terça-feira, 21 de abril de 2015

Projeto - Leitura e Produção de Texto


Projeto

“Leitura e Produção de Textos”



Diretor:

Coordenadora Pedagógica: 

 
Curso : Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo- PITEC

Cursista:

Tutora:

Área do conhecimento: Linguagem e suas tecnologias
Duração 2 meses.
Turmas e professores responsável
Matutino:
2ª fase A do 1º ciclo> profª
3ª fase A do 1º ciclo> profª
1ª fase A do 2º ciclo> profª
2ª fase A do 2º ciclo> profª
3ª fase A do 2º ciclo> profª
1ª fase A do 3º ciclo> profº
2ª fase A do 3º ciclo> profª
3ª fase A do 3º ciclo> profª
Vespertino:
1ª fase A do 1º ciclo> profª
1ª fase B do 2º ciclo> profª
2ª fase B do 2º ciclo> profª
3ª fase B do 2º ciclo> profº
1ª fase A do 3º ciclo> profª
2ª fase A do 3º ciclo> profª


Sumário

Identificação.........................................................................................05
Justificativa...........................................................................................06
Objetivo Geral......................................................................................07
Objetivos Específicos............................................................................ 07
Fundamentação teórica.........................................................................08
Conteúdo...............................................................................................09
Metodologia..........................................................................................09
Ações desenvolvidas..............................................................................10
Recursos utilizados.................................................................................10
Culminância do Projeto.........................................................................11
Avaliação................................................................................................11
Referencial Bibliográfico........................................................................12


I – IDENTIFICAÇÃO

1.1 – Identificação:  

1.2 – Nome do Projeto: Leitura e Produção de Textos

1.3 – Área de atuação do projeto: Linguagem e suas tecnologias


II. Justificativa
“O homem é um ser que se criou ao criar uma linguagem. Pela palavra, o homem é uma metáfora de si mesmo.” (Octávio Paz)
Todas as pessoas são capazes de argumentar, de produzir, contar, descrever várias histórias usando a linguagem oral. Porém ao registrar essas habilidades por meio da escrita muitas vezes surge a apreensão. Com intuito de sanar dificuldades encontradas para expressar seus pensamentos e histórias contadas a Escola criou um projeto voltado a Literatura até então denominado Leitura e Produção de Textos. Este Projeto privilegia a leitura e a pesquisa para desencadear atividades deflagradoras da produção textual e do aumento da bagagem cultural de toda a comunidade escolar.
    O Projeto surgiu da necessidade de transformar o ato passivo frente ao texto em atividade participativa de criação e tornar os estudantes leitores competentes e que tenham condições de utilizar os variados recursos existentes na escola e fora dela para a realização deste projeto no qual a literatura “literalmente” sai da casca, reunindo a palavra escrita a leitura e a imagem.
     Na Escola este projeto terá continuidade obtendo resultados como a publicação de coletânea de textos produzidos pelos alunos em um livro.
Com base na criatividade e na construção do conhecimento no processo ensino-aprendizagem,  neste projeto a produção dos alunos devem ser vistas como ponto de partida para transformações, para que possam juntos construir sua visão e linguagem própria de novos conhecimentos a partir daqueles que já existem. Por isso concordamos com Vygotsk quando diz que ´´é na linguagem que o sujeito mediante as intervenções sociais com os outros sujeitos planeja suas ações, reflete, representa e significa a  realidade.

III. Objetivo Geral
Motivar o aluno à prática da leitura literária, aproximando-o também das demais artes; incentivando a criação de sua literatura, tanto em prosa como em versos e extravasar talento e imaginação.

IV. Objetivos Específicos
    Propiciar ao aluno fazer uma leitura proveitosa de textos literários, extraindo deles tanto conteúdos para reflexão como o prazer estético que lhes é próprio.
    Conhecer o contexto histórico do período estudado assim como as obras dos autores mais relevantes, procurando analisar o estilo, o potencial semântico dos vocábulos, entre outros.
    Suscitar no aluno o apreço pela leitura, estimulando sua produção textual.
     Instigar a criação das diversas linguagens: verbal e não-verbal.

V. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
         O domínio da leitura e da escrita é imprescindível para o desenvolvimento intelectual da criança, o que certamente poderá mudar a realidade de sua vida. Acredita-se que para acontecer o avanço dessa prática é preciso que haja professores comprometidos com o processo educativo, que busque uma forma correta para aplicar ao ensino-aprendizagem, devendo tratar os alunos com carinho, respeitando as individualidades; sendo capaz de superar as dificuldades e carências de uma escola. A leitura tanto quanto a escrita, consiste em atividade bastante intrínseca, pelo fato de serem atividades que se complementam. Logo, se o aluno for um bom leitor terá condições de desenvolver a escrita com maior facilidade. Neste sentido, segundo Cagliari (2002, p. 152) “a leitura é uma atividade ligada essencialmente a escrita”, assim o ato de decodificar um texto requer o entendimento também de codificá-lo através de várias linguagens.
Percebendo que as dificuldades que os alunos encontram em aprender estão associadas a pouca habilidade que eles têm para a leitura e considerando que ler é um dos principais caminhos para ampliar a aprendizagem em qualquer área do conhecimento, um dos desafios é o de fazer com que os alunos sejam leitores mais fluentes, pois grande parte das informações necessárias para viver em sociedade e construir conhecimentos são encontradas na forma escrita. Segundo Kleiman, as teorias mais recentes concebem o ato de ler como atribuição voluntária de sentido à escrita, entendendo a leitura também como prática social, isso coloca o desafio para a escola no sentido de rever suas práticas de ensino, para aprender a ler e a escrever o aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: ele precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem.

VI. Conteúdo
•    Produção de texto, leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais;
•    Exposição oral e escrita;
•    Pontuação,
•    Substantivos
•    Ortografia;
•    Verbos;
•    Pronomes;
•    Narração, descrição  de fatos ,personagem ou ambiente;
•    Pesquisa em dicionário.

VII. Metodologia
A Escola possibilita através desse projeto a integração entre os professores, a Biblioteca, e a Informática, onde os alunos vão fazer a leitura  de um livro na escola (escolha do livro orientação dos professores com a bibliotecária)  (sugestão: 30 minutos diários), finalizando a leitura terão que preencher uma fixa respondendo algumas questões referente ao livro lido. Em aulas planejadas farão a socialização com a turma da leitura (onde serão avaliados na oralidade, compreensão da leitura e outros);
Finalizado a etapa da leitura, da se o inicio na produção escrita, o aluno vai produzir textos referente a sua leitura / sua vida familiar, desses testos serão selecionado um para ser digitado pelo aluno onde a técnica do laboratório acompanhará dando orientações básicas. Após a revisão do texto pelo professor responsável da turma, será entregue uma copia imprensa e outra digital para a coordenação pedagógica.
O Projeto Leitura e Produção de Textos faz parte do Projeto Político Pedagógico da Escola.  Desenvolver-se-á durante o ano letivo, e sua culminância acontecerá no final do 4º bimestre.
Através da interdisciplinaridade das disciplinas da área de Linguagem deve-se utilizar diversos meios para que o aluno adquira os conhecimentos esperados. Entre os meios utilizados pode-se citar; exposição oral, filmes que abordam a temática, leitura de obras literárias, pesquisa.

VIII. AÇÕES DESENVOLVIDAS
        Para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de vários autores ;
    Utilizar diversos gêneros textuais;
    Produzir textos narrativos e descritivos  empregando corretamente a pontuação adequada;
    Identificar os tempos verbais presente na obra literária;
    Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;
    Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
    Conhecer vida e obra do autor;
    Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;
    Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
    Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
    Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.
    Produção de texto feitos pelos alunos e também  pelo professor.
    Pesquisa em dicionários  sobre algumas palavras desconhecidas.

IX. Recursos utilizados
•    Computadores;
•    Internet;
•    Impressora;
•    Papel sulfite;
•    Pen drive;
•    Câmara digital;
•    Livros de literatura.
•    Recursos humanos

X. Culminância do Projeto
É proposta para a culminância do Projeto Leitura e Produção de Textos: recital de poesias, apresentações de paródias, literatura de cordel, música, manifestações culturais de autoria dos próprios estudantes, publicação dos textos produzidos pelos alunos em revistas, jornais e sites, apresentações de peças de teatro, exposição de trabalhos em salas temáticas, entre outros.

XI.  Avaliação
A avaliação será continua no processo de aprendizagem, pois a mesma representa um importante momento enquanto norteadora de rumos e decisões a serem tomadas durante a execução do projeto leitura e produção de texto e também de modo abrangente considerando a variedades de habilidades  condizente  a  fim de que todos os alunos possam desenvolver uma aprendizagem satisfatória.


XII. Referencial Bibliográfico
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. "Língua Portuguesa”. Brasília. Mec/Self,  1997.
RAÍZES e ASAS, Projeto de Escola. Coordenação Geral: CENPEC. Centro de Estudos e Pesquisas em Educação. Cultura e Ação Comunitária.

CAGLIARI, Luis Carlos. Alfabetização e Lingüística: São Paulo: Scipione, 1997.
DAVIS, Claudia; Oliveira, Zilma. Psicologia na Educação. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1994. 91 p.
KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: Aspecto Cognitivo da Leitura. 10ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.

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