Em fila ? Sozinhos ou acompanhados do Professor? Professor estará esperando na porta para cumprimentá-los ? As carteiras estarão identificadas no primeiro dia ? Cada um escolhe o lugar que quiser para sentar ?
10 minutos antes do sinal todos devem começar a guardar material e arrumar carteiras ? só depois que der o sinal é que será permitido começar a arrumar os materiais ? Saem em fila ou não ? Saem primeiro os meninos e depois as meninas ? Saem todos juntos com Professor ? Saem apenas quando a sala de aula estiver em ordem ?
Podem entrar ainda comendo o lanche e tomando o refrigerante? Podem entrar depois que todos já estiverem na sala? Qual a tolerância permitida para retornar do intervalo ?
Podem mascar chicletes durante a aula ? Podem levar garrafinhas de água para a sala ? O que acontece se o aluno não retornar à sala de aula no horário estipulado ?
Qual a tolerância para o atraso ? Após o prazo tolerado qual a conseqüência ? quem a aplica ? Em caso de falta como o aluno ficará a par das tarefas dadas? Qual o prazo será dado para ele colocar em ordem o caderno ?
Para que os alunos se acalmem e prestem atenção no Professor é preciso criar um sinal para que eles saibam que você quer a atenção deles. Pode ser : sempre que você levantar a mão, ou fechar a porta, ou colocar a sua cadeira na frente do quadro negro, ou simplesmente ficar em pé com as mãos para trás, ou ainda fazer uma contagem regressiva do tipo 5, 4, 3, 2, 1, 0.
Será com uma roda de conversa ? Uma oração ? Uma música ? Com o roteiro da aula já escrito no quadro negro ?
O aluno deverá levantar a mão durante a explicação? Após a explicação ? Deverá ir até a mesa do Professor após a explicação? O Professor irá até a carteira do aluno esclarecer ? Haverá um plantão de dúvidas após a aula?
Serão aceitos ou não ? A pontuação sofrerá alteração de quanto ? Como os trabalhos devem ser entregues: digitados, manuscritos?
Os grupos serão sorteados ou os alunos poderão escolher os amigos ? Grupos de quantos alunos? Caso um dos integrantes não esteja se empenhando no grupo ? No caso de plágio ? No caso do trabalho ter sido feito por outra pessoa que não o aluno ?
No caso de aluno que estiver sofrendo intimidações ? Qual será a abordagem com o aluno agressor e agredido?
- PRATIQUE: faça-os praticarem sob sua supervisão
- REFORCE: Revise, reforce, pratique, e reforce o procedimento até que o mesmo
torne-se um hábito e uma rotina para o aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário