self, 1997.
RAÍZES e ASAS, Projeto de Escola. Coordenação Geral: CENPEC. Centro de Estudos e Pesquisas em Educação. Cultura e Ação Comunitária.
CAGLIARI, Luis Carlos. Alfabetização e Lingüística: São Paulo: Scipione, 1997.
DAVIS, Claudia; Oliveira, Zilma. Psicologia na Educação. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1994. 91 p.
KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: Aspecto Cognitivo da Leitura. 10ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.
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