PROJETO A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
A música consiste numa linguagem capaz de “expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Ela esta presente em várias culturas e consiste numa importante forma de expressão humana.
Ainda, a musica esta presente na nossa vida diária e desde cedo as crianças entram em contato com ela, aprendendo e atribuindo a música significados culturais. Vale lembrar que ela integra aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos daí a importância do trabalho com este eixo e desde que se estuda a história da humanidade, tem-se observado que a música sempre fez parte da vida do homem. Em qualquer parte do mundo, em todas as épocas, a música e o homem sempre viveram juntos. Podemos suprir que no principio, o homem reproduzia os sons que ouvia na natureza, como o vento forte e seu sussurrar nas folhagens, a água dos rios, o estalar dos galhos, o canto dos pássaros e tantos outros não só com a intenção de imitá-los, mas também porque essa era a música que ele conhecia.
O lúdico deve estar presente nesta fase da criança, a Educação Infantil é a base e esse período deve ser vista, como algo prazeroso por ela, e não com exercícios cansativos e repetitivos de cópias e sem significado.
• Participar de brincadeiras, jogos cantados e rítmicos;
• Cantar musicas diversas;
• Reconhecer sons graves e agudos;
• Explorar, repetir e reproduzir sons vocais e não vocais como: imitar sons da natureza, carros, aviões, telefones, animais e outros;
• Reproduzir ritmos aliados a palmas, batida dos pés, instrumentos musicais e melodias;
• Aprender a cantar músicas relacionadas aos temas desenvolvidos e outras canções folclóricas e populares;
• Movimentar-se espontaneamente ao som de musicas com ritmos variados.
• Comemorações (datas)
• Memorizações de conteúdos como n.º e sequência matemática
• Desenvolvimento do senso rítmico com a formação do desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.
Ouvir musica, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos são atividades que despertam e estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical.
Daí deve ser produzida, apreciada e refletida pelas crianças.
Vale lembrar que a produção deve estar centrada na experimentação e na imitação, tendo como produto a interpretação e a improvisação.
Este eixo não deve ficar isolado das outras áreas mais integrado, visto o contato estreito e direto com as demais linguagens (movimento, expressão corporal, artes visuais...)
O que deve ser explorado nas atividades com musica:
Sons graves/ agudos: voz fininha e voz grossona
Sons fortes/ fracos: altura
Sons curtos/ longos: duração
Anão e o gigante:
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Gigante pisa forte/ anão pisa Le vinho
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Porque gigante é grande/ anão é miudinho
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Gigante anda lento/ anão vai ligeirinho
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