ASPECTOS TRABALHADOS NA PSICOMOTRICIDADE
Qualidade física: força, flexibilidade, agilidade, velocidade, coordenação motora, equilíbrio, noções de espaço e tempo, lateralidade.
Aspecto afetivo e social: socialização e desenvolvimento de traços de personalidade como organização, disciplina, responsabilidade, coragem e solidariedade.
Características cognitivas: capacidade de análise e desenvolvimento de memória.
Qualidade física: força, flexibilidade, agilidade, velocidade, coordenação motora, equilíbrio, noções de espaço e tempo, lateralidade.
Aspecto afetivo e social: socialização e desenvolvimento de traços de personalidade como organização, disciplina, responsabilidade, coragem e solidariedade.
Características cognitivas: capacidade de análise e desenvolvimento de memória.
ESTRUTURAS PSICOMOTORAS DE BASELocomoção: quando nos deslocamos de um lugar ao outro. Exemplo de
atividade: macaquinho mandou.
Manipulação: habilidade de manuseio. Exemplo de atividade: cobra cega.
Tono corporal: ajustamento da postura. Exemplo de atividade: dançar com a
bola na testa.
Lateralidade: noção de direita e esquerda é importante para a orientação
espacial. Exemplo de atividade: brinquedo cantando rock pop.
Coordenação fina: quando se trabalha com as extremidades dos segmentos.
Exemplo de atividade: bola de gude, nariz de ferro.
Coordenação grossa: quando se trabalha com a totalidade das mãos ou do
corpo. Exemplo de atividade: queimado.
Coordenação da dinâmica geral: é a atuação conjunta do sistema nervoso
central e da musculatura esquelética, na execução do movimento. Temos a
coordenação motora ampla e seletiva. Exemplo de atividade: carniça.
Equilíbrio: é a capacidade de manter-se sobre uma base, pode ser estático
dinâmico. Exemplo de atividade: amarelinha.
Esquema corporal: é o conhecimento que temos do corpo em movimento ou
em posição estática, em relação aos objetos e o espaço que o cerca. É através
do desenvolvimento do esquema corporal que a criança toma consciência de
seu corpo e das possibilidades de expressar-se por meio desse corpo.
Exemplo de atividade: raposa que gostava de comer capim.
atividade: macaquinho mandou.
Manipulação: habilidade de manuseio. Exemplo de atividade: cobra cega.
Tono corporal: ajustamento da postura. Exemplo de atividade: dançar com a
bola na testa.
Lateralidade: noção de direita e esquerda é importante para a orientação
espacial. Exemplo de atividade: brinquedo cantando rock pop.
Coordenação fina: quando se trabalha com as extremidades dos segmentos.
Exemplo de atividade: bola de gude, nariz de ferro.
Coordenação grossa: quando se trabalha com a totalidade das mãos ou do
corpo. Exemplo de atividade: queimado.
Coordenação da dinâmica geral: é a atuação conjunta do sistema nervoso
central e da musculatura esquelética, na execução do movimento. Temos a
coordenação motora ampla e seletiva. Exemplo de atividade: carniça.
Equilíbrio: é a capacidade de manter-se sobre uma base, pode ser estático
dinâmico. Exemplo de atividade: amarelinha.
Esquema corporal: é o conhecimento que temos do corpo em movimento ou
em posição estática, em relação aos objetos e o espaço que o cerca. É através
do desenvolvimento do esquema corporal que a criança toma consciência de
seu corpo e das possibilidades de expressar-se por meio desse corpo.
Exemplo de atividade: raposa que gostava de comer capim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário