Aprender a ler, lendo.
Para os pais incentivarem seus filhos a ler
Ler por prazer
Incentivando a leitura
Livros de poesias para crianças
Este livro é um gostoso convite para a criança mergulhar no mundo da poesia.
QUEM É QUEM - LALAU E LAURABEATRIZ
A obra leva os leitores à surpresa e ao espanto da descoberta e, por meio do ritmo e da sonoridade, Lalau chega a definições poéticas para as coisas do cotidiano.
BEM-TE-VI - LALAU E LAURABEATRIZ
Numa linguagem simples e despretenciosa, que brinca saborosamente com rimas, cores, nomes e aparências de coisas, todo amplo universo de experiências se torna acessível à criança nos poemas de Lalau.
SALADA SALADINHA - PARLENDAS - DE MARIA JOSÉ NÓBREGA
Adivinhas, trava-línguas, parlendas e outros ingredientes saborosos estão no livro. Essas deliciosas brincadeiras de falar e dar risada, muita risada.
O LIVRO DA TRAVA-LÍNGUA DE CIÇA E ZÉLIO
A ideia da autora é entrar na brincadeira de ler rapidinho sem travar a língua. Busca incentivar as crianças a ler corretamente, por meio de divertidos jogos de palavras.
QUEBRA-LÍNGUA DE CIÇA E ZIRALDO
Neste livro a criança tem a oportunidade de brincar com a sonoridade das palavras. Através de aliterações e rimas bem-humoradas, o cotidiano infantil e suas fantasias são traduzidos em uma linguagem rica e original.
A autora brinca com as palavras de cada letra do alfabeto.
O BATALHÃO DAS LETRAS
MÁRIO QUINTANA
O poeta brinca com as letras do alfabeto conciliando aprendizagem e diversão.
ALFABETO DOS PINGOS
MARY FRANÇA E ELIARDO FRANÇA
Uma forma divertida de conhecer e familiarizar-se com as letras do alfabeto.
Projeto de incentivo a leitura
Este ano estou trabalhando com o PROJETO VIAJANDO NA SACOLINHA MÁGICA DA LEITURA.
Vou deixar aqui mais uma sugestão de trabalho para incentivar o gosto pela leitura.
JUSTIFICATIVA:
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouví-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura.
Assim, o livro deve ser mostrado com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.
OBJETIVOS:
• Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.
• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvam a leitura de histórias.
• Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.
• Levá-los ao cuidado no manuseio de livros.
• Proporcionar o uso da biblioteca da escola, favorecendo a circulação de livros.
• Tornar a leitura um ato prazeroso.
• Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.
CONTEÚDOS:
a) Conceituais: Construir critérios próprios para selecionarem o livro que vão levar.
b) Procedimentais: Utilizar a sala de leitura na escolha de livros.
c) Atitudinais: Permitir que as crianças construam o hábito de ouvir e ler histórias. Conscientizar-se da importância da preservação dos livros.
PROCEDIMENTOS:
No final de semana os alunos levarão a sacolinha com o livro para casa. Com a ajuda dos pais terão dois dias para lerem história do livro. No início da semana os livros deverão ser devolvidos à sala de leitura.
AVALIAÇÃO:
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor.
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