quarta-feira, 29 de abril de 2015


Como resolver problemas de indisciplina?

Veja atividades práticas para fazer com os seus alunos, que os auxiliam a entender regras e noções de respeito ao próximo.















Segundo a professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I com pós-graduação em Alfabetização Glauce Rossi, da EMEI Santos Dumont, na Educação Infantil, os maiores problemas de indisciplina ocorrem com alunos que costumam ter reações agressivas e intolerantes, o enfrentamento e o desrespeito aos colegas e à professora, além da dificuldade de adaptação ao ambiente escolar. Mas o que fazer para que as crianças nessa faixa etária aprendam a ter disciplina e a respeitar regras, professores e colegas? Quais os desencadeadores dessas atitudes? 

Para Glauce, entre os principais motivos estão os pais, que delegam para a escola toda a responsabilidade da Educação de seus filhos que, na realidade, deveria começar em casa, e a escola, que não consegue acompanhar as mudanças de vida e dos valores socioculturais da nossa sociedade. "Com essas mudanças, nossas crianças também não são as mesmas de décadas atrás. Atualmente, elas estão perdendo a 'primeira infância', em que o brincar é essencial para o seu desenvolvimento, mas a escola insiste em ensinar nos moldes antigos, mesmo na Educação Infantil, dando ênfase apenas à alfabetização, não levando em conta a importância do brincar nessa faixa etária", explica ela. 

Com relação à família, a professora diz que sua atitude é fundamental para a formação da criança, pois é nela que ocorre a maior parte dos aprendizados na vida dela. Por isso, são os pais que representam a primeira e a mais importante escola para a aprendizagem das regras de conduta, dos limites de comportamento, lidar com sentimentos e antecipar as consequências das ações dos seus filhos. Além disso, os pais devem acompanhar diariamente a vida escolar dos filhos, participando de encontros, palestras, reuniões etc.      

Mas mesmo os pais tendo papel primordial, o professor e a escola também possuem a função de educador e, nesse caso, Glauce sugere ao professor agir com autoridade, com diálogo e respeito ao aluno, além de deixar claro que o que é errado é o comportamento e não o aluno. Mostrar à criança que ela desrespeitou um dos combinados (regras) do grupo e, por isso, há uma consequência para a quebra dele. Lembrando que a professora deve criar combinados (regras) com a turma de alunos logo no início do ano letivo. "O profissional erra quando exerce uma autoridade sem limites ou com exagero, desrespeita a criança com gritos, impõe suas regras e não leva em conta os combinados do grupo; isso não resolve a situação, pelo contrário, tende a criar novos problemas de indisciplina", diz ela.             

Para finalizar, a professora aconselha: "O papel da Educação Infantil é ir além da alfabetização, sempre pensando na criança como um indivíduo que necessita aprender coisas tão importantes como as matérias básicas. Respeitar as pessoas, o meio ambiente, exercer a cidadania, aprender sobre valores, higiene, responsabilidades e tudo o que for possível para a criança se tornar um adulto responsável".

Veja a a minha reportagem completa com as atividades na Revista Guia Prático da Educação Infantil:  http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/120/artigo291856-1.asp

Como lidar com a indisciplina dos alunos?


A indisciplina, sem sombras de dúvida, vem atormentando a vida do profissional docente. Sabemos também que há vários fatores que contribuem para que esse problema aumente a cada dia: falta de limites, respeito, perda de valores, mídia, etc. Os pais já não conseguem mais suprir as necessidades de educação de seus filhos e jogam a toda a responsabilidade para a escola.

Trabalhando as atividades “Meu comportamento”do "PROJETO RESGATANDO VALORES", algumas estratégias são utilizadas para melhorar o comportamento dos alunos na escola.
Todo início do ano ou do semestre, o ideal é fazer os combinados com os alunos, fixando as regras de convivência da turma em um mural ou na parede da sala de aula. Devem ficar bem claro os direitos e as obrigações. Essas regras ficam fixadas em um lugar de fácil acesso, pois durante todo o ano deverão ser lidas sempre quando necessário,  sendo avaliado como a classe tem cumprido ou não esses combinados. (Cartazes com as regras)
É Importante explicar por que precisamos de regras. (Dinâmica do Jogo de futebol)
As regras devem partir dos alunos e o não cumprimento delas terá uma consequência, também combinada com a classe.
Todas as vezes que acontece o descumprimento das regras, volta-se aos combinados.
O Projeto “Resgatando Valores” possui atividades com os principais valores que também vão sendo internalizados pelos educandos. Assim, através de rodas de conversa, relatos, discussões, dinâmicas, textos, livros, jogos... todos estes procedimentos levam as crianças a entenderem que vivemos numa sociedade de valores, os quais  devem ser respeitados para melhor convivência entre as pessoas. Entender também que temos direitos e obrigações, conhecendo os limites de cada um.

TRABALHANDO COM A INDISCIPILINA NA ESCOLA








Hoje estou trazendo algumas atividades sobre regras de convivência.
Objetivos:
-Descobrir a importância das leis para que os direitos de cada um sejam respeitados.
-Elaborar, em conjunto, normas para o grupo, de modo que todos possam assumi-las e por elas se responsabilizar.

Atividade 1: Conversa dirigida
A professora explica:Vamos fazer um exercício de imaginação. Feche os olhos e imagine uma partida de futebol. Imagine agora a partida iniciando. O juiz joga a bola longe. Um jogador pega-a com a mão e sai correndo, querendo fazer um gol. Um outro, agora do time adversário, segura-o pela camisa e rouba-lhe a bola, saindo além da linha do gramado.
Agora, ela pergunta aos alunos :
__Você já viu um jogo de futebol assim?
__O que está faltando para que o jogo aconteça realmente?
__Por que, em um jogo, precisamos de leis?
__ Na escola também é importante ter leis? Por quê?

Atividade 2: Desenho e dramatização
Dobre a folha de sulfite ao meio e desenhe:
O QUE PODE FAZER NA ESCOLA
O QUE NÃO PODE FAZER NA ESCOLA
Os desenhos são socializados no coletivo e pode-se criar uma dramatização que represente uma sala de aula em que as regras não são cumpridas.

Atividade 3: Criando nossas regras
Hoje nós vamos criar nossas próprias leis, vocês vão dizendo as regras e a professora vai escrevendo na lousa. Depois vamos escrevê-las num cartaz que será fixado na classe para que todos possam vê-las.
As crianças podem ilustrar as regras. Todos os dias ler com a classe as regras que eles próprios criaram.

Atividade 4: Leitura compartilhada de livro
Trabalhar com a classe fazendo uma leitura compartilhada do livro: "E EU COM ISSO?: APRENDENDO SOBRE RESPEITO" , autores: BRIAN MOSES e MIKE GORDON


INDISCIPLINA NA ESCOLA


Tenho recebido muitos pedidos de ajuda na indisciplina dos alunos. Aqui vão mais algumas sugestões de trabalho.
Quando a turma é muito indisciplinada, fico um bom tempo, principalmente no início da aula conversando com eles. Sempre descubro nessas conversas a vida deles em casa. Geralmente são crianças com problemas na família, então é que percebo o quanto eles precisam de ajuda.
Mas nós, professores, não podemos fazer nada para ajudar em relação aos problemas familiares, o que podemos é tentar ajudá-los na escola.
Vejo que essas crianças chegam à escola sem auto-estima, muito menos entendem por que estão na escola.
Procuro mostrar aos alunos a importância do estudo, contando minha história de vida, dando um exemplo bem ali diante deles.
Gosto de trabalhar com um texto: ESTUDAR É VENCER. Utilizo-o a partir do 2º ano para reflexões sobre seus desejos para o futuro e a necessidade do estudo para a escolha de uma profissão e de uma vida melhor. Veja o texto abaixo:


ESTUDAR É VENCER

Você já buscou dentro de si mesmo um motivo para estar aqui na escola?
Pense um pouco.
Todos querem crescer e vencer na vida.
Só que crescer e vencer não é fácil. Exige de nós sacrifícios e muita boa vontade.
Deus nos dotou da inteligência. Só que temos que saber usá-la.
Se tivermos saúde, melhor ainda. Vamos preservá-la.
Que Deus ajude a quem não tem a mesma oportunidade de estar procurando lutar e vencer.
Você acha que vai vencer na vida? Como?
Jesus disse: “Ajuda-te a ti mesmo que eu te ajudarei”.
E você? Como pretende ser para ajudar a si mesmo?
Uma pessoa que não lê e não estuda, não pode fazer seu país crescer e melhorar.
Depende de nós tudo o que fazemos.
Estudar sem vontade não ajuda ninguém a vencer.
Você só colherá bons frutos se souber plantar.
Você só vencerá na vida se souber estudar.
Seja feliz!

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