Tema: Portador textual contos de fada
Público envolvido: Alunos, professores, coordenadora, diretora e demais funcionários da escola
Descrição da atividade: Os contos de fada proporcionam um repertorio rico para o desenvolvimento da imaginação e da oralidade entre outras habilidades quando trabalhado interdisciplinado com outras áreas.
Objetivo: Verificar a ampliação gradativamente das possibilidades de comunicação e expressão, participando de diversas situações de intercambio social, nas quais possa contar com suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas.
Série/ano: 1 ao 5 ano / 2015
Disciplinas envolvidas: Linguagem oral e escrita, movimento e artes
Tecnologias e mídias a serem utilizadas: livros, CD/microsistem, DVD/TV-DVD, papeis diversificados (sulfite, cartolina, cartão, camurça, caixas de papelão, lençol etc.) e materiais diversificados ( lápis, canetinha, giz de cera, tinta etc.), quadro branco, e filmadora
Resultados esperados: Ampliação do vocabulário melhorando sua expressão e ordenação de idéias. Com a utilização das tecnologias e mídias para ampliar repertório, dando historicidade textual, e, consequentemente ampliando vocabulário e aprimorando a comunicação. Sendo capazes de escrever coletivamente considerando as características do gênero, seguindo uma sequência lógica tendo a professora como escriba
Cronograma: No primeiro semestre foram realizadas as etapas até 13. No terceiro bimestre serão realizadas até a etapa 18 e no quarto bimestre as demais.
Critérios de avaliação: Observação e análise das participações dos alunos nas atividades realizadas, atentando para a linguagem oral dos alunos (vocabulário/clareza/sequência de fatos). Rodas da avaliação.
Formas de socialização das produções: Exposições no mural da turma de produções artísticas realizadas/fotos; dramatização com filmagem para as demais turmas do período; e, exibição do filme produzido para os pais.
Etapas propostas:
1. - Roda da biblioteca com livros deste portador textual
2. - Roda da conversa para levantamento dos conhecimentos prévios
3. - Leituras de livros e escolha de um conto, como por exemplo, Chapeuzinho Vermelho
4. - Registro da leitura através de desenho
5. - Ouvir a história em CD
6. - Identificação da letra inicial relacionando com os nomes da turma e aproveitando para reconto do inicio da historia
7. - Assistir o DVD Chapeuzinho Vermelho
8. - Roda da conversa para comentar a historia
9. - Listar os personagens
10. - Desenho a partir da interferência de uma capinha feita com papel camurça vermelho
11. – Ler várias versões da história Chapeuzinho Vermelho
12. – Assistir os DVDs: Deu a louca na Chapeuzinho / Chapeuzinho no século XXI
13. - Dispor a “sacola de leitura” para que levem o livro para casa, onde farão a leitura para os pais e depois aos colegas, proporcionando situações de reconto da história
14. Escrita coletiva da historia
15. Montagem de um roteiro de dramatização para a filmagem
16. Divisão de papeis para a dramatização da historia escrita e funções na peça
17. Montagem do cenário utilizando as aulas de arte e ajuda de outros funcionários da escola
18. Ensaio da dramatização
19. Apresentação para as demais turmas do período com filmagem
20. Exibição do filme para as crianças
21. Roda da avaliação, sobre o que ficou bom ou o que poderia melhorar, fazendo o levantamento dos conhecimentos construídos
22. Exibição do filme para os pais
Nenhum comentário:
Postar um comentário